Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Direção Geral do Ifal Maceió divulga nota sobre situação de violência nas escolas

publicado: 19/04/2023 12h26, última modificação: 19/04/2023 12h27

Prezada Comunidade Acadêmica, Administrativa, Pedagógica, Colaboradores/as Terceirizados/as, pais, mães e/ou responsáveis dos/as nossos/as alunos/as do IFAL/Campus Maceió:

De forma atenta, com cuidado e zelo, vimos acompanhando a onda de boatos que circula nas redes sociais, e que tem preocupado a todos/as: escolas, famílias, alunos/as etc., deixando-nos, amiúde, cautelosos e prudentes com relação à segurança no nosso Campus Maceió. Diante disso, algumas medidas já foram tomadas:

1. De forma fixa e, em tempo integral, colocamos/disponibilizamos, das 7h às 22h, um vigilante armado, tanto na Portaria Principal (entrada e saída de veículos e de transeuntes da comunidade externa), como também no Portão de Entrada e Saída dos/as Alunos/as.

2. Além disso, junto às nossas portarias (recepção dos porteiros), redobramos a nossa vigilância, com a intenção de controlarmos e filtrarmos, mais ainda, a entrada da comunidade externa.

3. Também, estamos acompanhando atentamente e, com cuidado,  as movimentações no interior do nosso Campus Maceió, junto aos/às nossos/as auxiliares de disciplina, com o objetivo de detectarmos quaisquer comportamentos inadequados, a fim de garantirmos a segurança de todos/as e a manutenção dos trabalhos, das atividades e dos fluxos diários.

4. Estamos dialogando e em contato permanente, também, com os órgãos municipais e estaduais de segurança e, sobretudo, com a Polícia Federal, não só em busca de orientações, mas também para fortalecer as ações que tornem os nossos espaços acadêmicos e administrativos mais seguros.

5. Pedimos, de forma colaborativa e educativa com a família, que os pais, as mães e/ou responsáveis acompanhem os/as seus/suas filhos/as e redobrem os cuidados e atenções aos conteúdos acessados por eles/as via Internet e redes sociais.

6. A todos/as, pedimos que, se verificarem quaisquer situações atípicas e/ou ameaças, denunciem no Canal Escola Segura: mj.gov.br/escolasegura  -  ou Disque 100 - Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania, ou pelo WhatsApp,  pelo número: (61) 99611-0100 - para denúncias, envio de mensagens de texto, áudios, fotos, arquivos multimídias, links etc.

Diariamente, sem dúvidas, buscamos, através da educação aos/às nossos/as alunos/as, a construção de uma sociedade de paz, que desenvolva e garanta o bem-estar, a segurança e a tranquilidade de todos/as. Devemos manter o nosso ritmo e o fluxo normal das nossas atividades, todavia, tomando mais cuidados e precauções com as ações no nosso entorno. Com certeza, esses movimentos de tensões tendem a passar.

Atenciosamente,

Damião Augusto