Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Comissão debate com gestores de segurança soluções para entorno do Campus Maceió

publicado: 30/05/2018 16h19, última modificação: 30/05/2018 19h02
Exibir carrossel de imagens Reunião envolveu gestores  da Segurança Pública e integrantes de comissão do Campus Maceió.

Reunião envolveu gestores da Segurança Pública e integrantes de comissão do Campus Maceió.

Estudantes e gestores do Ifal integrantes da Comissão pela Segurança do Ifal Campus Maceió estiveram reunidos nesta quarta-feira (30) com autoridades da Segurança Pública do Estado para reivindicar e debater soluções para melhora da segurança no entorno do Campus Maceió. Participaram da reunião o diretor de políticas estudantil do Ifal Elton Barros (representando o reitor na ocasião), a diretora geral em exercício do campus, Maria Betânia Villar, a diretora de Ensino do campus Gisele Loures, o secretário de Segurança Pública de Alagoas Paulo Lima Júnior, alunos do campus Maceió, gestores e integrantes do Comando de Policiamento da Capital (CPC).

Na ocasião, os integrantes da comissão entregaram ao tenente coronel Neyvaldo Amorim, comandante do Comando do Policiamento da Capital, uma carta de reivindicações solicitando ao CPC maior rigor no policiamento nas vias de acesso ao Instituto, principalmente nos horários mais críticos. A carta de reivindicações foi baseada em relatório de pesquisa elaborado a partir de ocorrências registradas pela comunidade do Campus Maceió.

O relatório aponta que os horários mais críticos das ocorrência são justamente os de entrada e saída de alunos entre os turnos matutino e vespertino (das 11:00 às 13:00 horas) e entre os turnos vespertino e todo período noturno (das 17:00 às 22:00 horas). No mês de maio, os relatórios apontem a ocorrência de 39 assaltos a alunos. O relatório contendo dados de 143 pessoas que abordaram ocorrências de violência no entorno do campus pode ser obtido aqui.

Na carta entregue, os estudantes também reivindicaram a necessidade de policiamento ostensivo no entorno do Campus, além da viatura que fica parada na esquina da Avenida do Ferroviário, haja vista que a maior incidência de ocorrências acontece no trajeto para a Praça Bonfim e para o ponto de ônibus na Praça 13 de Maio. Os alunos destacaram também que a ausência do registro em Boletim de Ocorrência, em muitos casos, deve-se ao fato de que as vítimas, em sua maioria, são menores de idade, e, quando maiores, preferem não se expor ou não ir à delegacia.

AÇÕES PELA SEGURANÇA

O CPC apresentou  um plano de ações que, já a partir da próxima segunda-feira (04/04) entra em vigor no campus Maceió e em seu entorno.  Um trabalho de orientação e prevenção às ocorrências será desenvolvido junto aos alunos do Campus, com visitas de integrantes do CPC ao Instituto. Além disso, haverá atividade de coleta de dados que permitirá ao Comando o acesso a informações mais detalhadas sobre as ocorrências registradas pela comunidade acadêmica.

Na reunião, o CPC reforçou que atuará também intensificando o policiamento do entorno do Campus,  disponibilizando mais viaturas nos horárias de entrada e saída de alunos, durante os três turnos de funcionamento da Instituição, e disponibilizando contingente da ronda cidadã para a região em pontos e horários estratégicos.

Na ocasião, os gestores da Segurança Pública destacaram novamente a importância dos registros em Boletins de Ocorrência e reforçaram, também, o registro de denúncias anônimas pelo telefone 190.