Notícias
Colação de grau do Campus Maceió reúne alunos de sete cursos
Solenidade é a oitava realizada pela unidade em 2021
Catorze alunos do Campus Maceió participaram da última colação de grau do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de 2021, nesta quarta-feira (29). Eles eram oriundos dos cursos tecnológicos em Alimentos, Design de Interiores, Gestão em Turismo, Hotelaria, das licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras-Português, além do bacharelado em Sistema de Informações e vão iniciar o ano com diploma na mão.
Era o caso de Thaisa Alyvia, Marcella Farias e Alicia Gabriella, que entraram juntas no curso de Design de Interiores, no segundo semestre de 2017, e aproveitaram a amizade formada ao longo dos últimos quatro anos para fazerem o trabalho de conclusão do curso, em trio.
“Eu e a Thaise já havíamos feito uma pesquisa de inovação, como nós três também já havíamos realizado um estágio no Ifal”, pontuou Marcella, cuja colação foi uma ocasião para que toda a sua família se reunisse.
No auditório Oscar Sátyro, estavam o arquiteto Marcelo Farias, a esteticista Sueli Peixoto, além da irmã caçula, Emmilly Farias, que queriam ver sua primogênita iniciar um novo ciclo.
“O meu desejo de Marcella estar no Ifal vem de longa data. Quando ela tinha nove anos, eu já planejava que ela adentrasse no Ifal, porque eu já tinha conhecimento da estrutura; já conhecia, de certa forma, alguns professores do Ifal e a própria carreira, a nível federal. Tínhamos conhecimento de sua qualidade. Há três anos tivemos essa oportunidade com o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], para que ela exercesse uma atividade que eu realmente desejava para ela”, confessa Marcelo.
Retorno presencial das atividades
Egressa do curso técnico subsequente em Química, Thaisa comenta que passar por um segundo curso no Ifal, em período de pandemia, não foi uma tarefa fácil.
“Foi um momento de adaptação e de desafio trabalhar em casa. Aqui no Ifal, a gente tinha um horário. Em casa, se não nos policiássemos, não conseguiríamos conciliar tudo. Mas foi muito bom como pudemos trabalhar juntas e isso se transformou na melhor tarefa do curso”, pontuou.
Thaisa, Marcella e Alicia pertenceram a primeira turma do Campus Maceió a retornar as aulas presenciais em 2021, após o período de distanciamento social enfrentado pelos estudantes de todo o Ifal, em virtude da pandemia da Covid-19. No entanto, a colação das três foi a terceira presencial realizada na unidade este ano.
“Estamos na 8ª formatura do ano, cinco delas virtuais. A despeito da crise mundial que vivemos, de ordem sanitária e ambiental, esse auditório tem sido palco de muitas glórias vivenciadas por servidores e alunos do Instituto Federal de Alagoas”, ressaltou o diretor do Campus, Damião Augusto.
Ao seu lado, na mesa da solenidade, a Pró-reitora de Extensão, Elizabete Duarte, ressaltou a honra de representar o reitor Carlos Guedes na última solenidade de colação de grau do ano do Ifal.
“Eu sei que a cada nome chamado na solenidade está o nome do pai, de um tio, de um avô, de cada um que contribuiu para que vocês pudessem chegar até esse momento. Eu nem sei como conseguimos chegar a este momento, ou melhor, sei como os estudantes conseguiram: foi por meio da perseverança, da capacidade de se reinventar que o povo alagoano tem, diante das dificuldades. Nesse período de pandemia, nós potenciamos muitas dessas dificuldades já enfrentadas por uma realidade difícil, mas nós a contornamos. Quero parabenizá-los por conseguirem chegar até aqui e por aqueles que pretendem continuar a vida acadêmica ou a formação profissional adiante”, pontuou a pró-reitora.
Também estiveram presentes à solenidade a representante do Departamento de Ensino Técnico, Daniele Barbosa e das coordenações dos cursos de Letras, Gestão em Turismo, Hotelaria, Sistemas de Informação e Design de Interiores.