Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió inaugura calçadas externas, guaritas e refeitório SANE

Ifal Maceió inaugura calçadas externas, guaritas e refeitório SANE

Obras finalizadas facilitam acesso ao campus
por Gabriela Rodrigues publicado: 15/05/2023 16h19, última modificação: 15/05/2023 16h25
Exibir carrossel de imagens Nova guarita, na entrada principal do campus Maceió, foi inaugurada nesta segunda-feira (15). Fotos: Poliana Urtiga

A comunidade acadêmica do Ifal Maceió celebrou nesta segunda-feira, 15/05, a inauguração da calçada externa, de guaritas e do refeitório SANE, recém reaberto no Campus Maceió. As inaugurações foram acompanhadas pela comunidade acadêmica do campus, gestores, equipe técnica responsável pelas obras e pelo deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão), parlamentar autor das emendas orçamentárias que favoreceram o contrato e execução das obras.

Nova entrada do campus MaceióA obra de adequação da calçada externa, construída para permitir a acessibilidade ao campus, e a reforma e construção de três guaritas do Campus Maceió (duas construídas e uma reformada), foram executadas pela empresa AR Engenharia e Serviços de Construção Eirelli e iniciadas em 2021. A obra foi orçada em R$ 650.510,00 (após aditivo contratual) e, envolvendo uma área total 1877.66 m², teve a execução baseada nas etapas de: serviços preliminares, movimento de terra, infraestrutura, superestrutura, coberta, alvenaria/vedação/divisória, esquadrias, instalações elétricas e de para-raios, instalações hidráulicas/sanitárias, impermeabilização, incêndio, revestimento, pintura, piso, serviços complementares, paisagismo e urbanização, instalações especiais e equipamentos. O gerenciamento e acompanhamento da obra ficou sob responsabilidade do fiscal do contrato José Wellington da Silva, da Diretoria de Infraestrutura e Expansão – DIEX/Ifal.

Sane foi ianugurado oficialmente por gestores do InstitutoTambém foi reinaugurado nesta segunda-feira o  Serviço de Alimentação e Nutrição Escolar – Sane,  o refeitório do Ifal Maceió. O refeitório é aberto apenas para a comunidade acadêmica (alunos e servidores do Ifal Maceió). O contrato para o fornecimento de refeições foi celebrado com a empresa PFM Refeições, com valor estimado de R$ 129.000,00, o que perfaz um valor anual de R$ 1.548.000,00. O Sane foi aberto após vistoria, testes e aprimoramento na estrutura física e de equipamentos, retomando funcionamento de segunda a sexta-feira a partir das 11 horas (para almoço) e das 17 horas ((para jantar). As refeições são gratuitas para beneficiários  do Programa Auxílio Permanência (PAuP). Para quem não foi contemplado/a pelo programa, o almoço pode ser adquirido por R$11,00 e o jantar por R$ 11,20 (somente para a comunidade interna).

Celebrando parcerias

Gestores celebraram parceriaO reitor do Ifal Carlos Guedes, o diretor do Ifal Maceió Damião Augusto e o deputado Paulo Fernando dos Santos (Paulão) celebraram na ocasião a parceria que tem proporcionado aporte de recursos, realocação de espaços, inauguração de obras e avanços expressivos para o Instituto.  O reitor demonstrou sua gratidão ao empenho do parlamentar Paulão, que viabilizou recursos para a educação pública em Alagoas, à gestão do diretor Damião Augusto à frente do campus Maceió e à pró-reitora de Desenvolvimento Institucional, Edja Laurindo.

Guaritas, calçadas e acessos foram construídos e reformados"Quando me questionam o que faz sucesso em uma gestão, eu digo que é a equipe, e o empenho coletivo, é o poder do conjunto. Não temos uma equipe grande, mas temos pessoas grandiosas e motivadas. Uma boa gestão se faz com pessoas melhores que nós, e é isso que percebemos a cada avanço no Instituto", destacou Guedes.

O deputado Paulão falou da alegria em ser "parceiro" do Ifal e comemorou mais um avanço para a acessibilidade e para a educação pública em Alagoas. "Tenho o Ifal na minha história, com muito orgulho. Sou filho dessa casa, fui aluno desta instituição, e assim como a educação pública marcou a minha história, ela também transforma a história de milhares de jovens. A minha neta, por exemplo, estuda aqui no campus Maceió, no 4º ano do curso técnico de Edificações", relatou o parlamentar, orgulhoso.