Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Estudante de Edificações é selecionada para formação de jovens líderes latino-americanos

Bárbara Victória é do Campus Maceió e foi aprovada para a formação da Academia de Liderança da América Latina
por Gabriela Rodrigues publicado: 23/12/2020 12h36, última modificação: 23/12/2020 13h20

A estudante do Ifal Maceió Bárbara Victória Lima, do 1° ano do curso técnico de Edificações, foi selecionada, entre vários estudantes latino americanos, para participar da próxima edição do treinamento intensivo (Bootcamp) do Latin American Leadership Academy – LALA, um programa internacional não governamental com a missão de promover o desenvolvimento econômico sustentável e aumentar a governança da América Latina, por meio da formação de jovens líderes com princípios e ideias sociais. O programa acontece com momentos remotos e presenciais.

A Academia de Liderança da América Latina desenvolve habilidades de liderança entre estudantes, por meio de projetos que possam fazer a diferença em sua comunidade, escola e vida acadêmica. O objetivo do programa é ampliar a inclusão de latino-americanos em ações educativas, multiplicando o aprendizado desses jovens líderes para outros estudantes, pesquisadores e comunidades menos favorecidas, cujas condições de acesso à educação são precárias.

Após inscrever-se para participar do LALA, Bárbara passou por um rigoroso processo seletivo, composto por preenchimento de questionários, entrevista e escrita de redação. Apenas 30 jovens de diversos países latino-americanos são selecionados para o bootcamp.

Jornada no Ifal

12a97bfc-1fb5-4080-b9ba-52aa551e926d.jpgBárbara ingressou no Ifal em 2019 e revela que a escolha pelo curso de Edificações se deu pelo fato de que ela pretende, no futuro, seguir a graduação em Arquitetura. A estudante acredita que a preparação no bootcamp do LALA pode ampliar possibilidades em sua vida acadêmica, pessoal e profissional, além de fortalecer projetos educativos dos quais ela já participa. “O bootcamp vai ajudar em todas as áreas na minha vida. Um evento como esse marca a vida como estudante, pessoa, profissional, por conta do conhecimento que é apreendido, da rede de contatos criada e dos clubes de participantes com gostos semelhantes, algo que facilita a troca de experiência e conhecimento”, destaca a estudante. “Isso tudo porque pretendo ingressar na iniciação científica e na extensão do Ifal, e a experiência do LALA vai me dar elementos para isso”, reforça.

Bárbara é representante de turma e mentora no PrepIF, projeto voltado a auxiliar candidatos que irão prestar a prova de ingresso em Institutos Federais, ou colégios similares, porém que não têm condições para pagar uma preparação de cursinho, por exemplo.

A estudante também faz parte da equipe de redação do Clube de Oportunidades Internacionais, um trabalho totalmente voluntário, no qual são trocadas experiências sobre processos seletivos internacionais com jovens de vários lugares do Brasil.

Recentemente, através de uma competição de redação, Bárbara também fui aprovada com uma bolsa parcial em programa da Universidade de Cambridge, na Inglaterra. “Acredito que estas experiências me ajudaram a ser selecionada para o LALA”, celebra a estudante.