Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Celebração dos dez anos da Rede Federal e integração entre os campi marcam abertura do III Conac

publicado: 25/09/2018 13h22, última modificação: 25/09/2018 17h33
Exibir carrossel de imagens Apresentação da Camerata do ArtIfal abriu a solenidade. (Foto: Gabriela Rodrigues).

O clima de comemoração dos dez anos da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica e dos 109 anos do Instituto Federal de Alagoas - Ifal Campus Maceió tomou conta, na manhã desta terça-feira (25), da abertura do III Congresso Acadêmico do Ifal - Conac. O campus Maceió foi tomado pelo clima de celebração e de interação entre técnicos, docentes e estudantes dos diversos campi do Ifal que nesta manhã prestigiaram a abertura do Congresso no Campus da capital.

O Conac foi aberto com apresentação da Camerata Jovem e do Coretfal, ambos do Projeto ArtIfal do Campus Maceió, que, além de clássicos da música popular e erudita, executaram o hino nacional brasileiro. A abertura prosseguiu com os pronunciamentos da frente de honra da solenidade e com a conferência  de abertura “O Ifal no Contexto dos 10 anos da Rede Federal”, com o professor Gentil Luiz da Silva Segundo, do Campus Murici, que fez um balanço de experiências exitosas nas áreas de ensino, pesquisa e extensão do Instituto.

A cerimônia de abertura teve tradução simultânea em libras pelos intérpretes Max Fontes e Bárbara Lustosa, do Núcleo de Atendimento a Pessoas com Necessidades Específicas - Napne, do Ifal Maceió, e o hino nacional interpretado em libras pela professora Ana Cláudia, da Ufal.

Evento de integração e celebração

A diretora do Ifal Maceió e anfitriã do Conac, Jeane Melo Agostinho, avalia que a terceira edição do evento chega ao campus fortalecido, consolidado, e como uma grande confraternização para a comunidade acadêmica. "Esta é uma grande oportunidade de apresentarmos às comunidades interna e externa o que temos de melhor, o que de fato é o Instituto Federal de Alagoas. Neste momento em que comemoramos os dez anos da Rede Federal e os 109 do Campus Maceió nada mais oportuno do que este evento para divulgar o quanto de ciência, tecnologia, cultura e inovação é produzido em nossa instituição. O Ifal está consolidado, se desenvolvendo e não há quem pare o crescimento  dessa instituição que tem feito história em Alagoas  e no Brasil", avalia a gestora no campus. "Sejam muito bem vindos. O campus Maceió, durante este Congresso, é a casa dos 16 campi e das cinco pró-reitorias que compõem o Instituto", enfatiza Jeane.

O reitor Sérgio Teixeira Costa destacou na solenidade a importância do Conac como evento integrador, para divulgação científica do que "de melhor se produz em educação profissional e tecnológica  e em Alagoas". "São 109 anos do Campus Maceió, dez anos da Rede Federal, e dentro deste tempo são anos de uma história que transformou e tem transformado muitas vidas. O Ifal é uma instituição pioneira em ações integradoras. O Coretfal, por exemplo, que é uma ação extensionista dentro do ArtIfal, já era, há anos, um projeto pioneiro para levar a arte para a comunidade, isso quando ninguém ainda nem falava em extensão. As maestrinas Maria Augusta e Fátima Menezes, ao criar e conduzir um coral com pessoas de dentro e fora da instituição, foram pioneiras em um projeto de extensão que hoje se expandiu e tem reconhecimento internacional", avalia o reitor, destacando o papel do Ifal em ações que tem se destacado no âmbito internacional.

A cerimônia de abertura foi encerrada com a apresentação de dança do grupo artístico "Cruzeiro do Norte", do programa ArtIfal do Campus Maragogi, e foi seguida de uma comemoração de aniversário do campus Maceió, no hall do auditório, e com ato simbólico do plantio de mudas de árvores no canteiro principal do Campus, representando os 16 campi do Ifal, a Reitoria e a Diretoria de Educação à distância do Instituto.