Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal Maceió divulga logomarca do Laboratório Compartilhado Colab

Ifal Maceió divulga logomarca do Laboratório Compartilhado Colab

por Gabriela Rodrigues publicado: 11/11/2020 16h00, última modificação: 11/11/2020 16h00

A imagem que ilustra esta notícia, criada pelo estudante do 4º ano do curso integrado em Eletrônica do Ifal Maceió Lucas Canuto Genuíno da Silva, foi a logomarca vencedora do concurso de logomarcas do Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação do Campus Maceió - Colab. O concurso foi lançado em setembro deste ano com o objetivo de criar uma identidade visual para este laboratório.

“Para mim foi um prazer participar do processo de criação da logomarca do COLAB e uma grande honra em prestar esse serviço para uma das instituições mais prestigiadas do estado de Alagoas. Gastei um bom tempo elaborando essa sugestão, mas agora tenho certeza de que valeu muito a pena. Sou a grato à instituição e aos professores envolvidos pela oportunidade indescritível de fazer parte desse projeto”, comemora o criador da logomarca.

A comissão avaliadora recebeu 31 propostas de logomarcas, enviadas por alunos de diversos campi do Ifal. Na avaliação, foram considerados os critérios de criatividade (inovação conceitual e técnica), originalidade (desvinculação de outras marcas existentes), comunicação objetiva (concisão e universalidade) e relação com o conceito, a natureza e os objetivos do laboratório.

O Laboratório Compartilhado de Pesquisa e Inovação está em construção no Campus Maceió, tem como objetivo a instalação de um espaço para o desenvolvimento de pesquisas e de tecnologias inovadoras, de forma compartilhada, por servidores e estudantes de diversas áreas e campi do IFAL. O laboratório contará com uma série de (equipamentos e ferramentas) que possibilitam a criação de protótipos e outros tipos de trabalho próprios da cultura maker, tais como cortadora a laser, impressoras 3D, drone, máquina CNC, balcão para solda. Além disso, o Colab disporá de três espaços distintos e intimamente conectados: uma sala de estudos, com mesas, computadores, televisão e prateleiras; uma sala de reuniões, com mesa ampla, cadeiras, televisão e aparelho para projeção; e uma oficina de produção, em que ficarão instalados os equipamentos e ferramentas de criação e prototipagem.