Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Coro Jovem do Ifal Maceió representa Alagoas no Festival Paraibano de Coros

Coro Jovem do Ifal Maceió representa Alagoas no Festival Paraibano de Coros

Evento reúne coralistas de todo o país

publicado: 04/11/2022 13h31, última modificação: 04/11/2022 13h47

O Coro Jovem do Ifal Campus Maceió se apresentou nesta quinta-feira, 3/11, no XX Festival Paraibano de Coros - Fepac 2022. O evento ocorreu na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – no Espaço Cultural, em João Pessoa. O grupo integrou a programação do festival junto com coros de cidades como Londrina, Fortaleza, Anápolis, Parnamirim, Recife, entre outras.

No repertório do Coro Jovem, músicas de Pixinguinha ("Carinhoso"), Caetano Veloso ("Cajuína"), Luiz Gonzaga ("Qui nem jiló") e Djavan ("Lilás"). Para o maestro e professor André Sousa, regente do Coro Jovem, a apresentação no festival representa um marco no desenvolvimento do grupo. "É a estreia do Coro Jovem em festivais e abraçamos essa oportunidade de representar não apenas o Ifal, mas Alagoas, em um evento tão importante com corais de vários Estados".

O regente destaca que os ensaios se intensificaram nas últimas semanas e que a dedicação e entrega dos coralistas foi um fator fundamental para o sucesso da apresentação. "O grupo recebeu vários elogios entusiasmados e de incentivo para a continuidade, principalmente porque o grupo possui apenas 6 meses de existência e já mostrou que pode participar de festivais de porte internacional, como o Festival Paraibano de Coros", reforçou.

O FEPAC

O XX Festival Paraibano de Coros – Fepac 2022 é um evento não competitivo que acontece desde 2003 em João Pessoa – PB. Em 2017 se tornou internacional, e este ano, completa 20 anos recebendo representantes dos Estados de Alagoas, Ceará, Goiás, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio Grande do Norte, São Paulo e Sergipe.

As apresentações dos corais iniciaram na última quarta-feira (02) e seguem até domingo (06) na Sala de Concertos Maestro José Siqueira – no Espaço Cultural – Funesc. Em virtude de sua qualidade reconhecida fora do Estado, o Coro Jovem do Ifal Maceió foi convidado para participar do evento por meio de carta-convite enviada pela coordenação geral do festival.

O CORO JOVEM

O Coro Jovem foi formado em abril de 2022 com estudantes do campus, de idade entre 15 a 25 anos, no campus Maceió. O grupo apresenta peças de diversos estilos e épocas e um dos objetivos do coro é promover a cultura musical no campus, proporcionando a interação entre a comunidade interna e a comunidade externa. Procura-se criar um espaço de experimentação musical, despertando nos participantes o senso artístico, criativo e social.

Em junho de 2022 o coro foi selecionado como projeto de extensão modalidade ArtIfal, programa da Pró-Reitoria de Extensão do Ifal. O projeto oportuniza a troca de saberes, conhecimentos e experiências, e o diálogo entre sociedade e o Instituto Federal de Alagoas, visando à inclusão e ao desenvolvimento social e cultural, mediante ações artísticas.

Atualmente o coro é composto por 45 integrantes, duas bolsistas de extensão e a coordenação e regência do professor e maestro André Sousa. As atividades são realizadas no Núcleo de Cultura do Ifal Campus Maceió, duas vezes por semana: às terças e quintas-feiras, de 10 às 12 horas e de 14 às 16 horas.