Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Curso de Informática promove workshop de plataformas e maratona de programação

Curso de Informática promove workshop de plataformas e maratona de programação

publicado: 09/11/2017 14h47, última modificação: 09/11/2017 16h40

As Coordernações do Curso Técnico em Informática e do Bacharelado em Sistemas de Informação trazem atividades inovadoras dentro da programação da I Mostra Ifal do Campus Maceió. Uma delas é o Workshop de Microserviços, usando as tecnologias emergentes Angular, Node.JS e Mongodb, adotadas por grandes corporações como Google, Facebook e NetFlix. A oficina foi ministrada pelo professor Bruno Bessa, teve a participações de alunos do Ifal e de outras instituições e teve como objetivo desafiar os alunos a usar plataformas web escaláveis, ou seja, plataformas que servem para suportar milhares de usuários utilizando simultaneamente uma mesma ferramenta na Internet, como é o caso das redes sociais e do NetFlix.

O Workshop foi uma oportunidade para que os alunos testassem suas capacidades de criar plataformas escaláveis, a partir do aprendizado sobre o uso de tecnologias interligadas, associadas. “A partir do entendimento, uso e aprendizado é possível construir softwares e fazê-los funcionar, na prática”, explicou o professor Bruno Bessa.

MARATONA DE PROGRAMAÇÃO

Outra novidade apresentada pela Coordenação de Informática/Sistemas de Informação na Mostra Ifal é a primeira edição da Maratona de Programação, que promete agitar o Bloco de Informática nesta sexta-feira, a partir das 13 horas, no Campus Maceió. A maratona, aberta a estudantes de ensino médio e graduação de escolas públicas e particulares de Alagoas, conta com a participação de 80 estudantes inscritos que, divididos em equipes de três integrantes, deverão desenvolver algoritmos (códigos de informática) para a resolução de 15 problemas computacionais: cinco de nível médio (valendo um ponto), cinco de nível avançado (valendo três pontos) e cinco de nível expert (valendo cinco pontos). A equipe vencedora será a que conseguir resolver o maior número de questões em um período de cinco horas.

Os vencedores da maratona ganharão um minicomputador Raspberry Py, um computador do tamanho de um cartão de crédito, que se conecta a um monitor de computador ou TV, e usa um teclado e um mouse padrão, desenvolvido no Reino Unido. Todo o hardware é integrado numa única placa. O principal objetivo é promover o ensino em em Ciências da Computação.

Os vencedores da Maratona também recebem medalhas e a participação garantida em viagens e eventos da área de Computação dos quais o Ifal for participante.