Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal integra debate nacional sobre novos rumos para a Rede Federal

Ifal integra debate nacional sobre novos rumos para a Rede Federal

Em Natal, 47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o país
por Gabriela Rodrigues publicado: 17/11/2023 12h27, última modificação: 17/11/2023 12h46
Exibir carrossel de imagens 47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o país

47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o país

Uma oportunidade de trocas, partilha de experiências, celebração de parcerias e esperanças de novos tempos para a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, após períodos tempestuosos: a 47ª Reunião Anual dos Dirigentes das Instituições de Educação Profissional e Tecnológica – Reditec, ocorrida no  Centro de Convenções de Natal, Rio Grande do Norte e promovida pela Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e pelo Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), foi organizado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e reuniu representantes de Institutos Federais de todo o país.

47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o paísRepresentaram o Ifal na programação da Reditec o reitor Carlos Guedes, as pró-reitoras Cledilma Costa e Eunice Palmeira e dirigentes dos 16 campi do Instituto. O evento, que teve como tema central “Novos tempos, novos rumos: a Rede que queremos”, levou os participantes ao debate sobre estratégias de um novo começo para as instituições da Rede Federal, após a travessia de períodos difíceis com pandemia e isolamento social, redução consecutiva de recursos orçamentários e proliferação de mensagens de desvalorização da educação, do trabalho e dos valores humanistas que mobilizam as instituições de Educação Profissional e Tecnológica.

47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o paísPara o reitor Carlos Guedes, a participação do Ifal na 47ª Reditec foi fundamental para contribuir e receber contribuições de outros Institutos, sobretudo no que se refere a experiências de ensino, pesquisa, extensão, inovação e empreendedorismo. “O Ifal se faz presente para apresentar a comunidade o que está sendo discutido em termos de políticas de educação e também crescer com as informações que recebemos de colegas de toda a Rede. É uma oportunidade riquíssima em que o Ifal se consolida como instituição de qualidade social, pública, referenciada e muito inclusiva”, avalia Guedes. Na ocasião, o gestor parabenizou os dirigentes dos 16 campi do Ifal e dirigentes de áreas sistêmicas pela atuação no Instituto e participação na Reditec.

47ª Reditec reuniu representantes de IF´s de todo o paísA Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Ifal, Eunice Palmeira falou sobre a importância de discutir no evento estratégias para fortalecimento da pós-graduação. “Esta é uma dimensão que está crescendo em toda a Rede e que verificamos pela exibição dos projetos exitosos vistos aqui. Temos, inclusive, exemplos do Ifal da pós stricto sensu que servem de referência para outros Institutos”.

Saiba mais sobre a 47ª Reditec