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Cursos Superiores do Campus Maceió ganham Selo de Qualidade no Guia do Estudante

publicado: 01/09/2017 13h30, última modificação: 01/09/2017 14h10

*Por: Anny Rochelly e Gabriela Rodrigues - Jornalistas

Os cursos superiores de Licenciatura em Letras, Química e Matemática, e o curso superior de Bacharelado em Sistemas de Informação, do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), Campus Maceió, foram avaliados pelo Guia do Estudante, ganharam estrelas por sua classificação e agora constam na publicação GE Profissões Vestibular 2018, que estará nas bancas a partir de 16 de outubro, com recomendações dos cursos superiores mais bem avaliados do País.

As licenciaturas em Letras e Química conquistaram 4 estrelas na publicação, já o curso de Matemática foi categorizado com 3 estrelas. O curso de bacharelado em Sistemas de Informação já consta na publicação desde 2014 com avaliação de 4 estrelas.

Para o coordenador do curso de Letras da instituição, Fábio José dos Santos, o conceito atribuído pelo Guia do Estudante representa “o resultado dos esforços empreendidos por todos os envolvidos em prol de uma formação docente e adequada, que faça frente às exigências de uma educação comprometida com a qualidade do ensino na escola básica, com a formação integral dos sujeitos e com uma visão crítica e emancipada da sociedade contemporânea”, opinou.

Além disso, ele credita a conquista ao empenho constante dos professores e alunos que integram o curso, comprometidos com a construção coletiva de conhecimento, integração entre teoria e prática e diálogos com a escola de educação básica. Para o futuro, eles esperam impactar positivamente o cenário educacional em Alagoas, especialmente na área de Letras, com “qualidade, seriedade e compromisso”, pontuou.

O coordenador do curso de Química, Phabyanno Rodrigues Lima,  destaca que o mais importante para que o curso obtivesse o bom resultado foi o conjunto de relações que foram criadas dentro da Instituição para que o aluno tivesse um aporte diferenciado na aprendizagem, além do desenvolvimento da estrutura do curso e da qualificação do corpo docente. "O diálogo mais próximo entre gestores do curso e do Campus, reitoria, departamentos e coordenações impacta na sala de aula e, consequentemente, no bom desempenho da Instituição. Estamos no caminho certo, embora tenhamos mais alguns desafios a vencer. Mas um resultado como este dá uma energia diferenciada ao curso, nos dá mais motivação para seguir em frente”, destaca o coordenador.

Para a gestora Jeane Melo, diretora geral do Campus Maceió, o sucesso dos cursos superiores na avaliação do Guia do Estudante se deve à junção de esforços coletivos de profissionais do Instituto que, no caso das três licenciaturas classificadas, pensaram um projeto diferenciado para a formação de novos professores. “São cursos que trouxeram um novo caráter ao ensino das licenciaturas, diante das universidades convencionais. As licenciaturas desenvolvidas no Ifal permitem aos alunos uma vivência prática, por meio experiência do ensino proporcionadas por projetos do PIBID (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) e das metodologias trazidas pelos professores para a sala de aula, preparando o aluno para o mundo do trabalho”, avalia a diretora do Campus.

Cursos referenciados

O curso de Licenciatura em Letras do campus Maceió está em funcionamento desde 2011 e conta com um corpo docente formado por vários doutores. Atualmente, há mais de cem alunos ativos no curso, que tem duração de quatro anos e habilita profissionais para o magistério na área de Letras – Português. A Licenciatura foi desenvolvida na Instituição com o objetivo de formar professores para a educação básica na área de Língua Portuguesa e suas literaturas, buscando integrar os conhecimentos didático-pedagógicos  aos conhecimentos científicos específicos do curso, de forma contextualizada, pautando-se em princípios democráticos, éticos, humanísticos, científicos e tecnológicos.

Já o curso de Licenciatura em Química tem regime semestral, com duração regular de 4 anos. A Licenciatura em Química forma e prepara profissionais para atuar na Educação Básica, na área de Ciências da Natureza, mais precisamente Química e suas Tecnologias, pautados na compreensão da importância da Química nos processos de ensino e aprendizagem do conhecimento teórico, estabelecendo estreita associação à prática experimental e sua importância para a formação humana.

O curso de Licenciatura em Matemática, que iniciou suas atividades em 2012, teve renovação de reconhecimento do Ministério da Educação (Mec) recentemente, em maio deste ano, e possui conceito 4. O curso de Matemática do campus busca contextualizar situações teóricas facilitando a aprendizagem, prioriza a dimensão aplicativa desta ciência enquanto ferramenta que utiliza o caráter experimental de outras áreas de conhecimento a exemplo da física, apresentando aos alunos, portanto, conhecimentos multidisciplinares.

O curso de Bacharelado em Sistemas de Informação, já “estrelado” pelo guia desde 2014 busca formar profissionais com conhecimento de tecnologias e ferramentas para projetar, desenvolver implantar, avaliar e integrar sistemas de informação nas organizações, de maneira a racionalizar o uso de recursos e melhorar o processo de tomada de decisão, primando por um elevado grau de responsabilidade social, fomentando, também, o uso de tecnologias associado à melhoria da qualidade de vida em sociedade.

Sobre o Guia do Estudante

A avaliação do Guia do Estudante é promovida desde 1986 pela Editora Abril e tem o objetivo de divulgar informações sobre profissões universitárias, mostrando como é o curso, o mercado de trabalho e as áreas de atuação ao estudante que pretende ingressar no ensino superior.

A metodologia de avaliação do Guia do Estudante é constituída por questionários que levam em consideração a qualificação do corpo docente, o número de doutores, a exclusividade dos professores ao curso, a produção científica e a relação entre graduação e pós-graduação, utilizando dados institucionais. Estes dados são analisados por profissionais selecionados entre professores, coordenadores de curso e avaliadores do Ministério da Educação (Mec). Os conceitos do Guia são dados por estrelas, indo de uma a cinco.