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Da graduação ao mestrado: egressa do Ifal Maceió antecipa formatura e "emenda" licenciatura com pós-graduação

Stheffanie Louise Oliveira Peixoto precisou "antecipar" colação de grau para ingressar no mestrado em Matemática
por Gabriela Rodrigues publicado: 03/04/2025 12h45, última modificação: 03/04/2025 16h05
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Stheffanie precisou "antecipar" colação de grau para ingressar no mestrado em Matemática

Ela é uma jovem de trinta anos de idade, apaixonada por números. Mãe de uma filha de dez anos e recém-formada pelo curso de Licenciatura em Matemática do Ifal Maceió, Stheffanie Louise Oliveira Peixoto ingressou na graduação no campus Maceió no semestre 2019.1 e, pouco tempo depois, se viu diante da nova realidade estabelecida pela pandemia da Covid-19, período em que as aulas foram suspensas e depois aconteceram de forma remota.

Ao conciliar os desafios da maternidade, as incertezas impostas pela pandemia, o estudo da matemática e a atuação em projetos de iniciação científica e no Programa de Residência Pedagógica - PRP, Stheffanie Louise sempre teve uma certeza "apesar do cansaço":  "Em todo o tempo eu sabia que ensinar matemática era o que eu queria para minha vida", reforça a estudante, recém-formada e recentemente aprovada na seleção do Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática da Universidade Federal de Alagoas, o PPGECIM/Ufal.

Apesar do cansaço, ela seguiu o sonho de ensinar Matemática.

A atual mestranda em Matemática colou grau no final do mês de março em cerimônia extraordinária no gabinete da Direção Geral do Ifal Maceió para que pudesse assumir a vaga no programa de pós-graduação para o qual foi aprovada pouco depois de ter defendido o Trabalho de Conclusão de Curso que lhe traria o diploma de graduação. Stheffanie Louise conta que conciliou o trabalho de pesquisa com os estudos para a seleção de mestrado e que os resultados vieram "um após o outro". 

"Quando entrei no curso, fui conhecendo mais sobre o desafio de ser docente nos dias atuais e tive contato com a área de pesquisa da Educação Matemática, que imediatamente despertou meu interesse. Paralelo a isso, sempre me interessei em tecnologias digitais e percebia como pode ser mais interessante uma aula de matemática quando elas são inseridas", relata a recém-egressa do campus.

Stheffanie Louise deu aulas como regente em uma turma do primeiro ano do ensino médio do Ifal durante o  Programa Residência Pedagógica (PRP)

"Durante toda a graduação, e com a experiência de jogar com minha filha, ficava me perguntando como o jogo Minecraft poderia ser inserido dentro das aulas de matemática. Daí surgiu o tema do meu TCC, que defendi em dezembro de 2024. Realizei um mapeamento bibliográfico de teses e dissertações que utilizavam o Minecraft e percebi que não havia trabalhos que se propunham a trabalhar com temas relacionados à Educação Financeira com o jogo. A pesquisa também me trouxe elementos para pensar no mestrado e entrar na pós-graduação. Assim que defendi, saiu o edital para seleção do mestrado e não tive dúvidas de que queria continuar com o meu estudo acadêmico. Mesmo com todo o cansaço de final de curso e de ano, me dediquei e foquei nesse sonho e, graças a Deus, consegui ser selecionada", relata Stheffanie Louise.

Ao mergulhar nos estudos sobre utilização de jogos para o ensino de Matemática Financeira, a jovem "ampliou" a pesquisa já feita para o TCC e ao "acelerar" a colação de grau, já ingressa no Mestrado com clareza sobre seu projeto e pesquisa. "Meu projeto é, sem sombra de dúvidas, uma continuidade do que pesquisei no TCC. Proponho o ensino da Educação Financeira utilizando o Minecraft numa turma de 5º ano do Ensino Fundamental e acredito que posso contribuir significativamente para a comunidade acadêmica", destaca. 

Trajetória

Stheffanie Louise deu aulas como regente em uma turma do primeiro ano do ensino médio do Ifal durante o  Programa Residência Pedagógica (PRP)Em sua jornada como estudante de Licenciatura em Matemática, Stheffanie Louise contou com o incentivo e a parceria de Maria Luiza, sua filha de dez anos e responsável pelos insights da mãe sobre o jogo Minecraft, que lhe rendeu tantas percepções em torno da Matemática. "Moramos só nos duas, então ela foi uma grande companheira nessa jornada. Teve muita paciência em não ter a mãe sempre presente por conta dos estudos e compromissos", recorda a mestranda.

Ao longo de sua permanência na Licenciatura, Stheffanie Louise participou do IX Encontro de Iniciação Científica do Ifal - Palmeira dos Índios, do Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática - Sipemat, em Campina Grande - PB e também deu aulas como regente em uma turma do primeiro ano do ensino médio do Ifal durante o  Programa Residência Pedagógica (PRP).