Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ifal faz parceria com a Amazon para formação de professores em tecnologias de nuvem

por Roberta Rocha publicado: 25/06/2020 08h36, última modificação: 25/06/2020 11h19

Uma parceria firmada por intermédio do professor do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Leonardo Medeiros com o centro de treinamento da empresa Amazon está garantindo a 20 docentes do Ifal a participação gratuita no concorrido curso da Amazon Web Services - AWS Academy voltado à computação em nuvem, uma tecnologia de acesso remoto a programas, arquivos e serviços por meio da internet. Com a iniciativa, os inscritos poderão obter certificação na área, também sem custos, e repassar aos estudantes do Ifal os aprendizados adquiridos.

A liberação de acesso à capacitação na plataforma AWS ocorreu na última semana. Foram credenciados docentes da instituição com atuação em computação, mesmo aqueles sem formação específica em Informática. "Incluímos profissionais da Física, da Engenharia e os que não pudemos inserir nessa oportunidade, em função do número limitado de vagas, serão convidados nas próximas", explica Medeiros.

De acordo com o docente, a contribuição da Amazon não se restringe à formação em si. O ganho é mais abrangente, pois há a possibilidade de mostrar novas oportunidades de ensino e pesquisa para os participantes. "Hoje em dia, sabemos que a computação está em tudo e temos vários professores de outras coordenações que não só programam, mas fazem disso uma das suas principais fontes de pesquisa. E essa é uma iniciativa que tracei desde o ano passado, em contribuir com esses professores, devido a possibilidade de interdisciplinaridade de nossas pesquisas na instituição", ressalta.

Parceria Ifal - AmazonA parceria sem ônus para o Ifal surgiu da aproximação do docente de Informática com profissionais da AWS Academy, em função de sua constante participação, por conta própria, em diversas iniciativas da plataforma durante o período de pandemia. Como o profissional acredita que a motivação em estudar coisas novas, aprender a tecnologia e estar bem preparado para ensinar os alunos é compartilhada pelos demais docentes da instituição, surgiu a ideia de ofertar o treinamento de forma ampliada. A concretização da parceria se deu com o apoio do diretor de Extensão, Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação, Fábio José dos Santos, e outros líderes setoriais do Campus Maceió.

A partir de agora, os participantes do curso terão um ano para concluir as atividades. A expectativa, segundo Medeiros, é de que represente um avanço no ensino de programação e infraestrutura de nuvem no Instituto. Além disso, o docente espera a consolidação da parceria para formação de novas turmas nos próximos anos. "Todo esse esforço dos professores em se atualizar e se certificar permitirá que os alunos tenham acesso ao que se tem de mais inovador em tecnologias de nuvem. Se fizermos bem nosso dever de casa, acredito na extensão desse convênio acadêmico, que veio tanto a calhar nesse momento de redução de custos", finaliza.

Para saber mais sobre a plataforma AWS, acesse aqui.