Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Curso de Artesanato representa Ifal em Encontro Nacional da EJA

Curso de Artesanato representa Ifal em Encontro Nacional da EJA

publicado: 21/12/2022 15h27, última modificação: 22/12/2022 11h40
Exibir carrossel de imagens Mesa Temática: "Currículo Integrado EJA EPT: Curso Técnico em Artesanato".

Mesa Temática: "Currículo Integrado EJA EPT: Curso Técnico em Artesanato".

Professores/as do curso de Artesanato na modalidade Educação de Jovens e Adultos - EJA, do Ifal Maceió, representaram o Ifal no V Encontro Nacional da EJA-EPT (PROEJA) da Rede Federal, com o tema “15 anos da EJA-EPT: por uma política pública de fato e de direito”. O encontro aconteceu no no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul), campus Sapucaia do Sul, e reuniu represnetantes da EJA de toda a Rede Federal. Além de professores do curso de Artesanato do Ifal Maceió, professores de cursos EJA dos campi Marechal Deodoro e Murici também representaram Ifal no evento nacional.

A coordenadora do curso de Artesanato do Ifal Maceió, Juliana Aguiar,  participou da Mesa Temática: "Currículo Integrado EJA/EPT: Curso Técnico em Artesanato", levando para o encontro nacional experiências locais vivenciadas por estudantes, professores e artesãos formados pelo Campus Maceió. “Temos a tradição de levar representantes do Ifal para um evento em rede, possibilitando a troca de experiências e dando pelas visibilidade às formações técnicas, acadêmicas e humanas de jovens e adultos no Estado de Alagoas. Assim apresentamos resultados e obtemos conhecimento por meio de relatos de outros IF´s no país. É uma experiência muito construtiva e enriquecedora ", relatou a coordenadora do curso.

O evento

O V Encontro Nacional da EJA-EPT debateu a comemoração, em 2022, dos 15 anos da existência de cursos voltados para a Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica - EJA/EPT. A entrada desses trabalhadores-estudantes aproximou as instituições de realidades até então pouco vivenciadas e conhecidas.  Como desdobramentos, o evento destacou discussões e práticas sobre a democratização do acesso à educação pública de qualidade, a função social da educação profissional e tecnológica e a afirmação de compromissos com o fortalecimento da educação pública.