Notícias
Ifal Maceió comemora 116 anos com celebração e inauguração de novo Espaço Poliesportivo
Gestores do Ifal, o deputado Paulão e familiares do professor Jorge Henrique Xavier Barreto conduziram a inauguração do novo espaço Poliespoertivo
A vibração dos alunos, a alegria de reencontros e o início de uma nova era para a educação e o esporte no Instituto Federal de Alagoas: o dia 26 de setembro foi histórico para o Ifal Maceió, marcado pela solenidade de comemoração de 116 anos do campus, a inauguração do espaço poliesportivo Professor Jorge Henrique Xavier Barreto e pela premiação para os medalhistas dos jogos internos.
A tarde de comemorações teve a presença de alunos, ex-alunos, gestores, aposentados e servidores do campus e contou com a participação, na mesa de honra, do deputado federal Paulo Fernando (o Paulão), do reitor do Ifal Carlos Guedes, do diretor do campus Maceió Givaldo Oliveira, além de pró-reitores, professores, lideranças estudantis e do engenheiro Marcos Prado, fiscal responsável pela obra do ginásio poliesportivo.
A Celebração foi aberta por apresentação da Camerata Jovem, que executou os hinos nacional e de Alagoas, seguida por pronunciamentos da mesa de honra, homenagem a participantes, apresentação técnica sobre o Ginásio Poliesportivo e os parabéns ao campus. As comemorações seguiram com a solenidade de inauguração do novo ginásio, que também teve a presença da família do professor homenageado Jorge Henrique Xavier Barreto no desenlace na fita inaugural e em toda a cerimônia, que contou também com homenagens ao deputado Paulão (autor e responsável pela emenda parlamentar que destinou recursos para as obras do novo ginásio) e com a entrega de medalhas e pódio aos premiados nos Jogos Internos 2025.
Sangue, suor e lágrimas
Responsável pela obra do novo ginásio poliesportivo e um dos homenageados da tarde, o engenheiro civil Marcos Prado, ex-aluno do Instituto, contou emocionado que, em seus tempos de estudante, sua mãe comparecia ao campus ´com certa frequência´: "Ela estava aqui constantemente, pois era chamada por conta dos meus problemas com disciplina. Hoje ela novamente está aqui, mas é para ver o quanto aquele garoto agora devolve para a instituição um pouco do que pôde receber dela", relatou o engenheiro, emocionado.
"Estudem, perseverem, acreditem nos sonhos de vocês. Uma obra, como este novo ginásio entregue a vocês, não tem só brita, cimento e tinta. Ele um dia foi um sonho. Tem muito sangue, suor e lágrimas. Envolve a história e o empenho de muitas pessoas para que tudo acontecesse, decisões, esforço coletivo. Eu fazia natação, handebol, futsal nesta casa, eu vivi aquele espaço que ficou parado e esquecido durante tanto tempo, e agora volta como algo vivo e fundamental para a história da instituição. Muitos também passaram por ali. Cuidem bem deste espaço não só pra vocês, mas pra quem virá depois de vocês".
Marcos foi homenageado com um elogio público formalizado na Portaria n°4411/Ifal, de 25 de setembro de 2025, por sua responsabilidade e dedicação no acompanhamento da obra do Espaço Poliesportivo. A portaria foi apresentada pela pró-reitora de Desenvolvimento Institucional Carolina Duarte e assinada pelo reitor Carlos Guedes em nome da comunidade acadêmica do Instituto.
Um resgate histórico no esporte e na educação
Representando os docentes de Educação Física do Ifal Maceió, o professor Sílvio Leonardo destacou que a inauguração do espaço poliesportivo não é somente um marco importante para a inserção dos jovens no mundo do esporte, mas um resgate histórico no esporte e na educação em Alagoas. O professor agradeceu ao deputado Paulão pela entrega da obra e pediu ao parlamentar que também inclua em seus projetos recursos para a restauração do antigo ginásio do campus, atualmente desativado por problemas estruturais. "Tanto o novo espaço poliesportivo quanto o antigo ginásio fazem parte da história do nosso esporte e devem receber o mesmo olhar de atenção, de carinho. São locais sagrados que a gente não pode deixar cair e que fazem parte da história não só do Ifal, mas do esporte alagoano", destacou o professor.
O deputado Paulão, ex-aluno da então Escola Técnica Federal de Alagoas – Etfal, falou da importância da educação pública e celebrou a inauguração do novo espaço poliesportivo com um importante local para diversas atividades esportivas, culturais, de convivência e educacionais, enfatizando o papel do Instituto, em seus 116 anos de história, como um formador de "cidadãos completos". "A gente tem que devolver com o nosso mandato o que recebeu na educação. E investir em educação não é somente uma responsabilidade com os recursos públicos, mas uma forma de compromisso com a cidadania, integração, motivação, alegria, foco, com a formação de mão de obra qualificada, com dignidade, com profissionalismo".
O espaço poliesportivo professor Jorge Henrique Xavier Barreto recebeu investimentos de 2 milhões e 900 mil reais. Com uma área total de 2300 metros quadrados, é composto por quadras oficiais para as modalidades de futsal, handebol, basquete, voleibol e badminton. Possui estrutura administrativa com sala de aula, depósitos para materiais esportivos, sala dos professores e coordenação, além de vestiários completos e acessíveis. A estrutura ainda conta com palco e espaço para atividades artísticas e culturais, quadra de areia, arquibancadas para 500 pessoas e praça com áreas de convivência.
116 anos fazendo história
A inauguração do novo espaço é um marco celebrativo dos 116 anos do Ifal Maceió, que desde 1909 evoluiu e se tornou referência em ensino, pesquisa, extensão e inovação. O diretor do campus, Givaldo Oliveira, fez um resgaste de aspectos históricos do Instituto desde a sua origem, enquanto Escola Industrial de Aprendizes e Artíficies, até o momento atual de aniversário do campus, culminando com a entrega do novo ginásio à comunidade acadêmica.
Saiba mais sobre a História do Ifal Maceió
"O espaço é poliesportivo, multieventos, de convivência e é um símbolo de perseverança, de trabalho coletivo e de esperança renovada. Muitos talvez não saibam, mas esse espaço estava paralisado e sem uso desde 2010. Ao longo dos últimos 15 anos, ele permaneceu como uma promessa adiada, um projeto aguardando o seu momento. Mas a educação não para. E a nossa vontade de transformar realidades, também não. São muitas forças que se complementam, e sem todos caminhando juntos, nós não somos nada. E todos juntos, somos a maior instituição pública, federal, gratuita, e de qualidade do Estado de Alagoas", ressaltou Givaldo, em um pronunciamento emocionado no qual destacou gratidão ao deputado Paulão, ao reitor Carlos Guedes e a toda equipe técnica do Ifal envolvida no projeto.
O reitor Carlos Guedes também fez agradecimentos ao parlamentar e a todos os envolvidos não só na construção e inauguração do novo espaço, mas na ampliação e fortalecimento da Rede Federal impactada pela inauguração de novos campi do Ifal, criação de novos espaços de esporte, cultura, tecnologia e inovação e novas possibilidades de impacto social por meio dos projetos de extensão.
"Tendo 116 anos de História, o Ifal Maceió se consolida como o símbolo da educação pública e de qualidade que se fortalece e que é referência não só em Alagoas mas no Brasil. Somos um espaço de formação e de transformação de realidades. Quem passa por esta casa causa impacto social pelo nosso compromisso com uma formação completa e que gera resultados", reforçou o reitor do Instituto.