Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Equipe gestora do Ifal visita Campus Maceió e faz levantamento de necessidades dos cursos

Cursos de Física, Engenharia Civil, Eletrônica e Mecânica foram visitados pelo reitor

publicado: 25/10/2022 13h09, última modificação: 25/10/2022 13h28
Exibir carrossel de imagens Equipe técnica do Ifal avaliou ações em andamento e mapeou demandas dos cursos

Equipe técnica do Ifal avaliou ações em andamento e mapeou demandas dos cursos

Gabriela Rodrigues e Bruno Andrade - Jornalistas

O reitor do Ifal Carlos Guedes, acompanhado de equipe gestora da reitoria do Ifal, esteve no Ifal Maceió em uma visita técnica para avaliar necessidades dos cursos, debater melhorias com coordenadores e com o diretor do Campus Maceió Damião Augusto e acompanhar ações já em andamento referentes à reorganização de espaços físicos do Instituto, priorizando o bem estar de docentes e alunos, e à organização didático-pedagógica e de apoio técnico administrativo dos cursos. A equipe visitou as instalações dos cursos superiores de Licenciatura em Física e Bacharelado em Engenharia Civil e dos cursos técnicos de Mecânica (integrado e subsequente) e Eletrônica (integrado).

Equipe gestora do Ifal visita Campus Maceió e faz levantamento de necessidades dos cursosDurante a visita ao curso de Física, a equipe traçou um levantamento das necessidades dos laboratórios de ótica e física computacional, almoxarifado e salas da coordenação e monitoria. Na ocasião, também foi feita a conferência de espaços para a instalação de novo mobiliário, já solicitado pelo Instituto, para as dependências do curso.

No curso de Engenharia Civil, os gestores debateram com a coordenadora do curso, Májores Tenório, o projeto de realocação de espaços de convivência, como a sala dos professores, e a aquisição de apoio técnico administrativo para melhor atendimento aos alunos, sobretudo de suporte técnico em secretariado.

Equipe gestora do Ifal visita Campus Maceió e faz levantamento de necessidades dos cursosA chefe do Departamento de Ensino Superior do campus, Iolita Marques, destacou que o atendimento às demandas interfere diretamente nos indicadores estabelecidos pelo  Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes), que analisa as instituições, os cursos e o desempenho dos estudantes. "O processo de avaliação leva em consideração aspectos como ensino, pesquisa, extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. É preciso atentarmos para esses parâmetros, pois os resultados obtidos nos colocam ou não como referência quanto às condições de cursos e, consequentemente, da instituição" , .explicou Iolita.

Curso Técnico de Mecânica

Equipe gestora do Ifal visita Campus Maceió e faz levantamento de necessidades dos cursosNa ocasião da visita ao campus, também houve diálogo com os docentes do curso técnico de Mecânica, ofertado nas modalidades subsequente e integrado. Docentes do curso destacaram a importância da aquisição de novos equipamentos e materiais de consumo para aulas e laboratórios, realização de reformas e manutenção, além da necessidade de ampliação do quadro docente por meio da contratação de novos professores via concurso público.

Os docentes também indicaram a necessidade de modernização e investimento em laboratórios de áreas como caldeiraria, soldagem, usinagem, desenho técnico, automação, hidráulica, entre outras. Uma sugestão apresentada pelo reitor foi a análise de processos de compra já solicitados pelo curso de Técnico em Mecânica anteriormente, a fim de averiguar a possibilidade de atendimento de demandas ainda pendentes e que exijam maior aporte financeiro.

Equipe gestora do Ifal visita Campus Maceió e faz levantamento de necessidades dos cursosA possível criação do curso superior em Engenharia Mecânica foi outro ponto de pauta do encontro. O tema será aprofundado em uma reunião específica entre gestores do curso e a reitoria do Ifal, em data ainda a ser definida.

No curso técnico de Eletrônica, a equipe verificou junto ao chefe de Departamento de Infraestrutura e Manutenção do campus, Carlos Alberto Silva, a necessidade de ajustes na infra-estutura do bloco, sobretudo nas salas de aula e oficinas, e a instalação de bebedouros.

Limitações e prioridades

Durante o encontro, o reitor do Ifal ressaltou as dificuldades orçamentárias enfrentadas pelos gestores dos institutos federais de todo o país, já que nos últimos anos as instituições vêm sofrendo com cortes e redução dos recursos para pessoal, investimento e custeio. Procuramos acompanhar periodicamente o que já está em andamento no campus e o que precisamos iniciar. As prioridades que estabelecemos são aquelas que afetam nossos indicadores de qualidade, referentes não só ao ensino, mas também à infra estrutura, declarou o reitor.

Mesmo com a limitação orçamentária, o professor Carlos Guedes afirmou que diversas demandas serão atendidas no curto prazo, sobretudo as relacionadas a compras de materiais de consumo e uso permanente. O gestor também se comprometeu em agilizar a aquisição de equipamentos como ventiladores, aparelhos de ar condicionado, computadores para uso administrativo e profissional, paquímetros, multímetros, entre outros materiais, a partir de levantamento a ser apresentado pelos docentes.