Notícias
Curso Bacharelado em Engenharia Civil obtém conceito 5 em avaliação de reconhecimento
O curso superior de Bacharelado em Engenharia Civil do Campus Maceió obteve o Conceito final 5 pela avaliação do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais - INEP/MEC, que possibilita a renovação de reconhecimento de cursos superiores em instituições de todo o país. Com a nota obtida, o curso permanece em funcionamento, como graduação de qualidade nacionalmente reconhecida.
De acordo com o relatório de avaliação, a comissão do MEC verificou, a partir dos dados socioeconômicos e ambientais apresentados no Projeto Político-pedagógico do Curso (PPC), subsídios para a continuidade e existência do curso de Egenharia Civil, coerência com o contexto educacional, com as necessidades locais e com o perfil do egresso da graduação. Com o conceito contínuo 4,51 e conceito final faixa 5, o curso obtém a nota máxima na avaliação nacional.
A avaliação foi baseada na análise da organização didático-pedagógica do curso, do corpo docente e da infraestrutura do curso. Em relação à organização didático-pedagógica do curso, a avaliação comprovou que o bacharelado em Engeharia Civil oportuniza situações concretas vinculadas à prática profissional dos discentes, visando o desenvolvimento técnico, humano e político. A estrutura curricular que consta no PPC está implementada de acordo com o Plano de Desenvolvimento Institucional - PDI, do Ifal.
Já em relação ao corpo docente do curso avaliado, consta no relatório que os professores possuem boa experiência profissional e de mercado, e com titulação compatível com suas necessidades e propósitos, sendo 80% do corpo docente com dedicação exclusiva. Por fim, no item Infraestrutura, a avaliação reconheceu que a Instituição oferece infraestrutura suficiente para o funcionamento do curso, sobretudo salas de aula compatíveis com o número de alunos e laboratórios de Hidráulica, Mecânica de Solos, Pavimentação e Geologia, Materiais de Construção, Estruturas e Topografia com estrutura, equipamentos e condições condizentes com os espaços físicos e necessidades dos alunos e pesquisadores.
Outro aspecto importante mencionado pelos avaliadores é a relevância do curso de bacharelado em Engenharia Civil sobretudo no contexto na cidade de Maceió: a capital alagoana é considerada a quarta cidade, no ranking nordestino, em número de construções, e a 12ª cidade no cenário nacional em termos de crescimento do valor do metro quadrado a partir de 2020. Além disso, a forte vocação turística que impulsiona a economia da capital alavanca, também, o mercado da construção civil, bastante aquecido na região e com muitas oportunidades para os egressos do Ifal Maceió.