Notícias
Ifal comemora 110 anos da Rede Federal com palestra dos 'Caçadores de Bons Exemplos'
O casal Iara e Eduardo Xavier literalmente "largou tudo" para, desde 2011, colocar o pé na estrada e rodar o Brasil em busca de histórias inspiradoras de colaboração, amor e solidariedade. A viagem permanente do casal já rendeu mais de 1 milhão de quilômetros rodados pelo Brasil, 104 meses de expedição e 1760 bons exemplos encontrados de pessoas que fazem a diferença na comunidade em que vivem, executando algum projeto social. Eles acreditam que existem muito mais ações positivas do que negativas no mundo e estimulam outras pessoas a construírem um mundo melhor. Os caçadores de bons exemplos estiveram nesta quinta-feira (19) no Auditório Oscar Sátyro, no Ifal Maceió, estimulando a comunidade acadêmica do a fazer a diferença em suas próprias vidas e no dia a dia de outras pessoas. O casal esteve no ano passado no Encontro Nacional de Dirigentes de Pessoal, sediado pelo Ifal, e contou que o objetivo das viagens em busca de bons exemplos é mostrar que todos podemos ser protagonistas da transformação.
Os "desbravadores" em busca de bons exemplos mapeiam histórias inspiradoras que mostram que em todos os lugares existem pessoas indo em buscas de soluções e não somente dos problemas. Mostrar que existem muito mais ações positivas do que ações negativas no mundo. "Todos precisam saber quem são os assassinos, ladrões e as tragédias, mas além disso, também precisamos saber quem está construindo um mundo melhor. Olhar o lado luminoso do ser humano", destacam os caçadores de bons exemplos.
Com a divulgação dessas histórias em meios de comunicação, livros e redes sociais, o casal busca sensibilizar outras pessoas a fazerem o mesmo, tornando-se assim multiplicadores de ações positivas. "Se não quiserem ou não puderem fazer o mesmo, que ajudem quem já está fazendo, formando assim uma rede de colaboração", revelam os autores.
Aniversário da Rede Federal
A palestra faz parte da programação comemorativa de 110 anos da Rede Federal de Educação. A Rede Federal possui hoje 647 escolas em 651 municípios, mais de um milhão de matrículas e cerca de 80 mil servidores (professores e técnico-administrativos). As instituições cumprem o compromisso social de oferecer educação profissional pública, gratuita e de qualidade a jovens e trabalhadores do campo e da cidade; viabilizam o acesso às conquistas científicas e tecnológicas, por meio da oferta de qualificaçaão profissional em diversas áreas de conhecimento; promovem a pesquisa aplicada e a inovação e atuam fortemente na extensão tecnológica.