Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Conheça a nova logomarca do Neabi
conteúdo

Notícias

Conheça a nova logomarca do Neabi

Nova identidade do Núcleo foi criada por Samuel Smith, do curso técnico Integrado em Edificações
por Gabriela Rodrigues publicado: 13/12/2023 17h03, última modificação: 13/12/2023 17h04
Exibir carrossel de imagens Nova identidade do Núcleo foi criada por Samuel Smith, do curso técnico Integrado em Edificações

Nova identidade do Núcleo foi criada por Samuel Smith, do curso técnico Integrado em Edificações

O Núcleo de Estudos Afro-brasileiro e Indígenas (NEABI), do Ifal Maceió, e a Direção Geral do campus apresentaram em cerimônia de premiação as logomarcas vencedoras do concurso para escolha da nova logomarca do Neabi. O vencedor foi Samuel Smith Gomes dos Santos, do curso técnico Integrado em Edificações. Em segundo lugar ficou a logomarca criada por Amanda da Silva Santos (da Licenciatura em Ciência Biológicas) e em terceiro a de Ana Carolina Guimarães (do Tecnológico em Design de Interiores).

Confira aqui as logomarcas premiadas

Para a escolha, foram levados em consideração dos critérios de representatividade (relação com a concepção e objetivo do NEABI), a criatividade (inovação e atenção aos aspectos estéticos) e a originalidade (marca que não faça alusão a logotipos já existentes). A aplicabilidade foi outro ponto considerado pela comissão avaliadora, para que a nova marca pudesse ser utulizada em diferentes dimensões e sobre variados metariais e suportes gráficos.

Samuel Smith, criador da logomarca vencedora, falou sobre as referências utilizadas em seu processo criativo: "Para a execução do meu projeto eu utilizei métodos de contato virtual com a cultura dos povos tradicionais brasileiros, buscando por quaisquer registros fotográficos de manifestações culturais e religiosas dos povos indígenas brasileiros e afrodescendentes presentes em redes sociais, artigos na internet e plataformas, o que foi fundamental para caracterizar as suas formas e paleta de cores que refletem seus costumes e que mantém uma semelhança com os padrões também da própria logomarca do Instituto federal de Alagos, com a presença de tons verdes, térreos e vermelhos, por exemplo", explica o estudante.  "Isso objetiva reforçar uma aparência de conectividade entre o NEABI e o Instituto, a partir de um trabalho de representatividade étnica e perpetuação da memória dos nossos povos originários", reforça.

Samuel entende o Núcleo de Estudos Afro-brasileiros e Indígenas como meio fundamental para propagar conhecimento para a comunidade do Ifal por meio, justamente, da promoção de eventos culturais e atividades que edifiquem a influência da população afrodescendente e indígena.