Você está aqui: Página Inicial > Campus > Maceió > Notícias > Campus Maceió celebra aniversário de 112 anos

Campus Maceió celebra aniversário de 112 anos

por Gabriela Rodrigues publicado: 23/09/2021 17h14, última modificação: 23/09/2021 18h03

Celebração foi aberta com uma salva de tiros."Um povo que tem memória reconstrói a sua história": foi com este lema que nesta quinta-feira, 23/09, o Ifal Campus Maceió comemorou seu aniversário de 112 anos com uma solenidade que reuniu gestores do Instituto, docentes, técnicos, alunos e servidores aposentados homenageados na ocasião. O diretor do campus, professor Damião Augusto, destacou a celebração como uma oportunidade de resistência, por conta das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, de agradecimento, orgulho, satisfação mas também de homenagem a servidores que fizeram a história do campus Maceió. Na solenidade, o diretor também fez uma referência a alunos e servidores do Instituto vitimados pela pandemia de covid-19.

A pró-reitora Cledilma Costa destacou a importância histórica do Ifal e a resiliência em tempos de crise.Em seu pronunciamento na cerimônia de aniversário do Ifal Maceió, a Pró-reitora de Ensino Cledilma Costa, representando o reitor do Ifal, destacou que "mais do que celebrar o aniversário do Campus, a comemoração de 112 anos marca a importância  e a resistência de uma Instituição que carrega o peso de ser centenária na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade social". "É momento de relembrar a nossa história, agradecer a cada um que ajudou a construí-la, ter orgulho da resistência que temos e do quanto nos reinventamos em períodos de dificuldades, como estas que temos atravessado. E diante de tudo isso continuar pensando o nosso presente e planejar o nosso futuro enquanto instituição consolidada e responsável pela formação de qualidade de profissionais e cidadãos em tantos anos de história", afirmou.

A solenidade foi aberta no pátio do campus por uma salva de tiros e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e do Ifal. O evento seguiu com apresentação cultural do Grupo de Teatro e Leitura Mandacaru, que produziu um vídeo curta-metragem com manifesto cultural baseado no poema "Dois de Fevereiro", de Emanoel Fay, em homenagem aos 112 anos do Instituto, com participação do ator alagoano Chico de Assis e exibido na ocasião. Na sequência, o grupo apresentou o recital com poemas de Carlos Drummond de Andrade, dirigido por Tom Torres.Grupo Mandacaru apresentou espetáculo com poemas de Carlos Drummond de Andrade.

Assista aqui ao vídeo produzido pelo Grupo Mandacaru em homenagem ao aniversário do Ifal

O aniversário do campus também foi marcado pela entrega de certificações a alunos premiados nos Jogos Estudantis dos Institutos Federais (e-JIFs), que aconteceram de forma virtual, e dos diplomas de Honra ao Mérito em homenagem a servidores aposentados da Instituição entre 2019 e 2021. O diretor Damião Augusto destacou a homenagem como uma forma simples do Instituto demonstrar sua gratidão por servidores que, ao longo de sua atuação, construíram episódios importantes da história do campus.

Servidores aposentados foram homenageados com diplomas de Honra ao Mérito.

O professor Eduardo Bastos, a maestrina Fátima Menezes e o artista visual José Paulo inauguraram o monumento Guerreiro das Alagoas.A cerimônia foi finalizada com a inauguração do monumento de homenagem ao Guerreiro das Alagoas, construído pelo artista visual José Paulo dos Santos com fragmentos de sucata reaproveitados e transformados em arte. A obra foi doada pelo artista ao Ifal, a partir de uma observação do professor de Design Eduardo Bastos, que ao conhecer José Paulo ficou admirado com as percepção do artista em aproveitar materiais para a escultura.

Servidores celebraram os 112 anos do Instituto.O aniversário do campus foi celebrado em clima de confraternização, com coquetel comemorativo, sendo respeitadas as regras de distanciamento social e os protocolos de higiene e segurança necessários para prevenir a covid-19.

História

A história do Campus Maceió teve início em 23 de setembro de 1909, com a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices, através do Decreto Nº 7.566, assinado pelo Presidente da República Nilo Peçanha. Assim, começava a Rede Federal de Ensino Profissionalizante no Brasil, em diferentes unidades federativas, inclusive Alagoas, onde a inauguração da escola ocorreu em janeiro de 1910, em um prédio da Rua Boa Vista, no Centro de Maceió. No ano de 1937, instalada, então, no prédio onde hoje funciona o Espaço Cultural da UFAL, a Escola de Aprendizes e Artífices passou a ser chamada de Liceu de Artes e Ofícios.

Na sequência, transformou-se na Escola Industrial de Maceió e, depois, na Escola Industrial Deodoro da Fonseca. A transformação em Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL) aconteceu em 1968, já na sua sede definitiva: esquina da Rua Mizael Domingues com a Rua Barão de Atalaia, Centro. A partir do dia 22 de março de 1999 foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL), substituindo a ETFAL, e passando a ofertar alguns Cursos Superiores Tecnológicos. Finalmente, através da Lei nº 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), entre eles o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), cuja Reitoria está instalada em Maceió, na Rua Odilon Vasconcelos, 103 (esquina com a Av. Júlio Marques Luz),  Jatiúca. O prédio da rua Barão de Atalaia passou a ser denominado: Campus Maceió, o maior e mais tradicional campus do Instituto em Alagoas.

Confira AQUI registros históricos do Ifal Maceió