Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Party: Ifal sobe ao podium na maior imersão tecnológica do mundo

Campus Party: Ifal sobe ao podium na maior imersão tecnológica do mundo

publicado: 19/04/2018 10h39, última modificação: 19/04/2018 11h20
Exibir carrossel de imagens Alunos e estudantes do Ifal Maceió foram destaque na Campus Party, a maior imersão na área de Tecnologia e Informática. (Fotos: Divulgação)

Alunos e professores do Instituto Federal de Alagoas (Ifal) Campus Maceió realizaram um feito inédito: conquistaram a segunda e a terceira colocação no podium da maior experiência tecnológica do mundo, que une jovens de vários países em torno de um festival de Inovação, Criatividade, Ciências, Empreendedorismo e Universo Digital: A Campus Party, na edição brasileira que ocorreu na cidade de Natal-RN. O evento ocorre periodicamente em várias partes do mundo e é considerado no meio acadêmico como a maior imersão tecnológica na área. (Conheça mais sobre a Campus Party aqui.)

Alunos e professores subiram ao palco principal do evento

Os alunos do Ifal Maceió, estudantes do curso técnico de Informática e do bacharelado em Sistemas de Informação, conquistaram as duas colocações na maratona hacker “Hackaton”, que acontece no evento, e é uma competição científica e tecnológica de soluções digitais desenvolvidas por estudantes e professores, pesquisadores, programadores e desenvolvedores na área de sistemas e inovação. A maratona de programação, denominado DATA4GOOD, propôs como desafio a criação de ferramentas, análises e modelagens, baseadas em dados públicos, que ajudem a sociedade na visualização de oportunidades e ameaças na saúde pública brasileira. As soluções desenvolvidas poderiam reunir conhecimentos e utilizar dados nas áreas de programação e Desenvolvimento de Software, Ciências Exatas, Análise e Ciência de dados, Engenharias, Design gráfico/Digital, Comunicação, Administração ou Gestão de Projetos.

Soluções inovadoras foram desenvolvidas durante o evento.

A solução que colocou o Ifal no segundo lugar do pódium da Campus Party foi o Software “Data Saúde”, um sistemas que integra inteligência artificial e um banco de dados, com o objetivo de monitorar a quantidade de internações de pacientes em hospitais do Estado, em virtude de doenças virais, e a partir disso, desenvolver estatísticas e estimativas para possíveis casos futuros. Com a previsão feita de possíveis internações a partir dos dados coletados, é possível desenvolver um plano de alertas para preparar a estrutura de saúde pública estadual, em casos fortuitos ou de epidemias, como dengue.

No terceiro lugar da maratona ficou a solução inovadora que envolve um estudo comparativo entre locais com alta incidência de casos de dengue e os Índice de Desenvolvimento Humano – IDH, nesses locais. A solução digital traz uma relação entre a qualidade de vida da população de determinados lugares e incidência de casos, que pode ser baixa ou chegar a índices de epidemia. A proposta do estudo temático é apresentar dados ao poder público para viabilizar soluções direcionadas de promoção à saúde, além de campanhas de combate e prevenção.

De acordo com os professores de Informática do Ifal Maceió, Eduardo Moraes e Bruno Bessa, que ministraram palestras durante a Campus Party, as soluções apresentadas podem ser acatadas por órgãos governamentais e implementadas em âmbito estadual. O objetivo das inovações é utilizar a tecnologia a favor da saúde pública, promovendo decisões mais assertivas e a melhor gestão de recursos públicos. O professor Flávio Medeiros, que também participou do evento, reforça que a Campus Party é uma ótima oportunidade para discutir e pensar o uso da tecnologia aliado à qualidade de vida das pessoas.

Palestras, debates e competição de ideais marcaram a imersão tecnológica.

A imersão tecnológica também envolveu os alunos do Ifal em workshops, desafios e competição de modelos de negócios e inovação, competição Blockchain & IoT, Desafios do Desenvolvimento de Jogos e Batalha de Pitch. A premiação na Hackaton coloca o Ifal como o único Instituto de educação a obter duas premiações em uma mesma maratona de programação que reúne estudantes e propostas nacionais e internacionais.