Notícias
Egresso do Ifal é nota mil em redação do Enem
Ele tem 19 anos, sonha em cursar Medicina na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) ou Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal), concluiu o ensino médio no curso de Eletrônica do Ifal Campus Maceió e obteve nota mil na prova de redação do Exame Nacional do Ensino Médio - Enem 2017, ficando entre os 53 melhores estudantes de todo o país a obter a nota máxima na disciplina: O alagoano Alan de Castro Nabor é filho de uma dona de casa e de um funcionário de indústria química, mora na praia do Francês e é enfático ao dizer o que faz a diferença na hora de escrever: “prática e produção constante é o que leva ao bom resultado”.
Alan de Castro Nabor aguarda agora o resultado geral das outras disciplinas para conferir se sua pontuação é compatível com a necessária para o ingresso no curso de Medicina. Caso não obtenha a média necessária para o ingresso neste ano, o estudante, determinado, pretende manter o foco e dedicar-se aos estudos, rotina que há mais de um ano já faz parte de sua vida. “Para me preparar, procurei entrar num bom curso de matérias isoladas, prestar atenção a todas as dicas dos professores, manter-me informado e praticar bastante. A monitoria ao longo do curso, exercícios e revisões também fazem a diferença não só em redação mas em todas as disciplinas”, explica o estudante.
Para obter o feito da nota máxima na redação, Alan estabeleceu uma rotina que inclui estudos de manhã e à tarde, em casa e no curso preparatório, e mais um horário para exercícios e revisões. Durante a prova, o estudante utilizou-se dos textos-base oferecidos pelo próprio exame e articulou suas ideias utilizando as técnicas aprendidas para desenvolver um texto dissertativo. O tema da redação foi “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”.
IFAL
Alan concluiu o ensino médio no ano de 2016, quando estava prestes a iniciar o 4º ano de Eletrônica no Ifal Campus Maceió. A finalização da etapa escolar veio após o resultado do Enem daquele ano, quando ele utilizou sua pontuação para obter o certificado de conclusão do ensino médio, fato possível à época.
Sobre a trajetória no curso de Eletrônica no Ifal Maceió, Alan de Castro confessa que em sua época de estudante do ensino médio já demonstrava interesse por redação e língua portuguesa, embora, à época, não fosse um estudante muito “disciplinado”. “De fato, só passei a ter mais foco na preparação para o Enem depois que concluí os estudos no Ifal. Mas hoje vejo o quanto é importante aproveitar tudo o que o Instituto oferece ao longo do ensino médio. É muito importante que os alunos do Ifal aproveitem as aulas e os professores e façam o melhor para aprimorar sua formação, pois isso faz a diferença na hora de ingressar na universidade”, avalia o egresso do Campus Maceió.
FOCO
O projeto de cursar medicina é um objetivo claro para o jovem que pretende ingressar em uma profissão que possa oferecer boa qualidade de vida para ele e sua família. Caso não ingresse neste ano, o estudante não vai perder o foco: pretende aprimorar o estudo em casa e no curso preparatório e, motivado pela nota mil em redação, segue firme na concretização de seu sonho.