Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Equipes de alunos e egressos do Ifal são premiadas em desafio de inovações para a área tributária

Hackaton Encant foi promovido pela Secretaria da Fazenda de Alagoas e equipe do Ifal é premiada com meio milhão de reais

por Gabriela Rodrigues publicado: 06/12/2022 13h57, última modificação: 06/12/2022 14h36
Exibir carrossel de imagens Equipes Tremdy Soluções e Startup Innovations ocuparam o pódium e são oriundas do Ifal

Equipes formadas por alunos egressos e graduandos de diferentes campi do Ifal foram premiadas com a 1ª e a 3ª colocação do Desafio Insano, uma competição de ideias inovadoras em tecnologia aplicada à área tributária, desenvolvida dentro do evento Hackaton. O Hackaton é uma imersão de 48 horas de desafios de inovação, promovido pelo Encontro Nacional de Coordenadores e Administradores Tributários (Encat) através da Secretaria da Fazenda de Alagoas (Sefaz Alagoas).

A equipe Tremdy, vencedora da competição, foi premiada com R$ 25 mil pelo primeiro lugar no pódium, e com mais R$500 mil pagos pela Secretaria de Estado da Fazenda pela compra da tecnologia que será implementada nos sistemas fiscais do Estado de Alagoas, em função do plano de trabalho apresentado, validado e premiado.  Já a Startup Innovations,  terceira colocada do Hackaton, foi premiada com R$ 10 mil.

O evento foi realizado no Centro de Inovação do Polo Tecnológico de Alagoas, no bairro de Jaraguá, em Maceió e teve a participação de 62 integrantes de todo o país divididos em treze equipes, com o objetivo de desenvolver projetos de inovação para facilitar a relação fisco-contribuinte, através de uma maratona de programação. Secretários da Fazenda de diversos Estados brasileiros acompanharam a apresentação das inovações criadas para o evento.

O desafio proposto para as equipes foi de desenvolver soluções tributárias sobre os temas de Código Tributário Digital (1ª categoria) e Declara Simples (2ª categoria) . Através da Iniciativa do Desafio Insano, as equipes oriundas do Ifal, coordenadas pela professora Angela Souza Sales, subiram ao pódio por apresentar na imersão soluções práticas e viáveis para o setor tributário. As equipes desenvolveram plataformas focadas na facilitação da relação fisco-contribuinte, mais especificamente na simplificação de declarações e na facilitação do cálculo de imposto para notas fiscais.

Foram desenvolvidos um software e um aplicativo para acompanhamento de alterações na carga tributária de mercadorias em trânsito no Brasil, além da criação de uma assistente digital (persona) que auxilia o esclarecimento de dúvidas de contribuintes, contadores, advogados e profissionais da área fiscal, sobre o cálculo de tributos, leis tributárias e mudanças de valor dos impostos de acordo com as políticas fiscais.

Alunos das duas equipes com a professora Ângela SalesA professora Angela Sales, que orientou as equipes premiadas no desenvolvimento de suas tecnologias, destaca que a a criação das equipes Tremdy (primeira colocada) e Startup Innovation (segunda colocada) foi originada por umas fusão de startups e microempreendimentos criados por alunos egressos do Ifal na área de tecnologias digitais. O desenvolvimento dessas plataformas também é grupo da pesquisa que fiz durante o doutorado cujo tema foram estratégias para inserção dos alunos do Ifal no Mercado de Trabalho de Alagoas por meio do empreendedorismo com tecnologias digitais. Com o conhecimento nessa área conseguimos desenvolver soluções inovadoras que podem ser adotadas por Secretarias da Fazenda do Brasil Inteiro, explica.

Confiras abaixo quem são os alunos e egressos do Ifal premiados no Hackaton Encant:

Equipe Tremdy Soluções  - 1ª colocada:

Equipe Tramdy Soluções

João Afonso Omena Farias (Egresso Campus Maceió - Informática para Internet): Ex ex-estagiário da Pró-reitoria de extensão do IFAL, Graduando Administração Na UFAL

Bruno Henrique Macedo (Egresso Campus Rio Largo - Informática para Internet): Graduando em Matemática na UFAL

Luiz Carlos  Vilela (Egresso Campus Maceió - Sistemas da informação): Graduando em Sistemas da informação na IFAL.

Ycaro Bruno Sales (Egresso Campus Maceió - Informática para Internet) : Graduando em Engenharia da computação.

Equipe Startup Innovation - 3ª colocada

Equipe Startup Innovations

Alejandro Reyes (Egresso Campus Maceió - Edificações): Graduando em Engenharia da computação na UFAL.

Alicia Branco (Egressa Campus Maceió - Química): Graduanda em Psicologia na UFAL

Jaiane Souza Oliveira (Egresso Campus Palmeira dos Índios - Informática para Internet ): Graduanda em Ciência da Computação na UFAL Arapiraca.

Amós Aureliano (Egresso Campus Maceió - Informática para Internet): Graduando em Ciência da Computação UFAL.

Matheus Siebeneichler (Egresso Campus Maceió - Informática): Graduando em Sistemas da informação, IFAL.