Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Colação de grau do Campus Maceió reúne alunos de sete cursos

Colação de grau do Campus Maceió reúne alunos de sete cursos

Solenidade é a oitava realizada pela unidade em 2021

por Jhonathan Pino publicado: 29/12/2021 16h13, última modificação: 29/12/2021 17h36

Catorze alunos do Campus Maceió participaram da última colação de grau do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) de 2021, nesta quarta-feira (29). Eles eram oriundos dos cursos tecnológicos em Alimentos, Design de Interiores, Gestão em Turismo, Hotelaria, das licenciaturas em Ciências Biológicas e Letras-Português, além do bacharelado em Sistema de Informações e vão iniciar o ano com diploma na mão.Marcella Farias, Thaisa Alyvia e Alicia Gabriella criaram uma empresa de ficção, que se transformou em um produto, apresentado em um congresso internacional.JPG

Era o caso de Thaisa Alyvia, Marcella Farias e Alicia Gabriella, que entraram juntas no curso de Design de Interiores, no segundo semestre de 2017, e aproveitaram a amizade formada ao longo dos últimos quatro anos para fazerem o trabalho de conclusão do curso, em trio.

Eu e a Thaise já havíamos feito uma pesquisa de inovação, como nós três também já havíamos realizado um estágio no Ifal”, pontuou Marcella, cuja colação foi uma ocasião para que toda a sua família se reunisse.

No auditório Oscar Sátyro, estavam o arquiteto Marcelo Farias, a esteticista Sueli Peixoto, além da irmã caçula, Emmilly Farias, que queriam ver sua primogênita iniciar um novo ciclo.

Marcelo Farias, Sueli Peixoto e Emmily Farias foram ver Marcella terminar um ciclo.JPGO meu desejo de Marcella estar no Ifal vem de longa data. Quando ela tinha nove anos, eu já planejava que ela adentrasse no Ifal, porque eu já tinha conhecimento da estrutura; já conhecia, de certa forma, alguns professores do Ifal e a própria carreira, a nível federal. Tínhamos conhecimento de sua qualidade. Há três anos tivemos essa oportunidade com o Enem [Exame Nacional do Ensino Médio], para que ela exercesse uma atividade que eu realmente desejava para ela”, confessa Marcelo.

Retorno presencial das atividades

Egressa do curso técnico subsequente em Química, Thaisa comenta que passar por um segundo curso no Ifal, em período de pandemia, não foi uma tarefa fácil. Colação contou com 14 formandos de 7 cursos do Campus Maceió.JPG

Foi um momento de adaptação e de desafio trabalhar em casa. Aqui no Ifal, a gente tinha um horário. Em casa, se não nos policiássemos, não conseguiríamos conciliar tudo. Mas foi muito bom como pudemos trabalhar juntas e isso se transformou na melhor tarefa do curso”, pontuou.

Thaisa, Marcella e Alicia pertenceram a primeira turma do Campus Maceió a retornar as aulas presenciais em 2021, após o período de distanciamento social enfrentado pelos estudantes de todo o Ifal, em virtude da pandemia da Covid-19. No entanto, a colação das três foi a terceira presencial realizada na unidade este ano. O diretor do Campus, Damião Augusto ressaltou os desafios de admnistrar uma unidade com 27 cursos em período de pandemia.JPG

Estamos na 8ª formatura do ano, cinco delas virtuais. A despeito da crise mundial que vivemos, de ordem sanitária e ambiental, esse auditório tem sido palco de muitas glórias vivenciadas por servidores e alunos do Instituto Federal de Alagoas”, ressaltou o diretor do Campus, Damião Augusto.

Ao seu lado, na mesa da solenidade, a Pró-reitora de Extensão, Elizabete Duarte, ressaltou a honra de representar o reitor Carlos Guedes na última solenidade de colação de grau do ano do Ifal.

Pró-reitora de Extensão lembrou que história de perseverançasua orientanda de Ciências Biológicas, Kezia Damares, era simbólica para o caminho percorrido pelos demais formand.JPGEu sei que a cada nome chamado na solenidade está o nome do pai, de um tio, de um avô, de cada um que contribuiu para que vocês pudessem chegar até esse momento. Eu nem sei como conseguimos chegar a este momento, ou melhor, sei como os estudantes conseguiram: foi por meio da perseverança, da capacidade de se reinventar que o povo alagoano tem, diante das dificuldades. Nesse período de pandemia, nós potenciamos muitas dessas dificuldades já enfrentadas por uma realidade difícil, mas nós a contornamos. Quero parabenizá-los por conseguirem chegar até aqui e por aqueles que pretendem continuar a vida acadêmica ou a formação profissional adiante”, pontuou a pró-reitora.

Também estiveram presentes à solenidade a representante do Departamento de Ensino Técnico, Daniele Barbosa e das coordenações dos cursos de Letras, Gestão em Turismo, Hotelaria, Sistemas de Informação e Design de Interiores.