Notícias
Colação de grau virtual reúne concluintes de dez graduações do Ifal Maceió
Concluintes de dez cursos de graduação ofertados pelo Ifal Campus colaram grau em cerimônia virtual realizada nesta sexta-feira, 16/07. A solenidade reuniu formandos do bacharelado em Sistemas de Informação, das licenciaturas em Letras – Português, Ciências Biológicas, Matemática e Química e dos tecnológicos em Alimentos, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Gestão de Turismo e Hotelaria.
A cerimônia foi aberta pela execução do Hino Nacional Brasileiro feita no saxofone pelo maestro Almir Medeiros. A formanda Michele Nascimento da Silva, do curso tecnológico em Construção de Edifícios, foi a juramentista da solenidade. Já Manocelia Francisca dos Santos, do curso tecnológico de Gestão em Turismo, foi a oradora. Em seu discurso, Manocelia destacou os desafios da vida acadêmica e a importância das universidades públicas brasileiras.
"Ao longo dessa caminhada, passamos por muitos obstáculos e até pensamos em desistir, mas sempre tivemos quem nos encorajasse e caminhasse conosco nesta jornada. Percebemos a importância da universidade pública para a sociedade, e que o espaço universitário é um local de diversidade, pesquisa e conhecimento, debate e respeito pelas diferenças. Nosso caminho chega ao fim, mas este não é um ponto final. Muito pelo contrário, é uma vírgula, pois novos desafios nos aguardam, e que possamos enfrentá-los com ética profissional, coragem e como bons seres humanos", destacou a oradora.
ASSISTA À CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU AQUI
Pronunciamentos - Participaram da mesa diretora da colação a pró-reitora de Ensino do Instituto, Cledilma Costa, representando o reitor Carlos Guedes, o diretor-geral do Ifal Maceió, Damião Augusto de Farias, a chefe do Departamento de Ensino Superior do campus, Iolita Marques, e a coordenadora das licenciaturas do Ifal Maceió, Karina Dias Alves.
O diretor do Campus Maceió abordou o cenário da pandemia no país, destacou que é uma vitória o enfrentamento aos desafios do Ensino Remoto Emergencial – ERE em um ano “insólito", falou na construção e novos paradigmas e experiências a partir deste período tão transformados e lamentou a alta quantidade de vítimas. O diretor reforçou seu pronunciamento encorajando os formandos e falou em otimismo, apesar das dificuldades, utilizando uma mensagem da escritora goiana Cora Coralina. “"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir. Com esta frase da escritora Cora Coralina, quero que levem com vocês um coração cheio de otimismo, paz, justiça, esperança, fé, amor e bondade", destacou o diretor. "E levem com vocês também a honestidade, valor tão essencial e que deve ser levado à frente, pois nosso país está escasso de honestidade, especialmente na política".
No encerramento do evento, a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa destacou a importância do Ifal como uma Instituição que se preocupa com a formação completa de seus alunos, de forma integral, passando pelo atendimento a questões de assistência estudantil, relações com o mundo do trabalho, incentivo à pesquisa e expansão do conhecimento por meio da extensão.
"Temos uma política de Estado defendida, fomentada, uma forma de fazer educação consolidada e que, em momentos como este, tem suas dificuldades potencializadas. Mas que não para. Temos aqui uma leva de novos profissionais que se lançaram aos enfrentamentos e que foram formados sem ´receitas prontas´, mas que certamente foram preparados para ter autonomia na tomada de decisões em cada área que devam atuar e para devolver à sociedade o resultado desse processo formativo que hoje se conclui", enfatizou a pró-reitora, ao referir-se à cerimônia de colação e outorga de grau como um momento de celebração da vida, gratidão e também de solidariedade às pessoas afetadas pela pandemia.