Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió realiza Dia de Combate ao Bullying

Campus Maceió realiza Dia de Combate ao Bullying

publicado: 03/04/2017 12h46, última modificação: 10/04/2017 13h17

O Ifal Campus Maceió promoveu o Dia de Combate ao Bullying na Escola, com palestra de conscientização para os alunos do Campus Maceió, exibição de vídeo educativo e dinâmica com os estudantes. A programação aconteceu no dia 7 de abril, envolvendo alunos do ensino médio do Campus, no miniauditório de Edificações.

O evento foi uma ação integrada entre a Diretoria de Apoio Acadêmico do Campus, o Departamento de Assistência Estudantil  e o Setor de Psicologia, com o apoio do Ifal Campus Marechal Deodoro. A palestra "Minha Escola Sem Bullying" foi ministrada  pela assistente social Evelyn Correia Cavalcante, do Campus Marechal Deodoro, que tratou a prática de Bullying na escola como objeto de estudo em sua dissertação de mestrado. A palestra também teve momentos de dinâmica com os estudantes.

A palestrante destacou o conceito de Bullying e alertou os alunos sobre os tipos de Bullying e suas manifestações: físico, verbal, moral, psicológico, sexual, material e virtual (cyberbullying, muito comum em redes sociais e aplicativos de mensagens instantâneas).  Evelyn Correia alertou os alunos para a conscientização contra a prática do bullying, que pode gerar consequências psicológicas graves de duradouras na vida das vítimas. "A gente precisa refletir, respeitar as diferenças, se avaliar, parar para repensar nossos comportamentos. E repassar esses valores para os colegas, pois ninguém deve praticar nem se omitir diante de uma prática tão nociva como esta", destacou a assistente social.

O evento foi concluído com uma dinâmica na qual os estudantes enchiam balões à medida em que se lembrassem de frases, termos ofensivos ou situações constrangedoras que viveram ou presenciaram.

O BULLYING

Bullying  é uma expressão norte-americana utilizada para descrever atos de violência física ou psicológica intencionais e repetidos, praticados por um indivíduo ou um grupo sobre outra pessoa, causando abalo e angústia e, muitas vezes, sequelas psicológicas na pessoa atingida.

O termo com esta definição surgiu nos Estados Unidos no ano de 1999 (época do fatídico massacre escolar de Columbine, nos EUA), pelo pesquisador sueco Dan Olweus, a partir do gerúndio do verbo inglês to bully (que significa "tiranizar, oprimir, ameaçar ou amedrontar") para definir os "valentões" que, nas escolas, procuram intimidar os colegas, tratando-os de forma agressiva como "inferiores" por alguma condição que os diferencie dos demais.

No Ifal Campus Maceió, o debate sobre a prática do Bullying foi intensificado a partir da prática de trotes de alunos veteranos sobre os alunos novatos, prática esta que muitas vezes envolvia atos de violência e agressão moral sobre os calouros. A Direção do Campus Maceió reforça a proibição à prática de trotes ou de qualquer outra forma de bullying contra alunos novatos, informando que o descumprimento desta proibição (Prevista na Portaria nº 24/DGCM, de 12 de fevereiro de 2016) implicará em penalidades previstas nas Normas Didáticas do Instituto Federal de Alagoas. Além disso, a Direção do Campus alerta que tomará enérgicas medidas internas/acadêmicas, conforme previsão regimental, podendo levar o caso de descumprimento ao conhecimento da Promotoria Pública de Justiça e de autoridade policial.