Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Egresso do Ifal é nota mil em redação do Enem

Egresso do Ifal é nota mil em redação do Enem

publicado: 22/01/2018 10h29, última modificação: 22/01/2018 10h43
Alan Nabor esteve entre as 53 melhores notas de todo o Brasil. Foto: arquivo pessoal.

Ele tem 19 anos, sonha em cursar Medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ou Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), concluiu o ensino médio no curso de Eletrônica do Ifal Campus Maceió e obteve nota mil na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2017, ficando entre os 53 melhores estudantes de todo o país a obter a nota máxima na disciplina: O alagoano Alan de Castro Nabor é filho de uma dona de casa e de um funcionário de indústria química, mora na praia do Francês e é enfático ao dizer o que faz a diferença na hora de escrever: “prática e produção constante é o que leva ao bom resultado”.

Alan de Castro Nabor aguarda agora o resultado geral das outras disciplinas para conferir se sua pontuação é compatível com a necessária para o ingresso no curso de Medicina. Caso não obtenha a média necessária para o ingresso neste ano, o estudante, determinado, pretende manter o foco e dedicar-se aos estudos, rotina que há mais de um ano já faz parte de sua vida. “Para me preparar, procurei entrar num bom curso de matérias isoladas, prestar atenção a todas as dicas dos professores, manter-me informado e praticar bastante. A monitoria ao longo do curso, exercícios e revisões também fazem a diferença não só em redação mas em todas as disciplinas”, explica o estudante.

Para obter o feito da nota máxima na redação, Alan estabeleceu uma rotina que inclui estudos de manhã e à tarde, em casa e no curso preparatório, e mais um horário para exercícios e revisões. Durante a prova, o estudante utilizou-se dos textos-base oferecidos pelo próprio exame e articulou suas ideias utilizando as técnicas aprendidas para desenvolver um texto dissertativo. O tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.

IFAL

Alan concluiu o ensino médio no ano de 2016, quando estava prestes a iniciar o 4º ano de Eletrônica no Ifal Campus Maceió. A finalização da etapa escolar veio após o resultado do Enem daquele ano, quando ele utilizou sua pontuação para obter o certificado de conclusão do ensino médio, fato possível à época.

Sobre a trajetória no curso de Eletrônica no Ifal Maceió, Alan de Castro confessa que em sua época de estudante do ensino médio já demonstrava interesse por redação e língua portuguesa, embora, à época, não fosse um estudante muito “disciplinado”. “De fato, só passei a ter mais foco na preparação para o Enem depois que concluí os estudos no Ifal. Mas hoje vejo o quanto é importante aproveitar tudo o que o Instituto oferece ao longo do ensino médio. É muito importante que os alunos do Ifal aproveitem as aulas e os professores e façam o melhor para aprimorar sua formação, pois isso faz a diferença na hora de ingressar na universidade”, avalia o egresso do Campus Maceió.

FOCO

O  projeto de cursar medicina é um objetivo claro para o jovem que pretende ingressar em uma profissão que possa oferecer boa qualidade de vida para ele e sua família.  Caso não ingresse neste ano, o estudante não vai perder o foco: pretende aprimorar o estudo em casa e no curso preparatório e, motivado pela nota mil em redação, segue firme na concretização de seu sonho.