Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudante de Química é selecionada para formação de jovens líderes latino-americanos

Ellen Jennifer é do Campus Maceió e foi aprovada para a formação da Academia de Liderança da América Latina
por Gabriela Rodrigues publicado: 18/08/2020 14h31, última modificação: 18/08/2020 14h57

A estudante do Ifal Maceió Ellen Jennifer Lins Leite, do 2º ano do curso técnico de Química, foi selecionada, entre vários estudantes latino americanos, para participar da próxima edição do treinamento intensivo (Bootcamp) do Latin American Leadership Academy – LALA, um programa internacional não governamental com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável e aumentar a governança da América Latina, por meio da formação de jovens líderes com princípios e ideias sociais.

A Academia de Liderança da América Latina desenvolve habilidades de liderança entre estudantes, por meio de projetos que possam fazer a diferença em sua comunidade, escola e vida acadêmica.

lala1.jfif

O objetivo do programa é ampliar a inclusão de latino-americanos em ações educativas, multiplicando o aprendizado desses jovens líderes para outros estudantes, pesquisadores e comunidades menos favorecidas, cujas condições de acesso à educação são precárias.

Após inscrever-se para participar do LALA, Ellen Jennifer passou por um rigoroso processo seletivo, composto por preenchimento de questionários, entrevista e escrita de redação. Apenas 30 jovens de diversos países latino-americanos são selecionados para o bootcamp.

Oportunidades no Ifal

Ellen ingressou no Ifal em 2019 e revela que desde o início de sua jornada no Instituto surgiram as oportunidades que despertaram sua paixão pela ciência. “No Instituto, fiz um projeto com a minha turma com o professor de geografia Joaquim sobre os resíduos sólidos em Maceió, pesquisamos os principais bairros, fizemos visitas técnicas, tiramos fotos e gravamos um documentário para uma palestra de conscientização ambiental”, relata. “Em 2019, ainda me envolvi com a minha primeira Olimpíada Alagoana de Química e recebi uma honra ao mérito, o que aumentou ainda mais o meu interesse pela área de pesquisa”, destaca Ellen.

lala3.jfifA estudante acredita que a preparação no bootcamp do LALA pode ampliar possibilidades em sua vida acadêmica além de permitir a inclusão de outros estudantes em projetos educativos. “Acredito fortemente no poder da educação para mudar e transformar realidades. Já conheci muita gente incrível, inteligentes mas que infelizmente repetiam esse ciclo de escassez no acesso às chances educacionais”, revela a aluna do Campus Maceió, que sonha em seguir a carreira de pesquisadora em Química.

Contribuições

O bootcamp do LALA está previsto para o mês de dezembro em São Paulo. A participação no curso tem o custo de total de R$ 5.500,00, sendo que R$ 2.000,00 foram recebidos por Ellen como bolsa de mérito. A estudante criou uma “vaquinha virtual” para complementar os recursos e assim poder custear as despesas com o curso e a viagem.

A campanha é online e quem desejar pode fazer sua contribuição aqui.