Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Docentes da Colic representam Ifal e integram comissão avaliadora em seminário internacional

publicado: 05/05/2023 17h30, última modificação: 05/05/2023 17h30
Exibir carrossel de imagens Evento aconteceu na Puc-SP

Evento aconteceu na Puc-SP

Os docentes Ricardo Jorge Cavalcanti e Rossana Gaia, da Coordenação de Linguagens e Códigos (Colic) do Ifal Maceió, representaram o Instituto no V Seminário Internacional de Estudos sobre Discurso e Argumentação (SEDiAr), no Teatro da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC - SP.  O evento reúne centenas de pesquisadores das áreas de linguagem de vários países e também envolveu a assembleia geral de constituição da Sociedade Brasileira de Argumentação (SBA),  com a proposta de integrar pesquisadoras e pesquisadores dedicados à consolidação do campo de pesquisa da argumentação no Brasil enquanto área de conhecimento multidisciplinar.

Os docentes do Ifal integraram a comissão de avaliadores do SEDiAr e coordenaram, ao longo do evento, o Simpósio Temático 4, intitulado "A argumentação pública em múltiplas plataformas: entre verdades e mentiras". Além das atividades de revisão e de coordenação de trabalhos, Ricardo Jorge e Rossana Gaia também apresentaram estudos desenvolvidos na área.  "Em eventos deste porte, é possível o intercâmbio de informações com pessoas de diferentes partes do mundo e assim acessar dados sobre estudos em grandes centros de pensamento critico", destacou Rossana.

Os professores integram o Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação Profissional e Tecnológica - GEPEPT, credenciado ao CNPq. Ricardo Jorge atua também como professor do ProfEPT, programa de pós graduação em rede dos Institutos Federais e que visa capacitar professores e técnicos das redes públicas de ensino federal, estaduais e municipais na área de educação profissional e tecnológica.

O Seminário

O objetivo do evento SEDiAr é promover reflexões da comunidade científica e garantir posterior difusão do conhecimento na área de discurso e argumentação. O seminário teve, na conferência de abertura, o tema An Anthropology of Argumentation (Uma Antropologia da Argumentação), proferida pelo professor Christopher Tindale, Ph.D. em Filosofia pela Universidade de Waterloo, Canadá, sendo docente na Universidade de Windsor, onde dirige o Centro de Pesquisa em Raciocínio, Argumentação e Retórica, e considerado referência mundial na área.

O evento acontece periodicamente deste 2012, e já teve edições realizadas na Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC) em Ilhéus (Bahia); na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), em Belo Horizonte (Minas Gerais); e na Universidade Federal de Sergipe (UFS), em São Cristóvão (Sergipe).