Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Dia do Físico é celebrado por estudantes de Licenciatura do Ifal Maceió
conteúdo

Notícias

Dia do Físico é celebrado por estudantes de Licenciatura do Ifal Maceió

Evento teve oficina, debates e apresentação de trabalhos
publicado: 29/05/2025 12h54, última modificação: 29/05/2025 13h47

Para comemorar o dia do Físico, celebrado em 19/05,  as/os estudantes do curso de Licenciatura em Física do Ifal Maceió organizaram um evento para celebrar a data e o aniversário de três anos da Atlética Atômicos, uma associação acadêmica organizada pelo alunos da Licenciatura em Física, para promover atividades do curso. O evento foi acolhido pelo Colegiado do Curso, incentivado pelo coordenador, professor Jorge Luiz Araujo Rocha, e contou com apresentações de estudos realizados pelas/os estudantes e uma oficina ministrada pelo técnico de laboratório Jeremias Costa, cujo tema foi “A Física no Cotidiano: Uma visão a partir de experimentos de baixo custo”.

A oficina teve como objetivo mostrar como a Física está presente nas situações mais simples do dia a dia — desde o funcionamento dos eletrodomésticos até o movimento dos nossos corpos e os fenômenos naturais ao nosso redor. O técnico foi homenageado pelas/os estudantes como forma de agradecimento pela dedicação ao curso e às/os estudantes. Segundo Jair Vitor Santos, tesoureiro da Atlética, “não existe curso de Física no Ifal Maceió sem o Jeremias, ele é o alicerce para as/os estudantes, nunca se nega a dar apoio para pesquisa ou elaboração de relatório, por exemplo”. Para a secretária da Atlética Atômicos, a estudante Raabe Zumba, “Jeremias é o famoso Salvador da Pátria das/os alunas/os do curso de Física. Com seu jeito único e didático, ele nos mostra que a Física vai muito além das fórmulas".

Além da oficina ministrada, quatro trabalhos acadêmicos oriundos de projetos de pesquisa, de extensão, do Pibid e de TCC foram apresentados no evento de comemoração:

A influência de projetos desenvolvidos dentro do Pibid na transição escola-universidade, de autoria de Anderson Silva;

Mulheres na Física: Quais fatores influenciam na evasão feminina no curso de Física do Ifal Campus Maceió? de autoria de Sarah Kristhien de Araújo. 

Estudo da conservação da energia mecânica através de experimentos de baixo custo, de autoria de Maycon Douglas;

Do cotidiano à Física: uma abordagem significativa para o lançamento oblíquo, de autoria de Jair Vitor Santos e Luis Vital;

Destaque para o trabalho sobre evasão feminina no curso de Física

WhatsApp Image 2025-05-28 at 15.13.43.jpegO levantamento realizado pela estudante Sarah Kristhien, sobre a evasão das estudantes ingressantes no curso, revela que nos anos de 2018, 2020 e 2022, 100% das mulheres tiveram suas matrículas canceladas, que da turma de 2019, apenas três mulheres concluíram o curso e duas estão ativas (sendo a turma com a menor porcentagem de evasão de mulheres, até o momento, e nos anos em que houve mulheres que decidiram/puderam permanecer no curso (2019, 2021, 2023) a taxa de evasão foi menor que a de homens.

As causas apontadas para a evasão, segundo o estudo, são as reprovações em componentes curriculares mais densos e o turno do curso. Somados a essas causas, a estudante indica como agravantes para a evasão feminina o machismo estrutural, a dupla (ou tripla) jornada de trabalho e a falta de representatividade feminina na área. Vale destacar que, atualmente, há apenas uma docente (substituta) da área no curso. O estudo concluiu que à medida que as mulheres resistem, se unem e assumem um lugar de referência, a probabilidade é que haja permanência no curso. 

Dia do Físico é celebrado por estudantes de Licenciatura em Física do Campus MaceióO sentimento de pertencimento e incentivos à permanência

O estudante Pedro Zumba relatou o sentimento de pertencimento criado ao longo do curso e de suas vivências como presidente da atlética. Os experimentos, as atividades práticas, o uso dos espaços de aprendizagem e as atividades extracurriculares contribuíram para desmistificar o curso. Além disso, o estudante informa que os auxílios estudantis, o Programa de Iniciação à Docência e a participação ativa na atlética são fundamentais para a permanência das/os estudantes no curso.

A Atlética Atômicos desempenha um papel essencial para a integração das/os estudantes do curso de Licenciatura em Física. Para além das atividades esportivas, são realizados eventos de acolhimento, de cunho social, de recepção de novas/os estudantes e, principalmente, de formação docente. 

O Departamento de Graduação do Ifal também esteve presente na celebração. A professora Talita Gonçalves, chefe do departamento, ressalta a importância dessa iniciativa das/os estudantes para a promoção e a valorização do curso de Física. Esse evento pode motivar outros grupos de estudantes de graduação no Ifal a planejar ações de integração e de formação docente/profissional, tornando-os protagonistas de sua trajetória acadêmica. “A equipe da Atlética Atômicos está de parabéns pelo aniversário e pelo importante trabalho que realiza junto às/aos estudantes. É um grupo muito unido que vem compartilhando, junto aos docentes e  à coordenação de curso, a responsabilidade pela formação docente e o amor pela Física", relata a profa. Talita.