Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Incubadora Ecosol conquista primeiro lugar em edital nacional de desenvolvimento científico e celebra parceria com governo de Alagoas

publicado: 29/12/2023 12h26, última modificação: 29/12/2023 12h35
Exibir carrossel de imagens Equipe da Incubadora Ecosol esteve em reunião com representantes do IDEAL e SEDICS

Os servidores do Ifal Maceió Cláudia Cordeiro de Assis e Emerson Magalhães dos Santos, representantes do Núcleo Maceió da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do Ifal (Ifal Ecosol) estiveram em reunião com a presidente do Instituto para o Desenvolvimento de Alagoas (IDEAL), Isadora Padilha e com o Secretário Executivo do Cooperativismo e Economia Solidária, Adalberon Sá Júnior, na sede da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (SEDICS), para tratar de parcerias com o Governo do Estado que impulsionem o projeto Ecosol.

O projeto da incubadora foi aprovado em primeiro lugar no edital de Economia Azul do Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Desenvolvimento Regional e Urbano,  sendo contemplado com um aporte de   R$ 175.000,00 destinados a estratégias do cooperativismo de plataforma associado a economia azul e ao desenvolvimento regional. O termo "economia azul" designa a melhor utilização dos recursos naturais para o desenvolvimento econômico, empreendedorismo sustentável, e inovação, aspectos estes que impulsionaram a criação da incubadora Ecosol.  O edital publicado em 6 de setembro de 2023 prevê a aplicação dos recursos por meio da realização de parcerias via Termo de Execução Descentralizada.

Confira o edital aqui

A orientação do Ministério da Integração ao aprovar o projeto é que as pesquisas apresentadas estejam alinhadas à Política Nacional de Desenvolvimento Regional e a Política Nacional de Recursos do Mar; e às metas pertinentes aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável - ODS.

A proposta

A proposta vencedora do IFAL buscou soluções tecnológicas para o problema do óleo usado, resíduo extremamente nocivo para a degradação das águas. Quando o óleo se espalha no rio, na lagoa ou no mar, ele tira o oxigênio da água e mata peixes, moluscos e plantas. O óleo de cozinha usado também polui o solo e emite gás metano, que contribui para o efeito estufa, aumentando o aquecimento global.

Alagoas, apesar dos esforços, ainda não têm uma rede de descarte correto, que previna essa degradação – principalmente na área ao redor do Complexo Estuarino Lagunar Mundaú-Manguaba (CELMM), cuja população residente ultrapassa a casa do milhão de habitantes. Devido à falta de saneamento ou ligações clandestinas, esse resíduo acaba indo parar em áreas de recursos hídricos.

A região da bacia do CELMM engloba duas lagunas – lagoas com comunicação com o oceano, denominadas Mundaú e Manguaba, que banham sete municípios: Maceió, Marechal Deodoro, Coqueiro Seco, Santa Luzia do Norte, Satuba, Rio Largo e Pilar. O Complexo influencia a vida de pelo menos 260 mil pessoas que vivem no seu entorno e é responsável pela sobrevivência direta de 5 mil pescadores artesanais, sem contar os que trabalham nas cadeias da pesca e da captura de moluscos como o Sururu, considerado patrimônio imaterial alagoano.

A proposta apresentada ao Ministério teve como meta a inserção de uma nova funcionalidade para o recolhimento de óleo usado no aplicativo “Rede Reciclagem”, que será apresentada e testada junto a cooperativas de reciclagem nos municípios que fazem parte do complexo estuarino lagunar Mundaú-Manguaba.

A funcionalidade para recolhimento de óleo usado, será o produto a ser desenvolvido nesta proposta, tendo toda a pesquisa e o treinamento feito no desenvolvimento do aplicativo, bem como a sua divulgação, replicado nos municípios do CELMM.

O núcleoAlunos e representantes do Núcleo Maceió da Incubadora Tecnológica de Economia Solidária do Ifal (IFAL ECOSOL)

O Núcleo Maceió do Ifal Ecosol é composto pelos servidores designados pela Portaria nº 3307/Ifal, de 24 de Agosto de de 2023: Cláudia Cordeiro de Assis (Coordenadora), Eduardo Henrique Viana de Sousa, Emerson Magalhães dos Santos, Karina Dias Alves e Wagner Titara Juliasse. Além destes, o Núcleo conta com os bolsistas: Ewelly Simeão Aprígio da Silva, Gabriela Barros de Melo, Marcus Gabriel Silva Santos, Vitória Vanêssa dos Santos, Wictoria Stephaniy Juaniy dos Santos.

Entres as atividades realizadas pelo Núcleo este ano, estão a sensibilização para o associativismo feita com os artistas visuais gráficos de Maceió, visando futuros desdobramentos em 2024 e o Curso de Criação e Gestão de Mídias com as artesãs da Associação dos Artesãos do Pontal da Barra (AAPB).