Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Palestra sobre tecnologia "Hand Talk" abre semana integrada da pessoa surda no Ifal Maceió
conteúdo

Notícias

Palestra sobre tecnologia "Hand Talk" abre semana integrada da pessoa surda no Ifal Maceió

última modificação: 25/09/2019 11h49

A maioria das pessoas surdas não compreende o português e depende exclusivamente das Libras para obter informação. Baseado nesta constatação, o aplicativo Hand Talk, premiado mundialmente com o melhor app social do mundo e desenvolvido em Alagoas, foi desenvolvido como um dicionário de bolso para tradução em Libras, que torna sites acessíveis através da tradução simultânea de conteúdos, por meio de um intérprete virtual. Esta tecnologia, que amplia o acesso à informação para milhares de pessoas no Brasil e que já tem usuários também em outros países, foi tema de debate na  durante a abertura da semana da pessoa surda, no Ifal Maceió, em palestra apresentada pelo diretor de Tecnologia da Hand Talk Carlos Wanderlan, e um dos idealizadores do App, criado com a missão de quebrar barreiras de comunicação com o auxílio da tecnologia.

Carlos Wanderlan falou sobre foco em soluções e na criação de possibilidades inúmeras através da tecnologia aplicada à saúde. "Com o Plugin do Hand Talk os sites ficam acessíveis para milhões de surdos em cinco minutos. É uma quebra de fronteiras e ampliação de entendimento. E é preciso que as pessoas saibam que este é um produto alagoano e que atrai olhares de investidores do Vale do Silício", destaca o diretor de Tecnologia.

O Hand Talk amplia possibilidades de comunicação para pessoas e empresas que priorizam a acessibilidade. Em 2010, o número médio de deficientes auditivos no Brasil era de 10 milhões de pessoas. 80% dos surdos não compreendem o português e dependem da Libras para obter informação. Apenas 2% dos sites são considerados acessíveis no Brasil atualmente e o resultado disto é uma barreira de comunicação enorme entre as empresas e milhões de surdos que querem consumir online. Foi baseando-se nesses dados que o Hand Talk foi desenvolvido, contribuindo diretamente para uma sociedade com mais diversidade e inclusão.

SEMANA INTEGRADA DA PESSOA SURDA

A programação da Semana Integrada da Pessoa Surda segue no Ifal Maceió e em outros locais, com atividades culturais, lançamento do filme em Libras "Crisálida", Surdance e Worskhop para acessibilidade, no Maceió Shopping. Pelo terceiro ano consecutivo, o Ifal Maceió é parceiro da Semana Integrada da Pessoa Surda.

Mais detalhes da programação completa você confere aqui, participe!