Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Ciclo Formativo debate Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

Ciclo Formativo debate Iniciação à Docência e Residência Pedagógica

por Gabriela Rodrigues publicado: 11/11/2020 13h34, última modificação: 11/11/2020 13h53

O  Ciclo Formativo dos programas de Iniciação à Docência (Pibid) e de Residência Pedagógica (PRP), do Instituto Federal de Alagoas (Ifal), foi aberto na última segunda-feira (11), com palestra sobre os avanços necessários aos programas Pibid e PRP, e segue com programação nos dias 12, 17, 19, 24 e 16 com transmissão ao vivo pelo canal do Ifal no Youtube.

Confira a programação completa aqui

Sem título2.jpg

O ciclo formativo foi aberto com a presença de gestores do dois programas, que destacaram a importância da formação docente, da residência pedagógica e da continuidade e "reinvenção" das atividades de maneira remota em tempos de pandemia. Na palestra de abertura, o professor Helder Eterno da Silveira, da Universidade Federal de Uberlândia, destacou aspectos históricos do processo educacional brasileiro, com foco na formação de professores baseada numa abordagem pedagógica. "Formar professores sem uma séria abordagem pedagógica, oferecendo apenas conteúdo referente às aulas que vão ministrar, não é formar professores. O corpo pedagógico, com base no diálogo, é essencial. Sem este diálogo é impossível pensar a formação docente", destacou o palestrante.

Confira a abertura do ciclo formativo aqui

pibid 1.jpgComo avanços necessários aos programas Pibid e PRP o professor apontou a necessidade do acompanhamentos de egressos (as), por meio de fóruns e debates permanentes; a promoção de avaliações a auto-avaliações permanentes envolvendo os participantes dos programas (alunos em formação e mentores); diálogo constante com a formação pedagógica, e o estabelecimento de redes de relações fortes que se contraponham qualquer mecanismo que possa enfraquecer e prejudicar o sistema educacional do Brasil. "A educação é o que sustenta o desenvolvimento social do Brasil, e o que sustenta a educação são os professores, profissão está que precisa ser reconhecida, fortalecida e valorizada. De nada vale a tecnologia nem a sala de aula se não houver o professor que, além  de seu conhecimento,  tenha competências sociais e emocionais para lidar com os novos desafios deste tempo em que vivemos", reforçou Hélder Eterno.

O evento

03e30278-4c33-433c-a2bc-b4887d4d9319.jpeg

Cerca de cerca de 280 participantes dos programas, selecionados pelos editais de 2020, irão passar por uma formação inicial. O ciclo visa estabelecer as bases dos programas para os professores e alunos recém-selecionados, além de colocá-los em interação. Os dois programas são propostos pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e reúnem estudantes e docentes das licenciaturas do Ifal, além dos docentes das redes estadual e municipal de educação.