Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Do curso técnico à graduação: conheça alunos do Ifal Maceió aprovados em vestibulares e no SiSU 2023
conteúdo

Notícias

Do curso técnico à graduação: conheça alunos do Ifal Maceió aprovados em vestibulares e no SiSU 2023

Aprovação em instituições diversas, primeiros lugares e presença feminina marcam a lista dos aprovados
por Gabriela Rodrigues publicado: 24/03/2023 16h00, última modificação: 24/03/2023 16h12
Exibir carrossel de imagens Egressos do Ifal iniciam nova jornada no ensino superior

Egressos do Ifal iniciam nova jornada no ensino superior

O Ifal campus Maceió celebra a conquista de alunos que obtiveram, recentemente, a aprovação em provas do SiSU e vestibulares, preenchendo vagas em instituições superiores de Alagoas e em todo o país, muitas delas em primeiras colocações. Somente na listagem da Coordenação de Registro Acadêmico do Campus, a CRA, 157 alunos aparecem com aprovações, sendo estes os que retornaram ao Instituto para resolver pendências de documentação. Dentre os 157, variadas instituições e cursos nas mais diversas áreas aparecem como o próximo passo destes estudantes que agora partem para uma nova jornada na graduação.

Confira a lista AQUI

João Gustavo de Oliveira SouzaJoão Gustavo de Oliveira, do curso de Eletrotécnica, segue em fase final do estágio obrigatório, mas já alcançou o topo da lista dos aprovados em Engenharia Aeronáutica na Universidade Paulista – UNIP, conquistando a única vaga de cotas para estudantes de baixa renda ofertada pela instituição. Gustavo também aparece na lista de espera do curso de Engenharia Aeroespacial da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), mas informa que não vai cursar nenhuma das graduações.

"Participei do SiSU e obtive a nota para entrar nesses cursos, mas permaneço me preparando para o vestibular do Instituto Tecnológico da Aeronáutica, o ITA, um dos maios concorridos do país", explica. Gustavo prestou o SiSU, a princípio, como um processo preparatório, e também é mentorado da Academia Latino-Americana de Liderança – LALA, para a qual prestou processo seletivo em 2021, sendo um dos 40 estudantes selecionados para formar uma comunidade de jovens líderes latino-americanos envolvidos em projetos locais de transformação e impacto social.

Nicolas Calheiros SantosAliás, impacto social também motivou o egresso do curso de Eletrônica Nicolas Calheiros Santos a buscar a aprovação em primeiro lugar, na modalidade de cotas, para o curso de Medicina da Universidade Federal de Alagoas – Ufal, campus A.C. Simões, em Maceió. O estudante ingressou no Ifal em 2015, conciliava os estudos com trabalho de jovem aprendiz, até sair do Instituto em 2018 e concluir os estudos, posteriormente, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos, o Encceja.

"Escolhi o curso de Medicina com o desejo de fazer parte da mudança ativa por um sistema de saúde mais justo, humano, inclusivo e acessível para milhares de pessoas que não usufruem do acesso como realmente deveriam. Me preparei para Medicina no ano de 2021, não cheguei a ser aprovado, mas em 2022 persisti no meu objetivo e finalmente alcancei a aprovação. Foram 2 anos de estudos", relata o estudante.

Breno Henrique Accioly Pereira MaiaTambém aprovado no primeiro lugar de Medicina, para a Ufal campus Arapiraca, o egresso Breno Henrique Accioly Pereira Maia, que cursou Eletrônica no Ifal Maceió entre março de 2018 e junho de 2022, concluiu os quatro anos de curso sem nenhuma pendência teórica e conquistou a 4º posição na lista dentre as vagas para cotas destinadas a estudantes de baixa renda. "Sinto que o Ifal foi muito importante para mim principalmente na área de Ciências Humanas, pois tive professores bem rígidos e conteudistas nessa área do conhecimento. Assim, mesmo sendo a área em que menos dediquei tempo aos estudos para o Enem, consegui 38 acertos na prova sem grandes dificuldades, além do foco em Física, que o curso de eletrônica me proporcionou, me permitindo acertar várias questões da área com o conhecimento que adquiri na instituição", explica.

Thiago de Araújo Pereira O topo da lista de aprovação foi uma colocação recorrente entre estudantes do campus Maceió. Thiago de Araújo Pereira está em conclusão do curso técnico de Informática, mas já foi o primeiro colocado, dentro da política de cotas, para a graduação em Agronomia na Ufal, em Maceió. "O Ifal foi muito importante na minha formação, pois foi aqui que eu aprendi ensinamentos que levarei para toda a vida, inclusive para a graduação. Me preparei durante 6 meses para a prova do Enem, assisti aulas na plataforma do Pro Enem e os aulões promovidos pelos professores do campus. A escolha do curso foi um tanto delicada, inicialmente eu queria ir para a área da saúde, por causa do meu amor pela biologia e pela vida, mas a minha paixão pela agronomia me convenceu do contrário, por que envolve Biologia, plantas e vida", conta o estudante, a falar sobre o que o moveu a escolher o curso.

Aprovações "duplas"

Pâmella Pureza Nobre dos SantosMaykon KelvynAlém de João Gustavo de Oliveira, aprovado para instituições e cursos distintos, outros estudantes acumularam aprovações no último SiSU: A Pâmella Pureza, do curso de Estradas, obteve as aprovações em Medicina Veterinária (Ufal) e Enfermagem (Uninassau). "Gosto da área de saúde, de interagir com pessoas e cuidar de pacientes, mas minha grande paixão sempre foram os animais. Optei pela Ufal para seguir o meu futuro sendo estudante de uma Federal e me graduando no curso dos meus sonhos", revela. 

Outra dobradinha na aprovação foi obtida pelo Maykon Kelvyn da S. Santos, do curso de Mecânica, aprovado em Administração Pública pela Universidade Estadual de Alagoas - Uneal e Engenharia de Produção, pelo Centro Universitário Unirb. Maykon optou por Engenharia de Produção, e também vai cursar dentro da política de cotas.

Meninas na Federal

Maria Regina e Yasmin Silva

Maria Letícia Silva de OliveiraA presença feminina do Ifal também foi marcante no resultado do último SiSU, sobretudo na conquista de vagas para cursos concorridos da Ufal. A Maria Letícia Silva de Oliveira, do Curso Técnico de Química, foi aprovada em Odontologia. Maria Regina Leão Duarte, do curso de Informática, foi aprovada em Jornalismo e Yasmin Silva dos Santos, também de Informática, obteve a aprovação em Direito. Assim como outras alunas egressas e ainda em curso no Ifal, as meninas agora seguem o sonho de cursar a graduação na Universidade Federal.