Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > História dos bairros de Maceió é debatida no Ifal

História dos bairros de Maceió é debatida no Ifal

publicado: 21/07/2017 13h39, última modificação: 21/07/2017 14h56
Exibir carrossel de imagens Rua do Comércio nos Anos 50. Foto: Acervo Portal História de Alagoas.

Rua do Comércio nos Anos 50. Foto: Acervo Portal História de Alagoas.

“A história é sempre uma construção coletiva. Todos nós somos um pouco do nosso passado. Quando adquirimos essa consciência passamos a ser sujeitos de nosso futuro”. Foi com esta temática que o jornalista e produtor cultural Edberto Ticianeli, editor dos sites História de Alagoas e Contexto Alagoas apresentou, no Ifal Campus Maceió, o seminário Alagoas em Debate: Maceió em Fotos, oportunidade em que foram apresentadas aos alunos do ensino médio do Campus Maceió várias fotografias que “contam” a história de bairros de Maceió em diferentes fases e épocas: Os bairros do Jaraguá, Pajuçara, Centro e Farol, prédios históricos, igrejas, praças e monumentos da cidade foram exibidos em imagens históricas do acervo pessoal do jornalista e analisados pelos estudantes, que debateram aspectos sobre a formação da capital alagoana.

O evento Alagoas em Debate: Maceió em Fotos foi uma realização do Grupo de Estudo, Memória, Tecnologia e Etno-história de Alagoas - GEMTEH e da Coordenação de Ciências Humanas do Ifal Campus Maceió para os alunos do ensino médio integrado. O GEMTEH é formado por pesquisadores nas áreas de Sociologia, Geografia, História e Antropologia e tem como objetivo desenvolver pesquisas e atividades interdisciplinares na área de ciências humanas e preservação da memória. As professoras Natália Freitas (História) e Solange Enói (Sociologia) destacaram a atividade Alagoas em Debate como uma forma de incentivar os alunos a refletir sobre a história de seus bairros e estimular a produção em sala de aula sobre os bairros de Maceió. O GEMTEH vai manter a regularidade da atividade, a princípio voltada para alunos do ensino médio.

MEMÓRIAS

O palestrante do Alagoas em Debate, Edberto Ticianeli, relata que a paixão por imagens históricas começou ainda na infância, quando apreciava livros de seu pai, com fotografias antigas. O jornalista passou a colecionar não somente livros, mas imagens guardadas por outras pessoas e que acabavam contando a história da capital alagoana.

O jornalista compôs uma coleção que chegou a fazer parte do acervo do Museu da Imagem e do Som de Alagoas – MISA. “O mais importante para que haja resgate e valorização da história é fazer com que as imagens despertem a curiosidade das pessoas, que cheguem ao conhecimento público. A foto em si não tem tanta importância, mas ela ganha vida quando é divulgada e as pessoas têm acesso a ela”, explica o colecionador. As imagens colecionadas por Edberto podem ser vistas no Portal História de Alagoas e na página do Facebook Maceió Antigo.