Notícias
Ifal Maceió inaugura Laboratório de Práticas Artesanais
Espaço reúne vivências práticas da curso de Artesanato na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA. Fotos: Bruno Andrade
Estudantes, servidores e gestores do Ifal Maceió e da Reitoria do Ifal estiverem no campus Maceió nesta sexta-feira (05/05) para a inauguração do Laboratório de Práticas Artesanais, novo espaço destinado à produção de peças do curso técnico de Artesanato/Proeja. Localizado no segundo andar do bloco principal do campus, o laboratório foi criado a partir da reorganização da sala de aula 2 - 05, que foi adaptada para servir de ateliê, oficina e espaço para aulas práticas e guarda de produções de alunos do curso.
O diretor do Ifal Damião Augusto destacou a importância da Educação de Jovens e Adultos/EJA e da Educação Profissional e Tecnológica/EPT, que permite uma formação não apenas teórica, mas prática, técnica e humanizadora aos estudantes. "O curso de Artesanato/Proeja do campus Maceió é o único curso modular referência na rede federal de educação. Isso se deve à competência de nossos docentes, ao envolvimento de nossos estudantes e ao comprometimento de nossa equipe técnica, que move o Instituto a transformar a vida das pessoas. Educar é um ato de amor, e neste novo espaço em que a educação e a criatividade acontecem, vemos mais um avanço", celebrou Damião. O gestor do campus Maceió relatou desafios e progressos vivenciados ao longo de sua gestão, e agradeceu a equipe de servidores pelo engajamento e responsabilidade com o trabalho desempenhado no campus.
Na ocasião, o reitor do Ifal Carlos Guedes falou sobre a importância do laboratório como um importante espaço para vivências práticas que motivam ainda mais os alunos a aprimorar o ofício de artesãos. Guedes também destacou o lançamento do espaço como mais um resultado da importante parceria entre reitoria e campus Maceió, o maior do Instituto. "Momentos como este, em que inauguramos espaços que qualificam a formação de nossos alunos, surgem depois de muitas dificuldades e decisões sobre realocação de espaços, recursos e conciliação de interesses individuais e coletivos. É um desafio atrás do outro, mas diante de cada um deles, também está uma oportunidade de transformação na vida de nossos estudantes", enfatizou o reitor.
Experiências do Resgate
Na oportunidade da inauguração do Laboratório de práticas artesanais, foram expostas peças produzidas pelos alunos dos cursos de Artesanato, a partir de sucata e objetos descartados no Campus Maceió: pedaços de cadeiras, mesas e gavetas quebradas, restos de equipamentos, canos, fechaduras e outros materiais descartados foram transformados em utensílios domésticos e peças de decoração, a partir das "experiências do resgate", conduzidas pelas professoras Denise Lages e Juliana Aguiar.
As peças foram produzidas no Laboratório de Práticas Artesanais, local em que, também, já foram produzidos estandartes em referência a elementos da cultura popular do Nordeste. Orientados pelo professor Lula Costa, os alunos traduziram em estandartes suas impressões sobre elementos da cultura popular, a partir de um estudo da obra O Auto da Compadecida, de Ariano Suassuna.