Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió divulga Nota de Esclarecimento sobre ações de segurança e prevenção a assaltos no entorno do Campus
conteúdo

Notícias

Ifal Maceió divulga Nota de Esclarecimento sobre ações de segurança e prevenção a assaltos no entorno do Campus

publicado: 05/12/2019 12h18, última modificação: 05/12/2019 12h24

Nota de Esclarecimento à comunidade acadêmica do Ifal Maceió sobre ações de segurança e prevenção a  assaltos no entorno do Campus

Em função dos constantes assaltos no entorno do IFAL, Campus Maceió, nas últimas semanas, principalmente no horário noturno – atingindo alunos dos Cursos Superiores –, a Direção-Geral, a Diretoria de Administração, a Diretoria de Ensino, a Diretoria de Apoio Acadêmico e o Departamento de Infraestrutura e Manutenção estão empenhando esforços para resolver/prevenir situações, adotando as medidas abaixo:

1. No dia 27/11/2019, quarta-feira, a Direção Geral do Ifal Maceió remeteu ofício ao Comando Geral da Polícia Militar do Estado de Alagoas, solicitando reforço de policiamento nas imediações do Campus.
2. Posteriormente, no dia 28/11/2019, quinta-feira, outro documento foi protocolado, solicitando reforço de policiamento no entorno do campus, sobretudo, no horário noturno, das 18 às 22 horas.
3. No dia 28/11/2019, quinta-feira, o Memorando Eletrônico nº 350/2019 foi remetido à Reitoria do Ifal para verificar a possibilidade, em CARÁTER EXCEPCIONAL e URGENTE, de um segurança com moto, das 18 às 22h30, no entorno do Campus, com o intuito de coibir a possível ação de assaltantes. A Diretoria Administrativa do Campus Maceió também verifica a possibilidade de atendimento desta demanda, embora o Manual da Polícia Federal, Capítulo 19, afirme que “a realização de segurança em via pública é função das Forças Públicas de Segurança”, ou seja, do Estado.
4. No mesmo dia 28/11/2019, quinta-feira, o Memorando Eletrônico nº 348/2019 foi remetido à Reitoria do Ifal, cogitando a possibilidade de, no contrato de Vigilância Patrimonial Armada, incluir uma cláusula prevendo que um dos  vigilantes do Instituto possa se deslocar até os pontos mais vulneráveis para acompanhar os alunos, embora de acordo com o Manual da Polícia Federal, Capítulo 19 “as empresas de Segurança Privada são autorizadas pelo Estado a realizar segurança em locais delimitados (...) deve ser realizado intramuros”.
5. No dia 03/12/2019, em reunião entre a Direção do Campus Maceió e a Secretaria de Segurança Comunitária e Serviço Social, em conversa com o Coronel Louvency, foi sugerida a interferência da Guarda Municipal na ajuda da resolução desta problemática. Este órgão está em contato com os setores de inteligência do Município e Estado para tentarem solucionar a questão.
6. Nesse mesmo dia, 03/12/2019, houve outra reunião entre a gestão do Campus Maceió e o Capitão Raumário, da Secretaria Estadual de Segurança Pública. Participaram desta reunião a Direção-Geral do Campus, a Coordenação de Turno e a representação do Grêmio Estudantil. A inteligência desse órgão está sensível à questão na tentativa de, também, resolvê-la.
7. Nesse mesmo dia, 03/12/2019, terça-feira, mais uma vez, foi protocolado para o Coronel Marcos Sampaio Lima, Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas, o Ofício No 154/2019, pedindo ajuda e suporte. Foram anexados  ao ofício cinco boletins de ocorrência registrados pelos alunos na Polícia Estadual. A gestão do Campus aguarda agendamento de reunião com o coronel.
8. No dia 04/12/2019, quarta-feira, a Direção Geral do Campus esteve na Radio Patrulha Capitão Rodrigo Moreira Rodrigues, no Farol, sendo recebida pelo Coronel Aluísio e o Tenente Rodolfo, que se comprometeram a disponibilizar viatura a partir do dia 04/12/2019, no entorno da instituição.
9. A gestão do campus esteve também presente, no dia 04/12/2019, quarta-feira, na Guarda Municipal no Vergel, ocasião em que foi protocolado o Ofício nº 154/2019-DGCM, pedindo ajuda (documento recebido pela Secretária Jisete).
10. Também no dia 04/12/2019, a Direção do Campus retornou ao Comandante Geral da Polícia Militar de Alagoas . A gestão foi recebida pela Tenente Maryany, que informou que o Comandante reabriu o OPO para o 1o Batalhão no Bairro do Poço, e, também, para o BPes (Batalhão de Polícia Escolar).

Em âmbito interno, no Campus Maceió, estão em andamento as seguintes providências:

1. Instalação de câmera de segurança, virada em direção ao ponto de ônibus, ao lado do Ifal, para identificação dos assaltantes e envio dos resgistros às autoridades.
2. Providências para melhor iluminação das calçadas, a fim de, com isto, inibir as possíveis tentativas de assalto.
3. A gestão alerta os alunos para que sempre registrem um BO (Boletim de Ocorrência), mesmo nas situações de “tentativas de roubos e assaltos”, para manter o Estado/Município ciente desta situação e do local da ocorrência.
4. Na DAA (Diretoria de Apoio Acadêmico) há disponível um computador para que os alunos possam registrar as ocorrências. Para isto, é necessário que os alunos procurem os Coordenadores de Turnos para acompanharem esta demanda. Em caso de registro em dispositivos móveis, é importante ter o IMEI do aparelho celular para registro no BO (as autoridades de segurança pedem este registro para acompanharem às receptações dos aparelhos).
5. A DAA (Diretoria de Apoio Acadêmico), junto com os Coordenadores de Turno, estão elaborando material (folder, cartilha etc) de orientações aos alunos sobre como agir na prevenção a assaltos e roubos.
6. O Link para registro de roubos/assaltos na Internet é: http://www.delegaciainterativa.al.gov.br/

A Direção do Campus alerta, ainda, que em caso de registro de ocorrências, cópias do B.O. sejam remetidas à DAA.

Esclarecemos à comunidade que esta situação de assaltos, roubos e agressões é uma questão de saúde e segurança pública, que afeta toda a coletividade, incluindo a comunidade externa e interna do Ifal Campus Maceió. A Reitoria do Ifal tem acompanhado a questão, bem como a Gestão do Campus Maceió, agindo com a intenção de evitar novas ocorrências. Todavia, sabe-se que a situação não é tão simples, dada a complexidade da problemática, uma vez que é necessária a intervenção do Estado.

Não obstante, estamos sensíveis à situação dos nossos estudantes, não apenas porque esse problema compromete sua rotina de estudos, mas porque, também, compromete o seu bem-estar físico e emocional. Por fim, pedimos às Seguranças Públicas Estadual e Municipal intervenção e presença no entorno do nosso Campus, a fim de garantirmos a liberdade de ir e vir com segurança.

Atenciosamente,

Direção Geral/Ifal Campus Maceió