Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > GEMPE: Dez anos de desafios e conquistas na formação de pesquisadores

GEMPE: Dez anos de desafios e conquistas na formação de pesquisadores

publicado: 08/05/2017 08h57, última modificação: 08/05/2017 09h22

O Grupo Multidisciplinar de Estudos e Pesquisas em Educação – GEMPE, do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, está comemorando dez anos de “muito trabalho, conquistas e desafios na formação de pesquisadores”. Idealizado e coordenado pelas professoras e pesquisadoras  Nádia Mara da Silveira e Adriana Paula Oliveira Santos, o grupo, que deu os seus primeiros passos ainda no ano de 2006 no antigo Centro Federal de Educação Tecnológica- Cefet/Unidade descentralizada de Marechal Deodoro,  surgiu num contexto em que ainda não existiam programas de extensão e bolsas de iniciação científica para as Instituições de educação profissionalizante.

Com a publicação dos primeiros editais de fomento e as políticas de bolsas entre 2006 e 2007, jovens doutores da época sentiram-se impulsionados a desenvolver pesquisas voltadas para a área de educação profissional. “A educação passou a ser objeto de estudo naquele momento, para refletirmos as demandas da época vindas com o processo de ´cefetização´. Procurávamos entender o então Centro Federal como instituição capaz de desenvolver e difundir ciência, o que era uma grande novidade, pois até então não havia nas escolas técnicas incentivo para pesquisa”, explica a professora Adriana Paula. Com o Gempe, a pesquisa passou a ser desenvolvida de forma organizada e unificada.

As fundadoras do grupo relatam que, com a criação do Instituto Federal de Alagoas – Ifal, em 2009, a pesquisa passou a dar saltos importantes a partir das políticas de consolidação instituídas pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Extensão – PROEX, do Instituto, em parceria com os diretores de pesquisa e extensão dos campi do Ifal que foram surgindo ao longo de seu crescimento.  Neste processo, o Gempe pôde acompanhar e documentar o retorno social da pesquisa, a partir de ações concretas desenvolvidas em várias comunidades de Alagoas. “Difundir o conhecimento e trocar conhecimentos entre pesquisadores e a comunidade nos faz refletir o cotidiano de uma forma que a gente aprende cada vez mais”, reflete a professora Nádia Mara.

As líderes do Gempe, Nádia Mara da Silveira e Adriana Paula Oliveira Santos, avaliam que o Grupo completa dez anos em meios a desafios e conquistas.

A partir do ano de 2013 o Gempe se consolidou como grupo pioneiro nas pesquisas em ensino e aprendizagem, ganhou a adesão de novos membros e atualmente é um grupo “multicampi” composto por 17 pesquisadores (entre professores e técnicos da Instituição) e 15 estudantes de diversos campi do Instituto Federal. O grupo promove reuniões semanais no Campus Maceió para debates focados na qualidade da formação dos pesquisadores e no retorno social das pesquisas desenvolvidas. Reúne pesquisadores das áreas de Psicologia, Direito, História, Filosofia, Sociologia, Educação e Turismo e se mantém ativo na instituição desenvolvendo projetos nas seguintes linhas de pesquisa: Educação Profissional e Tecnologia; Metodologia e Tecnologias aplicadas à Educação e Saberes e Conhecimento Profissional.

As líderes do Gempe Adriana Paula e Nádia Mara destacam que há muitos desafios para que o grupo cresça e se mantenha, mas avaliam que mesmo diante das dificuldades, o Ifal incentiva e impulsiona o trabalho do grupo, mostrando que as dificuldades não podem ser “desculpa” para ausência de pesquisa. Para os próximos anos, o grupo vislumbra uma sala própria no Campus Maceió (na qual possa realizar as reuniões semanais e dinâmicas em grupo e armazenar o acervo de materiais) e a melhora dos índices de produtividade de seus pesquisadores junto às instituições de fomento.

Programação

Para comemorar os dez anos do Grupo, a coordenação do Gempe preparou uma programação com eventos educativos voltados para a comunidade do Ifal. A programação foi aberta no Campus Maceió, com a roda de conversa “Múltiplos Olhares para a Educação: Gempe, 10 anos” e com exposição comemorativa, em exibição no hall do bloco principal do Campus Maceió.

Exposição comemorativa do Gempe no Campus Maceió.

No dia 18/05 (quinta-feira), as 19h30 no auditório de Edificações do Campus Maceió, a programação comemorativa do Gempe continua com a roda de Conversa “O uso de jogos em crianças leucêmicas para estimulação da inteligência”.  O Gempe também prevê palestras no campus Maceió nos meses de setembro e outubro, em datas a serem confirmadas.

No dia 05/06 (segunda-feira) o Gempe chega ao Campus Penedo, levando a roda de conversa “O lugar das humanidades na Escola de Ensino Médio”, às 9h30 no auditório do Campus.

Já em 09/06 (sexta-feira) será a vez do Campus Marechal Deodoro receber a programação do Gempe, com a roda de conversa “Turismo, Desenvolvimento Local e Atividade Pesqueira: Reflexões e Inflexões”, a partir das 10 horas do auditório do Campus.

Mais detalhes da programação e os participantes dos debates você pode conferir aqui.

Múltiplos Olhares

Ainda dentro das comemorações de dez anos do Gempe, o Grupo lança ainda neste ano o livro “Olhares Multidisciplinares do cotidiano da Educação”, uma coletânea de artigos resultantes das pesquisas do grupo, publicada pela Edufal.