Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudante representa Ifal Maceió em evento de incentivo à participação feminina na Informática

publicado: 24/10/2019 10h41, última modificação: 24/10/2019 12h54
Emily destaca que sua participação no Mind The Gap é uma grande surpresa

A aluna Emily Vitória de Jesus Rocha, do 2º ano do curso técnico de Informática para Internet do Ifal Campus Maceió, foi selecionada para representar o Instituto no evento “Mind the Gap”, realizado pela consultoria em inovação social Ideias de Futuro em parceria com o programa de voluntariado do Google, com o objetivo de estimular o interesse de meninas pela área da engenharia relacionada a tecnologias e informática.

Realizado desde 2017, mais de 260 meninas já participaram da programação que acontece na sede do Google em Belo Horizonte. A edição do Mind The Gap neste ano acontece nos dias 31/10 e 01/11 e é uma imersão com palestras, debates, dinâmicas e outras atividades que têm como foco estimular a participação feminina na área de Informática. Emily Vitória, de 16 alunos, revela que sua participação veio “ao acaso”: ao preencher a ficha de inscrição para o evento, Emily não esperava que fosse selecionada. “Fiz a inscrição com o incentivo do coordenador do curso de Informática, só mesmo para aumentar o número de mulheres participantes, já que havia poucas meninas inscritas. Mas eu nem esperava que seria selecionada. Só depois disso é que me conta dei conta da importância deste evento para aumentar a participação de meninas no mundo de T.I.”, explica a estudante.

Emily viaja para Belo Horizonte no próximo dia 30 com mais três estudantes do Ifal selecionadas para o evento: elas são representantes do campi Piranhas, Coruripe e Pameira dos Índios. A estudante revela que “quer ser surpreendida” pelo evento, assim como foi surpreendida com o resultado de sua inscrição. A estudante acredita que são iniciativas como esta, direcionada para jovens estudantes, que “quebram” o paradigma da participação predominantemente masculina no mundo das tecnologias. “As oportunidades estão aumentando, e é preciso que desde a fase escolar, inclusive nas escolas públicas, esta participação seja estimulada”, destaca.