Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudantes de Letras participam de Mesas Temáticas em Congresso Internacional

Estudantes de Letras participam de Mesas Temáticas em Congresso Internacional

publicado: 16/10/2017 12h00, última modificação: 16/10/2017 12h59
Exibir carrossel de imagens Grupo apresenta pesquisas do LINGE Identidade em Congresso Internacional da Aled.

Estudantes do curso de Licenciatura em Letras do Ifal Campus Maceió apresentam a partir desta segunda-feira (16), no Chile, pesquisas na área de Análise do Discurso, dentro da programação do XII Congresso Internacional da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled) e do XII Colóquio Internacional da Rede Latino Americana de Análise do Discurso.

Os estudantes Nicolas Alessandro, Rebeca de Melo, Mariana Cardoso, Ybéria Soares e Diego Paulo Silva, orientados pela professora Gisele Loures, levam ao evento debates dentro da temática “Discurso, construção e transformação social”. O Congresso acontece na Faculdade de Letras da Pontifícia Universidade Católica do Chile, na cidade de Santiago, e reúne docentes, alunos e pesquisadores do mundo inteiro em Letras e Linguística, sendo considerado o maior evento internacional na área.

O grupo de estudantes participa do Congresso atuando em duas mesas temáticas que tratam de questões para análise dentro de Estudos do Discurso: “Processos Identificatórios em espaços escolares” e “Processos Identificatórios da/na Linguagem”. Os estudantes fazem parte do Grupo de Pesquisa em Linguagem e Ensino – LINGE Revisar, vinculado à Pro-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PRPI/Ifal, e que desenvolve trabalhos relacionados à revisão de textos. Cada estudante submeteu sua pesquisa individual à avaliação da Associação Latino-Americana de Estudos do Discurso (Aled), sendo todas as pesquisas realizadas dentro do LINGE, e obtiveram a aprovação para apresentá-las nas Mesas Temáticas durante o Congresso Internacional.

LINGE: Grupos de Pesquisa

A professora e orientadora do grupo Gisele Loures explica que dentro do Grupo de Pesquisa LINGE Revisar criou-se o projeto LINGE Identidade, que trata de temas mais específicos, abordados pelos estudantes no Congresso Internacional da Aled. “A partir do LINGE Revisar, os estudantes recebem bolsas da PRPI para desenvolver seus projetos, e a partir do que foi se desenvolvendo criou-se o LINGE Identidade, uma vertente que originou as pesquisas levadas ao Chile”, explica a orientadora do Grupo.

A partir do LINGE Revisar a gente constrói processos de mapeamento e revisões textuais que depois são formalizados a partir de uma ferramenta chamada Comunica, um sistema de captação de textos associado a um módulo que permite a revisão de textos científicos. O LINGE Identidade trabalha numa linha, numa perspectiva de alimentar esses processos do LINGE REVISAR, tratando não apenas de elementos gramaticais e semânticos, mas fazendo uma revisão de sensibilidade, que trata do impacto de temas polêmicos e provocativos e analisa o comportamento e a reação de quem assimila esses conteúdos”, explica a docente e pesquisadora.

Temáticas

Buscando evidenciar textos e temas de impacto social, os estudantes do LINGE levaram às mesas temáticas do evento de Santiago pesquisas relacionadas a questões de raça, gênero, identidade, culturas marginalizadas e aprendizado Ybéria Soares, do 7º período de Letras, realizou em sua pequisa uma análise de palavras e construções textuais com teor racista, publicadas em redes sociais. O foco da pesquisadora foi abordar a carga ideológica destes conteúdos.

A questão racial também é abordada por Mariana Cardoso, do 5º período de Letras, que trata do impacto, em sala de aula, do livro Quarto de Despejo, de Carolina Maria de Jesus, e de outros textos da autora, uma das primeiras e mais importantes escritoras negras do Brasil que, além da temática racial, também aborda a desigualdade social e a opressão à mulher em sua obra.

Nicolas Alessandro, do 7º período do Curso, traz à sala de aula a temática LGTB a partir da análise de situações expostas em séries televisivas. O estudante traz à tona na pesquisa “como as pessoas reagem a este tipo de linguagem”, apresentada em séries televisivas, e como outros estudantes se comportam diante das mensagens veiculadas e assimiladas.

Rebeca de Melo, do 7º período, faz uma análise de inscrições e grafismos em paredes, cadeiras e portas de banheiro e em outros espaços do Campus Maceió, fazendo um paralelo com as pichações e grafismos urbanos e colocando em discussão a democratização do espaço escolar e a expressão de culturas marginalizadas.

Já Diego Paulo Silva, do 8º período, participa pela segunda vez do Congresso, e leva a esta edição do evento a pesquisa que avalia como professores e alunos constroem a imagem da língua estrangeira em seus processos de aprendizagem (como o componente linguístico se constrói no imaginário dessas pessoas).

O Evento

O XII Congresso Internacional ALED tem como propósito promover a reflexão e o debate em torno das questões centrais para o desenvolvimento dos Estudos do Discurso, a partir dos principais enfoques provenientes da Linguística e das Ciências Sociais. Nesse contexto, o encontro procura favorecer o conhecimento e intercâmbio entre investigadores e acadêmicos vinculados aos estudos do Discurso, em suas diversas manifestações e tendências.