Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió leva ideia inovadora a aceleradora de negócios em São Paulo

Campus Maceió leva ideia inovadora a aceleradora de negócios em São Paulo

publicado: 07/06/2017 14h32, última modificação: 08/06/2017 09h07
Exibir carrossel de imagens Equipe experimenta geração de energia a partir de fontes ecológicas.

Equipe experimenta geração de energia a partir de fontes ecológicas.

Um gerador de energias renováveis que utiliza de forma híbrida a energia do vento, do gás natural e da luz solar: esta foi a criação de estudantes do 4º ano de Eletrotécnica do Campus Maceió que com  módulo híbrido Hibridger ganharam o primeiro lugar na modalidade tradicional na competição de ideias inovadoras do Ifal AvantIF. O grupo será representado por dois membros da equipe que apresentarão um pitch na feira de ideias e empreendimentos da aceleradora de negócios Ignitions, em uma imersão de 27/06 a 03/07 na cidade de São Paulo. Durante o evento, os estudantes vão defender sua ideia como uma alternativa rentável e ecológica para geração de energia, buscando atrair investimentos para que o projeto se consolide e o gerador passe a ser comercializado.

Estudantes de eletrotécnica trabalham na montagem do módulo que capta, converte e gera energia.

O módulo híbrido por microgeração de energia, inventado pelo grupo do Ifal Maceió composto por Mateus de Holanda, Jennifer de Santana, Elizabete Pimentel, Alexandra Pitombeira e pelo professor Marcelo de Assis, do curso de Eletrotécnica, com o apoio do professor Alberto Jorge, do curso de Eletrônica, se assemelha a um gerador e, por meio das três referidas modalidades de captação de energia, vai carregar baterias estacionárias, ligadas em paralelo, que por meio de um processo químico serão capazes de gerar 3.200 W de energia, montante capaz de suprir o funcionamento de todos os equipamentos eletrônicos de uma casa com 4 pessoas, a partir de um fornecimento inicial de 12 volts. A energia fornecida às baterias é captada por meio de placas fotovoltaicas (para captação de energia solar), um aerogerador plano e um cilindro de gás, todos associados.

Colocação de placa fotovoltaica para captação de energia solar no Hibridger

A grande inovação da “engenhoca” é garantir o fornecimento de energia de forma sustentável e ininterrupta, visto que condições naturais e climáticas podem interferir numa ou em outra forma de geração, mas não nas três ao mesmo tempo.  A variação nas quantidades de energias fornecidas e o monitoramento do mecanismo são feitos por um aplicativo que permitirá ao usuário controlar a rede de energia e dosar o uso de cada fonte utilizada. As informações são transmitidas ao aplicativo por meio de um módulo de controle que transfere dados em tempo real, permitindo o monitoramento do mecanismo.

O monitoramento do módulo híbrido é feito por um aplicativo instalado em computadores ou smartphones.

O Hibrigder fez brilhar os olhos dos mentores que durante o pitch apresentado pelos alunos durante a fase de defesa de negócios do AvantIF, no município de Santana do Ipanema. Com a aprovação da ideia e a indicação para a aceleradora Ignitions, a equipe busca garantir investimentos para aplicar a ideia com êxito, inicialmente, no Condomínio Ecovila, de bairro de Riacho Doce, em Maceió, que vai beneficiar 21 famílias com casas ecológicas. O primeiro módulo já está em funcionamento em uma casa modelo, a primeira no modelo sustentável, com instalação elétrica já adaptada ao Hibridger e em funcionamento, a ideia é expandir a utilização do módulo híbrido para as outras casas da Ecovila e expandir a experiência como iniciativa exitosa para empreendedores que pretendem investir em soluções energéticas para pousadas, hotéis, residências e condomínios, e que procuram visão empresarial aliada à consciência ecológica.

Equipe experimenta geração de energia a partir de fontes ecológicas.

Ações integradas

O professor de eletrotécnica Marcelo de Assis, orientador da ideia Hibridger, destaca que a inovação foi envolvida no Labtec@, um espaço de pesquisas e experiências no bloco de Eletrônica/Eletrotécnica do Campus Maceió. “O Labtec@ é um espaço de aprendizagem aberta, seguindo o modelo internacional de open lab, no qual se desenvolvem projetos que integram pesquisa, ensino, extensão e inovação, entre estudantes de várias instituições e no qual se desenvolvem as ações do Grupo de Pesquisa em Redes Inteligentes, o GPRI”, explica o docente e pesquisador.

Professor de Eletrotécnica e pesquisador, Marcelo de Assis  orienta a equipe e entende o Hibridger como uma iniciativa que integra ensino, pesquisa, extensão e empreendedorismo,

O GPRI é um grupo oficial de pesquisas, reconhecido pelo CNPQ, que desenvolve iniciativas e soluções práticas e multidisciplinares como o Hibridger. “Partem deste grupo e da aprendizagem aberta no Labitec@ iniciativas como o Hibridger, que reúne conceitos aprendidos no ensino, a pesquisa na área de energias renováveis e mecanismos híbridos, a extensão (com a aplicação na casa sustentável da Ecovila em Riacho Doce) e agora, o empreendedorismo, visto que essa é uma solução que pode gerar vários desdobramentos ao chegar a uma aceleradora de negócios”, avalia o professor Marcelo.

“Vaquinha”

Os estudantes desenvolvedores do Hibridger lançaram uma cota (vaquinha) para que todos os integrantes da equipe possam comparecer a imersão da aceleradora de ideias Ignitions em São Paulo, e não apenas dois representantes, como ficou previsto na premiação do AvantIF. Para participar, basta acessar o site https://www.vakinha.com.br/vaquinha/hibridger-vai-pra-sp e cooperar com qualquer valor para a vaquinha do grupo, até o dia 25/06.