Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Graduações do Ifal Maceió recebem conceito "muito bom" em avaliação nacional de ensino superior

Pesquisa do Guia da Faculdade, do grupo Estadão em parceria com a Quero Educação, avalia 16 mil cursos de graduação no país

por Gabriela Rodrigues publicado: 04/11/2022 15h57, última modificação: 04/11/2022 16h08
Guia da Faculdade mobiliza coordenadores de cursos para avaliação em todo o país

Oito cursos superiores do Ifal Campus Maceió receberam o conceito 4 (equivalente a muito bom) na edição 2022 do Guia da Faculdade, uma parceria entre o Grupo Estadão e uma das principais startups da área educacional do país, a Quero Educação, empresa com sede em São José dos Campos (SP).

O Guia traz anualmente a avaliação nacional de cursos de graduação: Mais de 10 mil professores universitários em todo o país são acionados para avaliar mais de 16 mil graduações cadastradas no Ministério da Educação, em dezenas de áreas de conhecimento, em uma metodologia que reúne coleta de informações das instituições de ensino, montagem do banco de avaliadores e tabulação dos dados obtidos. Os resultados finais da avaliação são divulgados com exclusividade pelo Estadão em suas diversas plataformas e enviados para as instituições de todo o país.

Confira os cursos do Ifal Maceió que receberam quatro estrelas pelo Guia da Faculdade 2022:

Tecnológico em Gestão de Turismo

Tecnológico em Hotelaria

Licenciatura Letras/Português

Bacharelado em Sistemas de Informação

Licenciatura de Química

Tecnológico em Alimentos

Design de Interiores

Bacharelado em Administração (EAD)

O diretor do Campus Maceió Damião Augusto destaca o avanço dos resultados em relação a 2021, tendo em vista que na avaliação deste ano quinze cursos de todo o Ifal (de outras unidades do Instituto e também de Maceió) foram "estrelados", aumentando o número em relação a oito cursos do ano passado. Além dos oito cursos do campus Maceió que receberam a nota 4 da avaliação, outras três licenciaturas do Ifal Maceió receberam nota 3 (conceito "bom") no Guia da Faculdade: As licenciaturas em Matemática; Licenciatura de Ciências Biológicas e Licenciatura em Letras/Português (modalidade EAD).

Além dos cursos de Maceió, foram "estrelados" na avaliação os cursos de Bacharelado em Engenharia Civil (Campus Palmeira dos Índios - 4 Estrelas), Tecnológico em Gestão Ambiental (Campus Marechal Deodoro ; 4 Estrelas)  e Tecnológico em Laticínios (Campus Satuba; 3 Estrelas).

Procedimento

Após se cadastrarem para receber a avaliação, tanto os cursos da modalidade presencial como os da modalidade a distância são avaliados. Mas não são todas as graduações que entram no processo de avaliação. Para serem analisadas, elas precisam ter ao menos uma primeira turma com alunos já formados, o que permite que o curso seja melhor conhecido pela comunidade acadêmica em geral. O Guia da Faculdade avalia os cursos de acordo com as cidades nos quais eles são oferecidos. Se a mesma instituição de ensino oferece o mesmo curso em várias cidades, cada um deles recebe uma nota específica. Caso a instituição ofereça o mesmo curso em diferentes unidades em uma mesma cidade, apenas o curso mais antigo da instituição naquela cidade é avaliado

O coordenador de cada curso que será avaliado recebe um questionário no qual pode apresentar as principais características da sua graduação, com foco em três aspectos: Projeto pedagógico (características da proposta de ensino do curso), corpo docente (perfil dos professores vinculados ao curso e infraestrutura
(condições de materiais e equipamentos oferecidos).

Neste ano, mais de 10 mil coordenadores e professores do Ensino Superior brasileiro se cadastraram para atuar como avaliadores do Guia da Faculdade. É um trabalho voluntário, sem remuneração, em que os avaliadores são acionados para dar notas aos cursos das suas áreas de formação e de instituições prioritariamente localizadas na mesma região do país na qual trabalha. Eles são convidados a dar três notas (de 1 a 5) para cada curso, considerando a qualidade do projeto pedagógico, a qualidade do corpo docente e a qualidade da infraestrutura. Na nota final, os cursos que recebem três estrelas são considerados "bons", os com quatro estrelas são considerados "muito bons" e os que recebem cinco estrelas são tidos como "excelentes".