Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > ExpoTecqui destaca e incentiva a presença das mulheres no meio científico
conteúdo

Notícias

ExpoTecqui destaca e incentiva a presença das mulheres no meio científico

Evento será anual e reúne diversas atividades para o aprendizado divertido da Química
por Gabriela Rodrigues publicado: 26/11/2024 15h08, última modificação: 26/11/2024 22h01
Exibir carrossel de imagens Evento será anual e reúne diversas atividades para o aprendizado divertido da Química

Evento será anual e reúne diversas atividades para o aprendizado divertido da Química

Realizada pela primeira vez neste ano do Ifal Maceió, a 1ª ExpoTecqui, evento organizado pela Coordenação do Curso Técnico de Química do Ifal Maceió, reuniu diversas atividades envolvendo professores e alunos e destacando a temática  "Mulheres na Ciência Moldando o Futuro”, com o intuito de debater e incentivar a presença das mulheres no meio acadêmico e científico. 

O evento  foi aberto pela palestra  "Pelos Caminhos da Química", ministrada pela professora Marília Goulart do Instituto de Química e Biotecnologia (IQB) da Universidade Federal de Alagoas (UFAL). Marília é integrante da Academia Brasileira de Ciências e conquistou o prêmio Jovem Cientista em 1984, seguido de várias outras premiações nacionais e internacionais devido à sua trajetória como pesquisadora na área de Química.

O evento também teve palestra da professora Ruth Rufino do Nascimento, orientadora de vários docentes do curso de Química do campus. Ruth, que é pesquisadora destaque do IQB/Ufa, é egressa do curso Técnico em Química  do Ifal e seguiu a carreira a partir de uma palestra ministrada pela professora Marília Goulart, ainda nos anos oitenta. Com a palestra  "A comunicação entre organismos: uma história volátil" a pesquisadora tratou conceitos técnicos de uma forma didática e também mencionou a importância de mulheres atuando em meios acadêmicos e científicos.

Laise Maia Lopes, docente do curso de Química, também foi uma das mulheres que conduziram a  ExpoTecqui, abordando a importância e o impacto do profissional da Química na Indústria.  

Alunos em laboratório durante atividade da ExpoTecquiO coordenador do Curso Técnico de Química Antonio Albuquerque explica que ExpoTecqui se originou de vários outros eventos já organizados pela Coordenação do curso como a semana da Química, shows de Química e experimentos envolvendo os alunos.  "Pelo envolvimento dos alunos, criamos a Expotecqui a partir de vários eventos que já aconteciam. Será um evento anual e sempre focado em uma determinada temática. Nesta edição, abordamos a participação das mulheres na ciência porque vemos que as mulheres estão transformando o futuro, têm um trabalho com expressividade no cenário científico mas ainda não ocupam tantos espaços. Esta é uma realidade que precisa de um olhar atento e transformação", destaca o professor

Além das palestras, a ExpoTecqui teve a dinâmica Quimagem e Reação, o show de Química,  oficinas práticas, desafios, exposição de experimentos e projetos cientificos no pátio do campus e quizzes envolvendo o aprendizado dos alunos, de forma didática e divertida. O evento foi promovido e organizado pelos professores de Química do campus Maceió.