Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Gestão do Ifal Maceió entrega ofício a órgãos públicos solicitando segurança no entorno do Campus

Estratégias protetivas também foram tema de discussão
por Gabriela Rodrigues publicado: 09/03/2023 14h15, última modificação: 10/03/2023 12h32
Exibir carrossel de imagens Representantes do Ifal reuniram-se com autoridades da Segurança Pública

Representantes do Ifal reuniram-se com autoridades da Segurança Pública

O diretor geral do Campus Damião Augusto e o coordenador de segurança do Campus, Rivadávia Júnior, acompanhados de representantes do grêmio estudantil e do Conselho de Campus, estiveram reunidos com autoridades de segurança pública do Estado para debater medidas de segurança para a comunidade estudantil no entorno do Ifal Maceió. Na ocasião, os gestores entregaram ofício à à tenente-coronel Márcia Danielle Assunção, comandante do Batalhão de Polícia Escolar, ao secretário de Segurança e Convívio Social, Carlos Guido, ao inspetor geral do Centro de Operações e Inteligência, Jamerson Oliveira, e ao Secretário Estadual de Segurança Flávio Saraiva da Silva.

No ofício entregue, a gestão solicita a ronda de uma viatura guardiã no entorno do campus e alerta para a frequência de assaltos no entorno do Ifal, entre os bairros do Poço e centro de Maceió, sobretudo no horário noturno e na região da avenida Barão de Atalaia, onde há ponto de ônibus, e nas mediações do riacho Salgadinho. A gestão do campus também solicitou às autoridades policiamento nas áreas com maior incidência de assaltos, tendo base em ocorrências já registradas nos órgãos de Segurança Pública.

As reuniões entre os gestores do Ifal e autoridades da Segurança Pública aconteceram no Batalhão de Polícia Escolar, no Centro de Operações e Inteligência do bairro do Jaraguá e na Secretaria de Segurança Pública de Alagoas, e também resultaram na confecção de uma cartilha com os Dez mandamentos de autoproteção ao discente do Ifal, um conjunto de medidas protetivas que devem ser adotadas na rotina dos estudantes para prevenir ocorrências e, caso ocorram, como proceder.

Confira os Dez mandamentos de autoproteção ao discente do Ifal

O coordenador de segurança do Campus, Rivadávia Júnior, alerta também os estudantes para, em caso de assaltos, registrar a ocorrência na Coordenação de Segurança ou pela Delegacia Interativa de Alagoas. Outra estratégia discutida com as autoridades de Segurança foi a propagação sobre o uso do sistema Alerta Celular,  um projeto do Estado de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Segurança Pública, que tem como intuito criar um grande banco de dados de aparelhos celulares dos alagoanos. A ideia do sistema também é coibir a ação de assaltantes.

Para cadastrar o aparelho no Alerta Celular, basta saber o IMEI (Identificador Internacional de Dispositivo Móvel) do aparelho, que é o número de identificação que todo celular possui na Anatel. Depois que pegar o número do identificador, o usuário deve registrar o aparelho na plataforma, em caso de roubo ou furto, e protocolar uma ocorrência informando o número de IMEI do aparelho cadastrado. Por conta do cadastro, o sistema identificará os dados e fará um alerta como roubado ou furtado. É justamente com esse alerta que a polícia, durante as abordagens e investigações, poderá identificar o  aparelho e, consequentemente, devolvê-lo.

Cadastre-se no Alerta Celular

O diretor do campus Damião Augusto reforça que o esforço para coibir ou reduzir a frequência de crimes no entorno do campus Maceió deve ser coletivo. O gestor reforça que, além dos órgãos de segurança pública do Estado, as ações da Coordenação de Segurança do campus, da CTI, da Coordenação de Infra-estrutura e Manutenção e de toda a equipe de vigilância do Instituto são fundamentais para resguardar a segurança, os espaços e a circulação da comunidade acadêmica.