Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Desenvolvido no Ifal, aplicativo é premiado em competição internacional de Engenharia de Software
conteúdo

Notícias

Desenvolvido no Ifal, aplicativo é premiado em competição internacional de Engenharia de Software

Travlendar foi o terceiro colocado na maratona tecnológica SCORE Contest 2018

publicado: 04/06/2018 13h23, última modificação: 05/06/2018 12h05
Exibir carrossel de imagens Fotos: Divulgação Equipe do Ifal conquistou o terceiro lugar na maratona internacional de Engenharia de Software.

Equipe do Ifal conquistou o terceiro lugar na maratona internacional de Engenharia de Software.

Um feito inédito conquistado por estudantes do Instituto Federal de Alagoas coloca o Ifal entre as grandes instituições mundiais produtoras de tecnologias inovadoras: O aplicativo Travlendar, que mescla funções de calendário, agenda e geolocalização, desenvolvido por estudantes do Ifal a partir de um projeto de pesquisa de iniciação tecnológica PIBIT, obteve a terceira colocação no SCORE Contest 2018, uma competição tecnológica considerada o ponto alto da Conferência Internacional em Engenharia de Software (ICSE), maior evento da área, e que neste ano aconteceu de 27/05 a 03/06 na cidade de Gotemburgo, na Suécia.

Equipe desenvolvedora do TravlendarÉ a primeira vez que uma instituição brasileira é premiada na maratona tecnológica da ICSE. O bom desempenho do Ifal na competição foi parabenizado pela comunidade científica brasileira: o feito inédito rendeu mensagens de congratulações da Sociedade Brasileira de Computação, da Escola Politécnica da PUC/RS e do Instituto Metrópole Digital/UFRN. As instituições reconhecem que a conquista do Ifal impulsiona novas ações da comunidade científica brasileira, em âmbito internacional.

A conferência ICSE reúne pesquisadores e desenvolvedores de software de todo o mundo. Apenas três ideias inovadoras, dentre soluções do mundo inteiro inscritas no evento, foram levadas à final da maratona tecnológica SCORE Contest, sendo o software Travlendar a única ideia brasileira finalista e premiada na Conferência. Um feito inédito para o Brasil, para Alagoas e para o Ifal.

TIME INOVADOR

A equipe de desenvolvedores do sistema é formada pelos estudantes Gabriel Silva e Anderson Feitosa, do curso de bacharelado em Sistemas de Informação do Campus Maceió, e Igor Batista e Genilson Almeida, alunos do curso técnico em Informática para Internet, do campus Rio Largo, orientados pelo professor Flávio Medeiros, da coordenação de Informática do Campus Maceió, e coordenador do Centro de Pesquisa em Software (CPSoftware), do Ifal. O Travlendar foi desenvolvido a partir de estudos realizados no CPSoftware, formado por professores e alunos do Instituto focados em pesquisas nas áreas de linguagens de programação, técnicas e ferramentas de suporte ao desenvolvimento de software.

Estudantes explicam funcionamento do Software em evento na Suécia

Para os estudantes, a experiência de participação e a premiação na conferência foi inesquecível. Gabriel Silva, do campus Maceió, revela que nunca imaginou vivenciar uma experiência tão gratificante. "Quando fomos classificados, nem imaginávamos que estávamos concorrendo com pesquisadores graduados, mestres e doutores do mundo inteiro. Estou muito feliz por essa conquista", revela.

Anderson Feitosa, também do campus Maceió, destaca que a participação no evento foi uma sequência de surpresas em vários momentos: "Ficamos surpresos pela possibilidade da participação. Nunca nem viajamos de avião, nunca fomos pra outro país, e de repente nos deparamos com um novo mundo de possibilidades, muito amplo e diferente do que estamos acostumados. E a conquista do terceiro lugar só tornou mais evidente  e gratificante toda essa experiência", avalia o estudante.

Genilson Almeida, do curso técnico em Informática para Internet, do campus Rio Largo, revela sentir-se "mais do que feliz" com o resultado obtido pela equipe. "Para mim, que sou aluno de um curso técnico, foi uma experiência, gratificante e muito rica e diferente. Somente quando chegamos lá na Suécia, quando nos deparamos com uma realidade tão diferente da nossa, é que a ficha de fato "começou a cair" do quanto tão longe chegamos. Aproveitamos bastante a experiência, evoluímos profundamente e esperamos continuar fortes na evolução e em conquistas novas da mesma magnitude ou ainda maiores, pois agora temos uma visão ampliada sobre tudo o que fazemos", destaca Genilson.

EDUCAÇÃO CIENTÍFICA E TECNOLÓGICA

Coordenador do Projeto, o professor Flávio Medeiros revela que um dos principais pontos de "surpresa" para a equipe durante a participação da ICSE foi o fato da equipe ser parabenizada e reconhecida pela comunidade científica participante da conferência como membros de um Instituo Federal de Educação, Ciência e Tecnologia, visto que a maioria dos pesquisadores e participantes é egressa de grandes universidades internacionais. "Conseguimos colocar o Ifal em um evento de alto nível onde a comunidade acadêmica que predomina é de formação universitária. Isto abre um precedente para que outros Institutos no  Brasil evoluam e levem suas ideias inovadoras pelo mundo afora", comemora o pesquisador.

A IDEIA

Interface do Travlendar para Pc´s e notebooksO aplicativo Travlendar foi utilizado durante a conferência ICSE em Gotemburgo, em tempo real, ao longo de todo o período da maratona tecnológica SCORE Contest, e seu funcionamento foi aprovado por usuários e avaliadores da "engenhoca". A inovação, que surgiu nos laboratórios de Informática do Campus Maceió, é um organizador de eventos pessoais, que apresenta informações sobre compromissos pessoais, como uma agenda, integrada a informações de distâncias entre as localidades dos eventos e o tempo necessário para percorrê-las. Ao mesclar compromissos, locais e condições de mobilidade, o Travlendar "prepara" o usuário para os seus compromissos, sem conflitos de horários já que calcula o tempo de deslocamento e as condições de tráfego para chegar ao local pretendido.

O sistema integra ferramentas como calendário e agenda editável do Google Calendar, Planner, geolocalização pelo Google Maps, Facebook, Twitter e Google Plus, e pode ser acessado por dispositivos móveis via Google Play ou Apple Store (para baixar o aplicativo para Android ou iOS) ou diretamente da internet por navegadores convencionais, como Google Chrome ou Mozilla Firefox.

A plataforma visa auxiliar profissionais que vivem viajando e precisam realizar encontros de negócios ao redor do mundo, reunindo informações que impedem o "conflito" de compromissos e ajudam o usuário a gerenciar seu dia e atividades de maneira mais usual. Mescla ferramentas de uso contínuo e foi desenvolvido e testado em Alagoas entre os meses de setembro de 2017 e março de 2018. Durante o período, os participantes utilizaram-se de uma plataforma de comunicação chamada SCRUM, que possibilitou o desenvolvimento ágil do projeto, classificado e premiado entre centenas de ideias inovadoras desenvolvidas e inscritas na competição internacional por pesquisadores e desenvolvedores de software de todo o mundo.

Para o professor Flávio Medeiros, a participação e premiação do Instituto no evento representa um avanço para o Ifal, para Alagoas e para o Brasil na área de Engenharia de Software. "Fomos premiados numa maratona tecnológica que envolve as mais recentes e inovadoras ideias em Engenharia de Software do mundo, o que representa um avanço enorme na área. Contamos inclusive com o apoio do Instituto para viabilizar a nossa participação", explica o coordenador da pesquisa. 

registrado em: