Notícias
Campus Maceió celebra aniversário de 112 anos
"Um povo que tem memória reconstrói a sua história": foi com este lema que nesta quinta-feira, 23/09, o Ifal Campus Maceió comemorou seu aniversário de 112 anos com uma solenidade que reuniu gestores do Instituto, docentes, técnicos, alunos e servidores aposentados homenageados na ocasião. O diretor do campus, professor Damião Augusto, destacou a celebração como uma oportunidade de resistência, por conta das dificuldades impostas pela pandemia de covid-19, de agradecimento, orgulho, satisfação mas também de homenagem a servidores que fizeram a história do campus Maceió. Na solenidade, o diretor também fez uma referência a alunos e servidores do Instituto vitimados pela pandemia de covid-19.
Em seu pronunciamento na cerimônia de aniversário do Ifal Maceió, a Pró-reitora de Ensino Cledilma Costa, representando o reitor do Ifal, destacou que "mais do que celebrar o aniversário do Campus, a comemoração de 112 anos marca a importância e a resistência de uma Instituição que carrega o peso de ser centenária na oferta de educação pública, gratuita e de qualidade social". "É momento de relembrar a nossa história, agradecer a cada um que ajudou a construí-la, ter orgulho da resistência que temos e do quanto nos reinventamos em períodos de dificuldades, como estas que temos atravessado. E diante de tudo isso continuar pensando o nosso presente e planejar o nosso futuro enquanto instituição consolidada e responsável pela formação de qualidade de profissionais e cidadãos em tantos anos de história", afirmou.
A solenidade foi aberta no pátio do campus por uma salva de tiros e o hasteamento das bandeiras do Brasil, de Alagoas e do Ifal. O evento seguiu com apresentação cultural do Grupo de Teatro e Leitura Mandacaru, que produziu um vídeo curta-metragem com manifesto cultural baseado no poema "Dois de Fevereiro", de Emanoel Fay, em homenagem aos 112 anos do Instituto, com participação do ator alagoano Chico de Assis e exibido na ocasião. Na sequência, o grupo apresentou o recital com poemas de Carlos Drummond de Andrade, dirigido por Tom Torres.
Assista aqui ao vídeo produzido pelo Grupo Mandacaru em homenagem ao aniversário do Ifal
O aniversário do campus também foi marcado pela entrega de certificações a alunos premiados nos Jogos Estudantis dos Institutos Federais (e-JIFs), que aconteceram de forma virtual, e dos diplomas de Honra ao Mérito em homenagem a servidores aposentados da Instituição entre 2019 e 2021. O diretor Damião Augusto destacou a homenagem como uma forma simples do Instituto demonstrar sua gratidão por servidores que, ao longo de sua atuação, construíram episódios importantes da história do campus.
A cerimônia foi finalizada com a inauguração do monumento de homenagem ao Guerreiro das Alagoas, construído pelo artista visual José Paulo dos Santos com fragmentos de sucata reaproveitados e transformados em arte. A obra foi doada pelo artista ao Ifal, a partir de uma observação do professor de Design Eduardo Bastos, que ao conhecer José Paulo ficou admirado com as percepção do artista em aproveitar materiais para a escultura.
O aniversário do campus foi celebrado em clima de confraternização, com coquetel comemorativo, sendo respeitadas as regras de distanciamento social e os protocolos de higiene e segurança necessários para prevenir a covid-19.
História
A história do Campus Maceió teve início em 23 de setembro de 1909, com a criação de dezenove Escolas de Aprendizes e Artífices, através do Decreto Nº 7.566, assinado pelo Presidente da República Nilo Peçanha. Assim, começava a Rede Federal de Ensino Profissionalizante no Brasil, em diferentes unidades federativas, inclusive Alagoas, onde a inauguração da escola ocorreu em janeiro de 1910, em um prédio da Rua Boa Vista, no Centro de Maceió. No ano de 1937, instalada, então, no prédio onde hoje funciona o Espaço Cultural da UFAL, a Escola de Aprendizes e Artífices passou a ser chamada de Liceu de Artes e Ofícios.
Na sequência, transformou-se na Escola Industrial de Maceió e, depois, na Escola Industrial Deodoro da Fonseca. A transformação em Escola Técnica Federal de Alagoas (ETFAL) aconteceu em 1968, já na sua sede definitiva: esquina da Rua Mizael Domingues com a Rua Barão de Atalaia, Centro. A partir do dia 22 de março de 1999 foi implantado o Centro Federal de Educação Tecnológica de Alagoas (CEFET-AL), substituindo a ETFAL, e passando a ofertar alguns Cursos Superiores Tecnológicos. Finalmente, através da Lei nº 11.892/08, de 29 de dezembro de 2008, sancionada pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, foram criados 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia (IF), entre eles o Instituto Federal de Alagoas (IFAL), cuja Reitoria está instalada em Maceió, na Rua Odilon Vasconcelos, 103 (esquina com a Av. Júlio Marques Luz), Jatiúca. O prédio da rua Barão de Atalaia passou a ser denominado: Campus Maceió, o maior e mais tradicional campus do Instituto em Alagoas.