Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Experiências ecológicas, autoconhecimento e turismo criativo: V Hosptur debate tendências inovadoras em segundo dia do evento

por Gabriela Rodrigues publicado: 29/09/2021 12h28, última modificação: 29/09/2021 12h29
Exibir carrossel de imagens Jéssica Conceição falou sobre o potencial do Turismo Criativo

Jéssica Conceição falou sobre o potencial do Turismo Criativo

O segundo dia do V Hosptur, evento online promovido a partir da interação entre os campi Maceió, Maragogi e Marechal Deodoro e voltado à discussão e troca de experiências sobre os desafios para o turismo e hospitalidade em contextos de crise, debateu nesta terça-feira (28) as formas criativas de turismo como estratégia para superar a crise gerada pela pandemia de covid-19.

O evento contou com a participação do guia de turismo e psicólogo Isaias Christian, idealizador da Camaleão Ecoturismo, agência especializada em turismo ecológico aliado a experiências de profunda conexão com a natureza, autoconhecimento e promoção de saúde mental.

11bb2768-b185-43c3-9e61-a3842645f086.jpgIsaias compartilhou sua experiência com passeios e experiências focados na promoção de saúde mental a partir da conexão com ambientes naturais, promovendo a chamada "ecologia da alma", baseada em estudos de psicologia e inteligência emocional que comprovam os benefícios do contato com a natureza por meio de trilhas, acampamentos e desconexão com dispositivos eletrônicos e convívio urbano. "O turista que escolhe esse tipo de vivência, não está pagando por um pacote, ou apenas por um passeio, mas por uma experiência que pode transformar a sua vida e produzir inúmeros benefícios físicos e mesmo espirituais", relatou Isaias. "O ambiente natural é um catalizador que promove para cada pessoa um contato para dentro de si, uma experiência de autoconhecimento marcante e de muitos aprendizados que duram para além da viagem", reforçou.

O idealizador da Camaleão Turismo destacou que a  busca por esse tipo de turismo se intensificou após o período de isolamento social imposto pela pandemia de covid-19, devido, principalmente, aos impactos psicológicos do período de quarentena, ao excesso de uso de dispositivos eletrônicos e ao afastamento das pessoas, umas das outras e de ambientes naturais. "E por ser realizado em locais abertos, este tipo de turismo favorece a segurança e o bem estar nas pessoas". Complementou. Isaias enfatizou também entre os participantes do Hosptur a importância da qualidade no suporte do atendimento, focado na excelência de comunicação e atenção ao usuário.

Clínica Tecnológica

b478a11e-aac7-406e-b137-8f21dcc7ac6b.jpgDando sequência ao debate sobre as formas criativas de turismo como estratégia para superar a crise gerada pela pandemia de covid-19, a geógrafa e turismóloga Jéssica Conceição, co-fundadora do projeto Alagoas Cultural, ministrou a chamada clínica tecnológica, focada em apresentar soluções inovadoras para o turismo, utilizando os potenciais do local e das pessoas que nele vivem. Com base neste conceito, Jéssica abordou o turismo criativo como uma alternativa para os tempos de crise em virtude da participação ativa dos usuários/turistas em em cursos, oficinas ou outras experiências de aprendizagem que são características locais do destino escolhido. É o turismo criativo que torna possível ao viajante a imersão em experiências regionais de aprendizagem, de forma autêntica e participativa, proporcionando assim o sentimento de pertencimento ao local desejado.

"O turismo criativo faz com que a população local se sinta participante, por ofertar as experiências, e faz com que o turista também se sinta parte do local, por ter a oportunidade de aprender na prática vivências e costumes típicos daquela região. É uma forma de turismo mais vivo e mais ativo, que reúne as principais tendências vivenciadas pelo setor no período diante da crise gerada pela pandemia. Após iniciado o período de vacinação, a procura das pessoas aumentou por viagens que agreguem sustentabilidade, por turismo intermunicipal e regional e por experiências autênticas que aumentem o envolvimento com o local visitado", enfatizou Jéssica.

93be1b6f-04ab-4581-83e4-f5c5d7d6f492.jpgApresentação cultural

O segundo dia do V Hosptur foi finalizado com apresentação cultural do maestro e professor Almir Medeiros, que executou no saxofone as peças Oceano, do alagoano Djavan, e Feira de Mangaio, do paraibano Sivuca.

Confira aqui como foi o debate sobre Turismo Criativo no segundo dia do V Hosptur