Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inaugura novo laboratório de Segurança do Trabalho

Ifal Maceió inaugura novo laboratório de Segurança do Trabalho

por Gabriela Rodrigues publicado: 28/02/2024 18h20, última modificação: 28/02/2024 18h58

Já está em funcionamento no Ifal Maceió o Laboratório de Segurança do Trabalho, Professor Ricardo Costa Soares, nova instalação que em seu nome homenageia o professor Ricardo Costa Soares, cuja dedicação e contribuição para o campo da segurança laboral em Alagoas foram relevantes.

No novo espaço dedicado ao aprendizado prático, os estudantes e profissionais terão a oportunidade de aprimorar seus conhecimentos e habilidades em segurança do trabalho. O laboratório busca aprimorar a formação do profissional técnico em Segurança do Trabalho nas empresas, agente preventivo e protetor da saúde e integridade física dos trabalhadores.

Com efeito, a presença do técnico em Segurança do Trabalho tornou-se indispensável em um cenário empresarial marcado pela complexidade e diversidade de riscos ocupacionais. Sua atuação abrange desde a identificação e avaliação de perigos até a proposição e implementação de medidas preventivas, contribuindo assim para a redução de acidentes e doenças laborais.

Nova instalação do campus homenageia o professor Ricardo Costa Soares, referência em segurança laboralO Laboratório de Segurança do Trabalho Professor Ricardo Costa Soares será um ambiente propício para a realização das atividades práticas voltadas ao desenvolvimento de competências específicas da área e melhor formação profissional Por meio de simulaçõdos estudantes. O local reúne condições realistas para simulações e experimentações controladas nas quais os estudantes terão a oportunidade de aplicar os conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, preparando-se de maneira mais eficaz para os desafios do mercado de trabalho.

Além do espaço apropriado para simular situações de perigo ou práticas preventivas, o laboratório reúne uma variedade de Equipamentos de Proteção Individual - EPI´s, boneco para as simulações, macas e ferramentas utilizadas na prática profissional.