Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Colação de grau virtual reúne concluintes de dez graduações do Ifal Maceió

Colação de grau virtual reúne concluintes de dez graduações do Ifal Maceió

por Gabriela Rodrigues publicado: 16/07/2021 18h42, última modificação: 16/07/2021 18h44

Concluintes de dez cursos de graduação ofertados pelo Ifal Campus colaram grau em cerimônia virtual realizada nesta sexta-feira, 16/07. A solenidade reuniu formandos do bacharelado em Sistemas de Informação, das licenciaturas em Letras – Português, Ciências Biológicas, Matemática e Química e dos tecnológicos em Alimentos, Construção de Edifícios, Design de Interiores, Gestão de Turismo e Hotelaria.

A cerimônia foi aberta pela execução do Hino Nacional Brasileiro feita no saxofone pelo maestro Almir Medeiros. A formanda Michele Nascimento da Silva, do curso tecnológico em Construção de Edifícios, foi a juramentista  da solenidade. Já Manocelia Francisca dos Santos, do curso tecnológico de Gestão em Turismo, foi a oradora. Em seu discurso, Manocelia destacou os desafios da vida acadêmica e a importância das universidades públicas brasileiras.

"Ao longo dessa caminhada, passamos por muitos obstáculos e até pensamos em desistir, mas sempre tivemos quem nos encorajasse e caminhasse conosco nesta jornada. Percebemos a importância da universidade pública para a sociedade, e que o espaço universitário é um local de diversidade, pesquisa e conhecimento, debate e respeito pelas diferenças. Nosso caminho chega ao fim, mas este não é um ponto final. Muito pelo contrário, é uma vírgula, pois novos desafios nos aguardam, e que possamos enfrentá-los com ética profissional, coragem e como bons seres humanos", destacou a oradora.

ASSISTA À CERIMÔNIA DE COLAÇÃO DE GRAU AQUI

Pronunciamentos - Participaram da mesa diretora da colação a pró-reitora de Ensino do Instituto, Cledilma Costa, representando o reitor Carlos Guedes, o diretor-geral do Ifal Maceió,  Damião Augusto de Farias,  a chefe do Departamento de Ensino Superior do campus, Iolita Marques, e a coordenadora das licenciaturas do Ifal Maceió, Karina Dias Alves.

O diretor do Campus Maceió abordou o cenário da pandemia no país, destacou que é uma vitória o enfrentamento aos desafios do Ensino Remoto Emergencial – ERE em um ano  “insólito", falou na construção e novos paradigmas e experiências a partir deste período tão transformados e lamentou a alta quantidade de vítimas. O diretor reforçou seu pronunciamento encorajando os formandos e falou em otimismo, apesar das dificuldades, utilizando uma mensagem da escritora goiana Cora Coralina. “"Procuro semear otimismo e plantar sementes de paz e justiça. Digo o que penso, com esperança. Penso no que faço, com fé. Faço o que devo fazer, com amor. Eu me esforço para ser cada dia melhor, pois bondade também se aprende. Mesmo quando tudo parece desabar, cabe a mim decidir entre rir ou chorar, ir ou ficar, desistir ou lutar; porque descobri, no caminho incerto da vida, que o mais importante é o decidir. Com esta frase da escritora Cora Coralina, quero que levem com vocês um coração cheio de otimismo, paz, justiça, esperança, fé, amor e bondade", destacou o diretor. "E levem com vocês também a honestidade, valor tão essencial e que deve ser levado à frente, pois nosso país está escasso de honestidade, especialmente na política".

No encerramento do evento, a pró-reitora de Ensino Cledilma Costa destacou a importância do Ifal como uma Instituição que se preocupa com a formação completa de seus alunos, de forma integral, passando pelo atendimento a questões de assistência estudantil, relações com o mundo do trabalho, incentivo à pesquisa e expansão do conhecimento por meio da extensão.

"Temos uma política de Estado defendida, fomentada, uma forma de fazer educação consolidada e que, em momentos como este, tem suas dificuldades potencializadas. Mas que não para. Temos aqui uma leva de novos profissionais que se lançaram aos enfrentamentos e que foram formados sem ´receitas prontas´, mas que certamente foram preparados para ter autonomia na tomada de decisões em cada área que devam atuar e para devolver à sociedade o resultado desse processo formativo que hoje se conclui", enfatizou a pró-reitora, ao referir-se à cerimônia de colação e outorga de grau como um momento de celebração da vida, gratidão e também de solidariedade às pessoas afetadas pela pandemia.