Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Espanglish reúne dança, música e poesia em mostra cultural no campus Maceió

Espanglish reúne dança, música e poesia em mostra cultural no campus Maceió

por Gabriela Rodrigues publicado: 09/04/2024 16h02, última modificação: 10/04/2024 11h44
Exibir carrossel de imagens O Espanglish é uma mostra cultural anual que já é tradição no Campus Maceió.

O Espanglish é uma mostra cultural anual que já é tradição no Campus Maceió.

Música, dança, poesia, declamação de textos e muita irreverência e criatividade marcaram a mostra de trabalhos da 13ª edição do projeto Espanglish,  evento anual que já é uma tradição no Campus Maceió e mescla apresentações musicais, peças teatrais e declamações com o intuito de facilitar o aprendizado dos alunos do ensino médio, por meio de experiências culturais em que possam se expressar em inglês ou espanhol para além das salas de aula. O evento foi apresentado no auditório Oscar Sátyro, do Ifal Maceió, e contou com a presença de alunos, docentes e gestores do campus.

O Espanglish é uma mostra cultural anual que já é tradição no Campus Maceió.A mostra deste ano envolveu projetos criados duarante o ano letivo de 2023 por alunos de todo o ensino médio do campus,  que fizeram apresentações diversas: música solo, coral, voz e violão e em grupo; declamação de poemas e peça teatral. O Espanglish é conduzido por professores de línguas estrangeiras da Coordenação de Linguagens e Códigos - Colic, e foi uma das atividades que estava no portfólio apresentado para o Concurso Colegio del Año en Español 2020, cujo prêmio foi conquistado pelo Ifal Maceió.

A professora participante do projeto Elaine Sgarbi reforçou que, infelizmente, como o Ifal Maceió já conquistou anteriormente o prêmio Colegio del Año en Español, não pode participar novamente concurso, abrindo oportunidade, portanto, para outras instituições que ensinem a língua espanhola.

Confira os trabalhos apresentados na mostra - Turno da manhã

Confira os trabalhos apresentados na mostra - Turno da tarde

HISTÓRICO

O evento reúne apresentações musicais, peçasteatrais e declamações. As performances são em inglês ou espanhol.O evento Espanglish teve início em 2011, quando, naquela ocasião, ainda tinha o nome de English Project por trazer  performances somente em inglês. O projeto é coordenado pela professora Josenice Cláudia Moura de Lima,  que o idealizou e realizou pela primeira vez naquele ano. Já no período de 2012 a 2016, o English Project cresceu a partir da adesão de outras/os docentes do componente curricular “Língua Inglesa”, do Ensino Médio Integrado, do Campus Maceió. Já em 2017, o evento cultural ganha novos contornos e outra dimensão com a participação das docentes do componente curricular “Língua Espanhola”. A partir disso, o nome do evento passa a ser Espanglish, contemplando apresentações em inglês e espanhol, além de oferecer outros gêneros culturais, tais como: vídeos e jograis.

Nos anos de 2020 e 2021, devido à pandemia do Coronavírus (COVID-19), as apresentações do Espanglish foram realizadas no formato virtual, de modo a garantir a continuidade do evento e a necessidade do isolamento social, levando a todas as pessoas uma mudança de comportamento. Em 2022, a mostra voltou aformato presencial.