Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Clube de leitura “Um teto todo nosso” promove discussões a partir da leitura de escritoras

PROJETO DE ENSINO

Participação é aberta a estudantes, servidores e comunidade externa ao Ifal
publicado: 04/08/2023 12h50, última modificação: 04/08/2023 12h50

Por Isabelle Guedes, estagiária de Jornalismo*

Buscando estimular a leitura de textos de autoria feminina, o projeto de ensino "Um teto todo nosso iniciou" um novo clube de leitura do Campus Maceió, desta vez voltado aos trabalhos de escritoras mulheres. Mediado pelas docentes e coordenadoras, Elaine Rapôso, Mírian Maranhão e Rossana Gaia, a proposta é desenvolvida com o auxílio de duas alunas da unidade, Damyana Silva e Ariane Sapucaia, que realizaram o primeiro encontro do coletivo no último 25 de julho , com a discussão do livro "Quarto de Despejo: diário de uma favelada", da escritora Carolina Maria de Jesus.

A data escolhida para esse primeiro encontro é reconhecida internacionalmente como o Dia Internacional da Mulher Negra Latino-americana e Caribenha, e referenciada nacionalmente como o Dia Nacional de Tereza de Benguela. O dia 25 de julho foi especialmente escolhido para o lançamento do projeto, porque ele tem o objetivo de colocar em debate as questões de gênero, raça e classe em sua atuação.Um teto todo nosso _ Agosto _ A  cor púrpura.png

Segundo uma das coordenadoras do projeto, Elaine Rapôso, a proposta é nova no campus Maceió, mas não é nova no Ifal. Trata-se de uma continuidade do projeto ‘‘Leia Mulheres: Marechal Deodoro’’, coordenado por ela entre 2017 e 2022, na unidade Ifal de Marechal.

‘’Ele [Um Teto Todo Nosso] é fruto de um projeto mais antigo que eu realizei no Campus Marechal Deodoro, por cinco anos. Com minha vinda para o campus Maceió, de certa forma, eu trouxe o projeto para cá’’, contou.

Para a docente, os impactos positivos vão desde a construção da voz dos participantes, até a construção de repertorio cultural para os estudantes que estão se preparando para o Enem.

‘’Em um ano de grupo, o participante do clube tem contato com 12 livros. Além deste dado numérico, o clube de leitura pode ser um espaço de construção para a própria voz. No contato com os textos, quem participa também fala sobre si, sua experiência de vida, o que percebe no mundo. A participação das estudantes também funciona como elemento de construção de repertorio cultural, como a redação do Enem’’, compartilha.[REVISADO] CARD-POST INSTA - UM TETO TODO NOSSO.png

Dentro das práticas que serão inseridas no projeto, a professora também ressaltou que os alunos que fazem parte do clube de leitura participarão de uma atividade exclusiva, de produção de redações. Além de trabalhar as questões práticas de como construir um texto dissertativo-argumentativo, eles irão usar os livros lidos para a construção textual.

Participação e agenda

Podem participar do clube de leitura, estudantes de todos os campi, servidores, terceirizados e toda a comunidade externa ao Ifal. Os encontros acontecem em toda última quinta-feira do mês.

Em agosto, mês da visibilidade lésbica e de combate à violência contra as mulheres, o clube discutirá o livro "A Cor Púrpura", da escritora Alice Walker. O encontro acontecerá no dia 31 de agosto, às 15h30, na biblioteca do campus Maceió.

Mais informações através do Instagram do projeto, @umtetotodonosso_leituras.

*Sob a supervisão de Jhonathan Pino, jornalista.