Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Direção Geral divulga Nota de Esclarecimento e repúdio sobre práticas de bullying

publicado: 18/12/2023 08h58, última modificação: 18/12/2023 09h00

A gestão do Campus Maceió vem a público esclarecer os últimos acontecimentos relacionados a alunos/as e repudiar veementemente todo tipo de preconceito e de violência física, verbal, psicológica e virtual. Informamos que no início deste semestre letivo um grupo de estudantes procurou a Diretoria de Ensino (DE) para relatar a situação. Logo em seguida, a equipe da DE foi até a turma para conversar com todos/as estudantes e alertar sobre as consequências derivadas da prática de bullying e outros tipos de preconceitos.

No dia 05 de dezembro de 2023, a Diretoria de Apoio Acadêmico foi procurada por este grupo de estudantes informando que a situação havia se agravado e a mesma orientou que as denúncias fossem formalizadas e os relatos enviados para o e-mail institucional da Diretoria. Do dia 06 de dezembro até o dia 11, diversos e-mails foram
compartilhados também com a Diretoria de Ensino e com a Direção-Geral contendo os relatos dos/as estudantes e seus familiares.

Desde então, encaminhamos os/as estudantes vítimas das violências para que fossem acompanhados/as pelo Setor de Psicologia do Campus e procuramos ouvir os demais setores e docentes que já acompanhavam a situação para entendermos o histórico do que estava acontecendo. Esclarecemos também a toda comunidade acadêmica do Campus Maceió que os procedimentos disciplinares já estão em andamento, como prevê a Resolução
Nº42/CS de 2013 que normatiza o Regulamento do Corpo Discente, e serão rigorosamente seguidos de maneira justa e transparente, garantindo o direito de ampla defesa a todos/as os/as envolvidos/as.

Desse modo, também repudiamos a exposição virtual e a discriminação no ambiente escolar dos/as estudantes matriculados/as na turma. Os/as culpados/as serão responsabilizados/as por seus atos nas esferas cabíveis. Reiteramos o nosso compromisso inabalável com a promoção de um ambiente acadêmico seguro,
respeitoso e inclusivo para toda a comunidade. Acreditamos na importância da denúncia e encorajamos todos os membros da comunidade acadêmica a se manifestarem caso testemunhem ou sejam vítimas de comportamentos inadequados. Ressaltamos que a confidencialidade será mantida durante todo o processo de apuração.

A gestão do Campus Maceió juntamente com a coordenação pedagógica e seus Núcleos NUGEDIS e NEABI permanecem à disposição para prestar o suporte necessário às vítimas e reitera seu compromisso com a construção de uma comunidade acadêmica justa, inclusiva e livre de qualquer forma de discriminação. Estamos empenhados em garantir que tais incidentes não tenham espaço em nossa instituição, reafirmando os valores fundamentais de respeito e promoção da diversidade.

Atenciosamente,

Direção Geral/Ifal Maceió