Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Festança: Coretfal completa 50 anos celebrando tradições da cultura alagoana
conteúdo

Notícias

Festança: Coretfal completa 50 anos celebrando tradições da cultura alagoana

por Gabriela Rodrigues publicado: 03/11/2022 17h24, última modificação: 03/11/2022 17h59
Exibir carrossel de imagens Festança traz elementos regionais como carnaval, festas juninas e folguedos

Festança traz elementos regionais como carnaval, festas juninas e folguedos

O Jubileu de ouro do Coretfal foi celebrado com um espetáculo de luzes, cores, brilho e muitas memórias referentes à cultura popular de Alagoas: Festança, concebido pelo maestro Almir Medeiros e pela maestrina Fátima Menezes e dirigido por Flávio Rabelo, levou ao palco do Teatro Gustavo Leite, em Maceió, a fusão entre música, dança e teatro com a história do coral mais premiado do Estado e a celebração de folguedos regionais. O espetáculo foi apresentado nos dias 31 de outubro e 1 de novembro, lotou o teatro e emocionou a plateia presente, que acompanhou, em quase uma hora e meia de espetáculo, uma sequência temporal focada nas festas populares nordestinas e costumes tradicionais, sobretudo das Alagoas.

Festança traz elementos regionais como carnaval, festas juninas e folguedosFestança foi aberto com homenagem à maestrina Maria Augusta, fundadora do coral em 1972, e interpretada pela sua filha, a maestrina Fátima Menezes, que atualmente rege o coral e o conduz em diversos espetáculos por Alagoas, pelo Brasil e internacionalmente. A apresentação foi seguida de várias cenas com fortes referências ao calendário de tradições populares como carnaval, festas juninas e folguedos natalinos. Festança é inspirado na obra homônima do maestro Almir Medeiros, que levou ao palco memórias de  sua infância, como as festas populares; a pescaria, garantindo o sustento de famílias inteiras; as brincadeiras de rua; a expectativa pela chegada do Natal, São João e Carnaval; o dia do padroeiro, São Sebastião, celebrado com devoção e esperança no que há de vir; e ao trabalho artesanal das filezeiras. 

Festança traz elementos regionais como carnaval, festas juninas e folguedosAo apostar na ideia de Almir Medeiros, há cerca de dois anos, a regente do Coretfal não teve dúvidas de que a parceria daria certo: “Foi a forma mais feliz de celebrar o Jubileu de Ouro do Coretfal e a memória de nossa fundadora, Maria Augusta Monteiro, minha mãe, que dedicou tantos anos de sua vida à música e ao grupo e me deixou esse legado de inestimável valor histórico, artístico e humano”, destaca Fátima. E Almir reforça, orgulhoso: “Se a estreia de uma obra já é uma alegria imensurável para o compositor, imagina ver essa obra sendo cantada em comemoração aos 50 anos de um grupo que é referência no canto coral no país!”.

Festança traz elementos regionais como carnaval, festas juninas e folguedosNa ocasião, o reitor do Ifal, Carlos Guedes, parabenizou o Coretfal por sua trajetória e destacou o papel do coral como referência: “Com sua música e um trabalho de respeito ao público, o Coretfal faz parte da história de Alagoas e do Ifal, valorizando a arte, a música popular brasileira, o folclore alagoano. Neste jubileu de ouro, nossa celebração e nossa sincera gratidão pela jornada do Coretfal como referência no canto coral em Alagoas e no Brasil”.

O diretor do Ifal Maceió Damião Augusto, demonstrou sua emoção com o espetáculo e também parabenizou o coral. “Dá gosto vermos nesse jubileu de ouro o quanto nosso Coretfal vem cantando e encantando em todos os cantos do estado de Alagoas, no Brasil e pelo mundo. Temos um orgulho imenso desse coral, que nasceu no campus Maceió, foi e tem sido responsável  pela formação e transformação de tantas pessoas por meio da arte”.