Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ciência e Tecnologias Sociais são destaques do IFAL na VII Bienal do Livro de Alagoas

publicado: 23/11/2015 12h52, última modificação: 27/11/2015 12h19

O Instituto Federal de Alagoas – Ifal participa da VII Bienal Internacional do Livro de Alagoas com um estande montado no Centro Cultural e de Exposições, no bairro do Jaraguá, em Maceió,  até o dia 29 de novembro. No stand são oferecidas aos visitantes informações sobre as modalidades de ensino ofertadas pela instituição e há mostra de projetos de pesquisa e extensão, iniciação científica, inovação tecnológica e apresentações artísticas. O espaço também é destinado ao lançamento de obras escritas por docentes, técnicos e pesquisadores do Instituto.  Além do stand, a instituição oferece palestras e apresentações culturais durante o evento.

Pesquisadores do Campus Maceió expõem suas produções na Bienal. Estudantes do curso de Química levam ao stand do Instituto pesquisas na área de Biocombustíveis. Com as temáticas  “Produção de Biodiesel etílico e metílico a partir de óleos e gorduras” pesquisadores  da Química, orientados pela professora Vânia Tenório, defendem a utilização de combustíveis sustentáveis e econômicos como alternativa aos combustíveis fósseis. O trabalho foi apresentado na última quarta-feira (25) e será exposto novamente no dia 29/11 a partir das 14 horas.

O stand do Ifal também recebeu durante a Bienal a exposição do Aplicativo ABC Autismo, desenvolvido por pesquisadores do curso de Informática do Campus Maceió, sob coordenação da professora Mônica Ximenes. O aplicativo é uma ferramenta desenvolvida para facilitar o processo de alfabetização de crianças e adolescentes com autismo e conquistou o primeiro lugar na categoria produto no concurso Apps.edu, durante o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE).

Também na área de inovações tecnológicas com objetivos sociais, o Instituto levou para o evento o aplicativo DOE +, também desenvolvido por pesquisadores da área de Informática no Campus Maceió, sob coordenação do professor Marcílio Ferreira. Na quarta-feira (25), o stand do Ifal recebeu o aplicativo que visa auxiliar o aumento de estoque de sangue no Hemocentro de Alagoas (Hemoal). “A ideia do aplicativo é aproximar os doadores e sistematizar o encontro deles em torno de campanhas de doação de sangue no estado, aumentando os estoques”, diz o professor.

No dia 29 de novembro, será a vez do curso de Geografia apresentar suas temáticas. Com o projeto de Extensão “Produção de material didático-pedagógico para o ensino contextualizado da disciplina de Geografia”, orientado pelo professor Jackson Pinto, pesquisadores levam à Bienal uma demonstração de jogos educativos, maquetes, brinquedos pedagógicos, mapas conceituais e recursos audiovisuais que podem facilitar o aprendizado de Geografia educação Ambiental no ensino médio.

Encerrando a programação da Bienal no stand do Instituto, a estudante Aline Nascimento, aluna do projeto de extensão em Música, faz apresentação de violino neste sábado e domingo a partir das 15 horas.